Publicidade

Banner_sertões

Com um início de prova bastante forte, a Equipe Honda Mobil assegurou nesta segunda-feira (3) a vitória na segunda etapa da categoria motos do Rally dos Sertões 2015, que foi disputada entre as cidades goianas de Rio Verde e Itumbiara, em 329,97 quilômetros de percurso, sendo 151,73 de trechos cronometrados. A dobradinha do esquadrão vermelho veio com pentacampeão da prova Jean Azevedo, primeiro colocado com o tempo total de 1h19min54s, e com o francês Adrien Metge, segundo na especial.

Com o resultado, Jean aumenta a vantagem na liderança da categoria com o tempo acumulado de 3h33min46s. Já o europeu ganhou uma posição e assumiu a vice-liderança, 1min06s atrás do ponteiro. “Hoje foi bem rápido o dia todo, no meio das plantações. Foi bom também porque consegui poupar o motor para o restante da competição. A moto está inteira e temos mais cinco etapas pela frente”, resume Jean.

Jean Azevedo vence novamente e garante xx de vantagem para o segundo colocado, Adrien Metge - foto: Victor Eleuterio/Foto Arena

Jean Azevedo vence novamente e garante xx de vantagem para o segundo colocado, Adrien Metge – foto: Victor Eleuterio/Foto Arena

“Eu gostei do começo, depois ficou a especial ficou bem rápida. Foi um dia bom, mas acabei cometendo um erro para um piloto novato. A cada dia estou aprendendo coisas novas. Quero continuar assim e melhor a cada especial”, coloca Adrien Metge, que foi penalizado em dois minutos pela organização por passar acima do limite de velocidade em uma zona de radar.

Publicidade
Adrien Metge chega em segundo e assume a vice-liderança da competição - foto; Victor Eleutério/Foto Arena

Adrien Metge chega em segundo e assume a vice-liderança da competição – foto: Victor Eleutério/Foto Arena

Aniversariante do dia, o mineiro Dário Júlio, também da Equipe Honda Mobil, poderá celebrar os 38 anos de idade com o quarto lugar nesta segunda-feira, 3min08s atrás de seu parceiro de equipe. Ele está em sétimo na classificação geral. “O dia de hoje foi legal, bem parecido com o de ontem. A característica não mudou tanto, apesar de a especial ter sido um pouco mais rápida, com muita lomba. Peguei um pouco de poeira do Tunico, que estava na minha frente. Aí, deixei-o andar, para dar um espaço”, conta o mineiro, que logo cedo recebeu os cumprimentos de toda a equipe. “É a segunda vez que meu aniversário coincide com o Rally dos Sertões. Sempre estou competindo nesta data. Então, estou acostumado. Hoje, antes da largada, teve parabéns, foi bem legal”, complementa.

Tunico Maciel manteve o desempenho do dia anterior com o sétimo lugar na geral. O mineiro de Lavras ocupa a sexta posição no acumulado. “Foi um dia mais longo, cometi um erro de mavegação no começo e depois, no km 106, levei um tombo. Deu para ir até o final. Vou descansar porque amanhã tem mais. Espero que seja um dia muito melhor para mim”, diz.

Logo_Sertoes_200x150Resumo da 2ª etapa – 3/8
Percurso: Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km

Publicidade

A prova entrou em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso contou com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova ficu bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltaram para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, houve descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continuou sendo de cascalho, piçarra e poucas pedras.

Resultado da segunda etapa – 2/8 – motos
1º – Jean Azevedo #1 Honda/Honda Mobil 1h19min54s
2º – Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil +1min06s
3º – Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally +1min56s
4º – Dário Júlio #015 Honda/Honda Mobil +3min08s
5º – Tiago Fantozzi #21 KTM/X Rally Team +3min10s

Nesta terça-feira (4), os competidores partem para São Simão (GO), na última etapa desta edição em todo território goiano. Serão 503,37 quilômetros de trajeto total, sendo 295,05 de trechos cronometrados (especiais).

Como será a 3ª etapa – 04/08
Percurso: Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km

Publicidade

Descrição: Esta etapa começa subindo uma serra muito estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas e lombadas de todos os tamanhos. A prova fica travada e sinuosa com pequenos trechos de Trial e volta para uma área agrícola onde a velocidade aumenta relativamente. Serão contornadas grandes lavouras de cana-de-açúcar com um piso misto de piçarra e areia. A especial segue em estradas menores de cascalho até o final.

Acumulado da categoria motos após duas etapas
1º – Jean Azevedo #1 3h33min46s
2º – Adrien Metge #9  +5min11s
3º – Ramon Sacilotti #2 +6min36s
4º – Tiago Fantozzi #21 +8min54s
5º – Guilherme Cascaes #7 +9min02s
6º – Tunico Maciel #16 +11min27s
7º – Dário Júlio #015 +11min28s

Etapas restantes do Rally dos Sertões 2015:

3ª etapa – 04/08
Percurso: Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km

Esta etapa começa subindo uma serra muito estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas e lombadas de todos os tamanhos. A prova fica travada e sinuosa com pequenos trechos de Trial e volta para uma área agrícola onde a velocidade aumenta relativamente. Serão contornadas grandes lavouras de cana-de-açúcar com um piso misto de piçarra e areia. A especial segue em estradas menores de cascalho até o final.

4ª etapa – 05/08
Percurso: São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

5ª etapa – 06/08
Percurso: Maratona – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.

6ª etapa – 07/08
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Após uma travessia de balsa, o rali entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa. A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

RallySertoes_roteiro_09_04

Confira o resumo das etapas anteriores:
– 1/8 –
Prólogo
 2/8 – Primeira etapa

Separador_motos