Publicidade
Foto: Roosevelt Assun‡Æo veio do motocross e venceu

Foto: Roosevelt Assun‡Æo veio do motocross e venceu

Itatinga (SP) – A s‚tima e £ltima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e da Ta‡a Brasil de Rally de Regularidade, o Rally dos Amigos, disputado neste final de semana em Itatinga, interior de SÆo Paulo. Na categoria motos, com um total de 144 inscritos, o piloto Roosevelt Assun‡Æo, que corre no Brasileiro de motocross, venceu a prova. Foi a primeira participa‡Æo dele em uma competi‡Æo do gˆnero, muito diferente do que ele est  acostumado.

Roosevelt nÆo s¢ venceu como terminou os 153 quil“metros cronometrados em estradas de areia em uma fazenda com quase cinco minutos de vantagem para o segundo colocado, Juca Bala, que j  conquistou o Rally dos Sertäes e correu o Paris-Dakar. Outro piloto de motocross que surpreendeu foi Lucas Moraes, que nas parciais da corrida aparecia em segundo e depois em terceiro colocado na geral. O Rally dos Amigos ‚ a prova com maior grid no pa¡s, mais at‚ que o pr¢prio Rally dos Sertäes – foram 240 ve¡culos entre carros, motos, caminhäes, quadriciclos e regularidade no interior paulista.

“Foi bem interessante correr numa prova de rali. Gostei e no ano que vem pretendo fazˆ-la novamente. Mas s¢ depois de terminar a temporada 2006 do Brasileiro de Motocross”, afirmou o vice-campeÆo brasileiro na categoria MX1, a principal da modalidade. Quando questionado sobre o tempo em rela‡Æo ao segundo colocado, Roosevelt nÆo sabia bem qual coment rio fazer. “Isso ‚ muito? NÆo tenho no‡Æo. No motocross ‚ diferente”, contou o estreante, acostumado a correr em pistas fechadas em disputas de 30 minutos de dura‡Æo mais duas voltas em circuitos que podem ter 2.400 metros, em m‚dia. Jean Azevedo, que j  havia conquistado o t¡tulo da temporada por antecipa‡Æo, nÆo terminou a prova com problemas mecƒnicos na moto. Ele embarca para o Paris-Dakar dia 25 de dezembro.

Publicidade

Quatro rodas – Nos carros, Guilherme Spinelli e o navegador Marcelo V¡volo terminaram em quinto na classifica‡Æo geral e garantiram o tricampeonato do Brasileiro de Rally Cross Country com uma Mitsubishi L200 Evolution. “Esse ano foi de altos e baixos, diferente dos anteriores. Em 2003 e 2004 eu venci o Rally dos Sertäes e cheguei na £ltima etapa em situa‡äes mais confort veis. Esse ano foi diferente, quando fui bem nas duas £ltimas etapas deste ano – o Amigos e o Baja Caf‚”, contou Spinelli.

Nos quadriciclos, Robert Naji Najas faturou mais uma corrida e fechou o ano com chave de ouro. Ele venceu o Rally dos Sertäes, a maior prova off road das Am‚ricas e terceira maior do mundo em n£mero de participantes, e tamb‚m j  havia garantido o t¡tulo brasileiro por antecipa‡Æo. “2005 nÆo foi um ano nota dez, mas sim um milhÆo”, brincou o piloto no p¢dio quando recebia a premia‡Æo.

Nos caminhäes, Andr‚ Azevedo e Maykel Justo ganharam a prova. A dupla se prepara para o Rally Paris-Dakar, a partir do dia 1 de janeiro, com largada em Lisboa e final na capital do Senegal. SerÆo 9043 quil“metros por v rios pa¡ses da Europa e do deserto africano.

Regularidade – Na categoria que nÆo p ra de crescer no pa¡s, a Regularidade, Rafael dal Bello e Enedir Silva ganharam na Graduados com 148 pontos perdidos. Na Turismo deu a dupla Publio Rodrigues e Silvia Botacini (879 pontos perdidos). Na Ta‡a Brasil de Regularidade, competi‡Æo que englobou cinco grandes provas – Sertäes, Amigos, Rota Sul, Rally Mercosul e Rally do Agreste -, os campeäes foram Luiz Ortega e Luiz Durval Paiva (piloto e navegador na Graduados, respectivamente) e rico Lemos e Cl udio Samel, piloto e navegador na Turismo.

Publicidade

Inova‡Æo – Depois de criar a Categoria Imprensa no Sertäes e distribuir press kit de patrocinadores em pen drives para os jornalistas, a Dunas Race, empresa organizadora do Amigos, inovou mais uma vez. Em parceria com a dinamarquesa Respons Fabrikken, Stream Works e VIPCOMM, o Rally dos Amigos teve not¡cias divulgadas atrav‚s do celular, m¡dia que nÆo p ra de crescer no mundo.

Informa‡äes foram divulgadas para pilotos, patrocinadores, jornalistas e pessoas cadastradas no banco de dados da Dunas Race, num total de 1.000 n£meros de telefones celulares. O efeito foi imediato e o ¡ndice de resposta impressionante, j  que as pessoas acessam as informa‡äes no exato momento em que elas chegam aos aparelhos – o que nÆo acontece quando se envia um e-mail. Tamb‚m foi produzido um site wap onde o usu rio de celular podia acessar fotos, v¡deos, informa‡äes sobre o Rally dos Amigos e at‚ o mapa de como chegar ao local da prova. A mesma tecnologia ser  aperfei‡oada e usada durante o Sertäes 2006.

O Rally dos Amigos ‚ organizado em promovido pela Dunas Race e tem patroc¡nio da Goodyear e apoio da Yamaha e Nova Schin.