Publicidade

Contagem regressiva para a 22ª edição do Rally dos Sertões. Nesta sexta-feira (dia 22), a movimentação já foi intensa no autódromo internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), de onde os competidores de carros, motos, quadriciclos, UTVs e caminhões partirão rumo a Belo Horizonte (MG) no próximo domingo (24). São 201 competidores no total (lista extraoficial), percorrendo mais de 2,6 mil km, sendo 1572 de especiais (trechos cronometrados). Além do Brasil, mais nove países terão representantes na competição: África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Nas categorias motos e quads, o Sertões também será válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

A coletiva oficial reuniu algumas das principais feras nacionais e internacionais. Entre os competidores das motos o piloto piloto Jean Azevedo(pentacampeão nas motos), o português Paulo Gonçalves (atual campeão mundial de Rally Cross Country da FIM nas motos e campeão do Sertões em 2013), o espanhol Marc Coma (campeão do Sertões em 2010 e líder do mundial 2014) e o pentacampeão José Hélio, que fará sua estreia nos UTVs, falaram sobre suas expectativas para a 22ª edição.

Neste sábado (23), a disputa começa com o Prólogo, que definirá a ordem de largada para a 1ª etapa entre Goiânia e Caldas Novas no domingo (24). Serão 10 km em linha reta, com piso predominante de cascalho, em estradas de fazenda com muitas lombas, bem sinuosas, com poucas pedras e uma travessia de riacho. Ainda no sábado, às 19h30, haverá a largada promocional no autódromo de Goiânia, a partir das 19h30, com entrada gratuita para que o público possa ver de perto as principais feras do esporte e suas supermáquinas.

Publicidade
Neste sábado acontece o Prólogo, que definirá as posições de largada no domingo

Neste sábado acontece o Prólogo, que definirá as posições de largada no domingo

Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três serão sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições. A chegada em Belo Horizonte acontecerá no dia 30 na Praça Geralda Damata Pimentel, em frente à Lagoa da Pampulha, a partir das 10 horas, com entrada gratuita.

Ao todo, a 22ª edição da prova terá sete dias de duração, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Serão 2.609 quilômetros de trajeto, sendo 1.573 de trechos cronometrados, até a chegada em Belo Horizonte, no dia 30.

Jean Azevedo – “O dia foi bem intenso. Teve vistoria, coletiva de imprensa, briefing, além de ações com patrocinadores. Esse é o clima que antecede o Sertões. A ansiedade é grande. O bom desses dias antes da largada é que dá para contar com a presença da família”, destaca o brasileiro com mais participações na competição, 19 vezes.

Publicidade

Paulo Gonçalves – “O Rally dos Sertões é uma prova que me atrai porque é muito bonita. Este ano será mais curta que o ano passado e, por isso, temos que ter atenção. A equipe está fazendo um bom trabalho e a moto está super competitiva. Agora é lutar pela vitória”, diz o português.

O primeiro desafio será no domingo (24) e terá 216,21 quilômetros de trajeto, sendo 155,65 de especiais, com largada prevista para as 9h. Os veículos saem de Goiânia rumo a Caldas Novas.

Saiba tudo sobre o Rally dos Sertões 2014: clique aqui

Confira como foi a edição de 2013 do Rally dos Sertões: clique aqui

Publicidade