Publicidade

Banner_sertões

Uma das categorias que mais promete emoção no Rally dos Sertões 2015, os UTVs começaram com um forte duelo neste domingo (2), logo na primeira etapa da competição, que saiu de Goiânia (GO) rumo a Rio Verde (GO) em 361,14 quilômetros de percurso, sendo 205,74 km de trechos cronometrados.

O veículo de Bruno Sperancini, campeão da prova em 2012, e de Lourival Roldan derrotou o Can-Am dos atuais vencedores da competição Vinicius Mota e Rafael Schimuk por uma diferença mínima de 42 segundos. A dupla mais rápida do dia registrou o tempo total de 2h26min17s.

 Bruno Sperancini e Lourival Roldan, dupla da Prominas Racing nas UTV’s do Rally dos Sertões 2015 -   foto: Andre Chaco/Foto Arena

Bruno Sperancini e Lourival Roldan, dupla da Prominas Racing nas UTV’s do Rally dos Sertões 2015 –
foto: Andre Chaco/Foto Arena

Publicidade

Para chegar à vitória, Sperancini teve que superar os inúmeros obstáculos que apareceram pelo caminho, como as lombas, deixando a especial ainda mais emocionante. “Hoje nós passamos por mais ou menos 600 lombas. É sempre assim, o primeiro dia do Sertões é uma fase de adaptação para os pilotos. Estou até preocupado com o que vem por aí, porque foi um dia duro”, destaca o piloto.

Com 15 participações no Rally dos Sertões, o navegador Lourival Roldan revela que a experiência de prova foi fundamental para seu veículo alcançar o resultado. “Sem dúvida fez diferença. No início as lombas eram muito altas, havia um risco de um tombo, capotamento. Então Bruno e eu decidimos reduzir o ritmo. Fizemos uma prova limpa, sem problemas, sem correr riscos ou abusar. Queríamos chegar entre os cinco primeiros, então foi um resultado muito bom”, complementa.

A terceira posição no trecho cronometrado ficou com Lucas Barroso e Lauro Sobreira, da equipe Terrabella/Can-Am Racing, 2min27s atrás dos líderes. Já Rodrigo Varela e João Arena, da equipe Divino Fogão Rally Team, terminaram em quarto, 3min53s de distância dos vencedores da especial, seguido de Carlos Collet, bicampeão da prova (2006, nos quadris, e em 2013, no UTV), e de Marco Gouvea , da Bike Box, 4min55s de diferença para Sperancini e Roldan.

E nem só alegria foi a primeira etapa para os competidores da categoria. A suspensão traseira quebrada do UTV de Carlos Ambrósio e Cadu Piacentini Sachs no km 64 obrigou a dupla a solicitar ajuda da equipe de apoio. Mesma situação passou o pentacampeão José Hélio e seu navegador Edmilson Camargo Jr, que tiveram o câmbio quebrado de seu veículo no km 189.

Publicidade

Já no Buriti Shopping Rio Verde, local que serve como parque de apoio para a etapa, os participantes descansaram esta noite para amanhã disputarem a segunda etapa. Eles vão para Itumbiara (GO), em um trecho de 334,97 quilômetros, sendo 156,73 km de especial.

2ª etapa – 03/08
Percurso: Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km

A prova entra em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso conta com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova fica bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltam para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, haverá descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continua sendo de cascalho,piçarra e poucas pedras.

Resultado da primeira etapa – UTVs
1º Bruno Sperancini/Lourival Roldan #210 Can-Am/Prominas Racing 2h26min17s
2º Vinicius Mota/Rafael Schimuk #201 Can-Am Taguatur Racing UTV +42s
3º Lucas Barroso/Lauro Sobreira #212 Can-Am Terrabella/Can-Am Racing +2min27s
4º Rodrigo Varela/João Arena #207 Can-Am/Divino Fogão Rally Team +3min53s
5º Carlo Collet/Marco Gouvea #208 Bike Box +4min55s

Publicidade

Veja como foi o primeiro dia do Rally dos Sertões 2015 nas motos:  clique aqui

Separador_motos