Publicidade
Foto: Dimas Mattos ‚ um dos candidatos ao t¡tulo no Sertäes

Foto: Dimas Mattos ‚ um dos candidatos ao t¡tulo no Sertäes

SÆo Paulo – A 13¦ edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes tem tudo para ser um marco. A prova vai largar com n£mero recorde de ve¡culos, 228, quatro a mais do que os 224 de 2003.Em 2004, foram 212 ve¡culos. Essa cifra tamb‚m mant‚m o Sertäes como a maior competi‡Æo off-road das Am‚ricas e a terceira maior do mundo em n£mero de participantes, atr s apenas do legend rio Rally Paris-Dakar e do Rally da Tun¡sia. A programa‡Æo do Sertäes 2005 come‡a nesta quinta-feira (28) em Goiƒnia (GO) com as verifica‡äes dos ve¡culos. A largada promocional acontece no s bado, dia 30, em frente ao shopping Flamboyant, com show do Jota Quest. No dia seguinte os pilotos partem para 4.692 quil“metros de aventura pelos estados de Goi s, Mato Grosso, Tocantins, Par  e Distrito Federal. O evento terminar  em 9 de agosto tamb‚m na capital de Goi s.

A categoria carros foi a que mais cresceu e ter  113 ve¡culos de competi‡Æo (82 na Cross Country e 31 na Regularidade), 17 a mais do que no ano passado. A prova tamb‚m contar  com 16 caminhäes, cinco a mais que em 2004. E a categoria motos, cuja disputa do Sertäes valer  como quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, ter  66 competidores.

O duelo por pontos no Mundial atraiu estrelas do off-road internacional. SerÆo oito estrangeiros. O espanhol Marc Coma, vice-campeÆo da £ltima edi‡Æo do Paris-Dakar e atualmente em segundo no Mundial, pode assumir a lideran‡a da competi‡Æo. Com 47 pontos, ele est  a apenas trˆs do francˆs Cyril Despres, que nÆo poder  vir. O chileno Carlo de Gavardo, que correr  seu quinto Rally dos Sertäes, pode ser bicampeÆo do mundo aqui caso chegue entre os seis primeiros em sua categoria (motos at‚ 450cc). Ele traz consigo uma “armada chilena”. SÆo quatro pilotos novatos que Gavardo faz questÆo que se iniciem nas competi‡äes off-road internacionais no Sertäes, segundo ele, “um dos desafios mais incr¡veis de sua vida”. Nos quadriciclos, o francˆs Jean-Philippe Caillet, l¡der do Mundial, e o portuguˆs Ricardo Leal dos Santos, serÆo as atra‡äes.

Publicidade

“Bater o recorde de participantes e fazer parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country mostram o amadurecimento do Rally dos Sertäes.  um presente para comemorar os 10 anos da Dunas Race. Teremos a oportunidade de mostrar ao mundo que organizamos uma grande competi‡Æo de rali no Brasil”, afirmou Simone Palladino, diretora executiva da Dunas, empresa fundada por ela e pelo empres rio Marcos Erm¡rio de Moraes e que organiza o Sertäes.

A Expedition, categoria de turismo de aventura que alia … pr tica de esportes junto … natureza, ‚ outro destaque do Sertäes 2005. Este ano, a categoria ter  33 carros, 12 a mais do que no ano passado