Publicidade

Sertoes2014_logo

O Rally dos Sertões 2015 vai se encaminhando para o término com Jean Azevedo podendo fazer história na 23ª edição da prova. Na penúltima etapa da prova, que ocorreu nesta sexta-feira (7), entre Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR), o experiente piloto da Equipe Honda Mobil terminou em segundo lugar, atrás apenas do francês e companheiro de equipe Adrien Metge, e deu um passo importante rumo ao hexacampeonato das motos.

Jean Azevedo ampliou para quase dez minutos a vantagem sobre o vice-líder na geral e principal concorrente Ramon Sacilotti, que não conseguiu diminuir a distância para o conterrâneo no trajeto de hoje, de 316,12 km, sendo 199,32 de trechos cronometrados, e terminou em terceiro. “Hoje foi o dia de navegação mais complicado do rali, andamos o dia todo em um canavial. Toda hora um entra e sai. Como ontem abri uma boa vantagem para o segundo colocado, hoje o meu objetivo era navegar bem, não errar nada, sem ter penalização, para manter o resultado no acumulado e para levar amanhã até a parte final”, relata Jean, que também lidera na categoria Super Production.

Com a segunda colocação na 6ª etapa, Jean está a um passa do conquistar o hexacampeonato no Rally do Sertóes - foto: Marcelo Maragni

Com a segunda colocação na 6ª etapa, Jean está a um passo do conquistar o hexacampeonato no Rally do Sertóes – foto: Marcelo Maragni

Publicidade

Ramon Sacilotti lamentou não ter conseguido diminuir a distância. “Foi um pouco abaixo da minha expectativa, bati numa erosão e quebrou o suporte do meu tanque traseiro. Preferi me cuidar para terminar bem. A diferença (para o Jean) não foi tão grande, mas complicou a disputa pelo título”, diz o piloto da Sacilotti Rally.

Já a vitória de Adrien Metge na especial de hoje foi importante para o francês abrir vantagem na corrida pelo troféu da Production Aberta. Terceiro colocado no geral, ele é o primeiro na categoria, quatro minutos a frente de Guilherme Cascaes, seu principal rival. “Andei em um ritmo bom, não errei nada e estou feliz. Agora é manter esse ritmo para tentar melhorar minha posição na geral”, diz o francês.

Adrien Metge foi o grande vencedor da 6ª etapa do Sertões 2015 - foto: Marcelo Maragni/Foto Arena

Adrien Metge foi o vencedor da 6ª etapa do Sertões 2015 – foto: Marcelo Maragni/Foto Arena

O Top 5 do trecho cronometrado teve ainda Guilherme Cascaes, da Yamaha Geração Rally Team, em quarto, e Tiago Fantozzi, da X Rally Team, em quinto.

Publicidade

Como foi a 6ª etapa – 07/08:
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Descrição da 6ª etapa: Após uma travessia de balsa, o rali entrou pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começou em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominaram nessa etapa. A prova seguiu por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho voltou a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguiram por longas retas até o final da especial.

Sexta etapa do Sertões levou o rally ao Paraná pela primeira vez - foto: Du Sachs

Sexta etapa do Sertões levou o rally ao Paraná pela primeira vez – foto: Du Sachs

Resultado da sexta etapa:
1º – Adrien Metge #9 2h01min05s
2º – Jean Azevedo #1 +38s
3º – Ramon Sacilotti #2 +3min21s
4º – Guilherme Cascaes #7 +4min45s
5º – Tiago Fantozzi #21 +6min27s

Publicidade

A sétima e última etapa do Rally dos Sertões 2015 será realizada neste sábado (8), entre as cidades paranaenses de Umuarama e Foz do Iguaçu, em um trajeto de 346,15 km, sendo 120,54 km de trechos cronometrados. A inédita chegada será no mirante do vertedouro da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil.

Acumulado das motos após seis etapas:
1º Jean Azevedo #1 14h37min10s
2º Ramon Sacilotti #2 +9min47s
3º Adrien Metge #9 +17min33s
4º Tiago Fantozzi #21 +30min17s
5º Guilherme Cascaes #7 +36min09s

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

Veja como será a última etapa do Rally dos Sertões 2015:

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Descrição da 7ª e última etapa: Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

Na sequência da programação, às 20 horas, haverá a cerimônia de premiação e festa de encerramento no Ono Music Hall – Av. Rosa Cirilo de Castro, 85 em Foz do Iguaçu (PR).

RallySertoes_roteiro_09_04

Confira o resumo das etapas anteriores:
– 1/8 –
Prólogo
– 2/8 – Primeira etapa

– 3/8 – Segunda etapa
– 4/8 – Terceira etapa
– 5/8 – Quarta etapa
– 5/8 – Quinta etapa

Separador_motos