Publicidade

Sertoes2014_logo

Depois de observar Ramon Sacilotti, seu principal concorrente na disputa pelo título das motos do Rally dos Sertões 2015 encostar na classificação geral, isso depois de dois dias difíceis na competição, Jean Azevedo voltou à rotina de vitórias no Rally dos Sertões 2015.

Com uma pilotagem sólida e imprimindo forte ritmo na primeira parte da maratona, na qual os competidores não podem ter auxílio dos mecânicos e equipes de apoio na manutenção das motos, o piloto da Equipe Honda Mobil ganhou a quinta etapa, disputada nesta quinta-feira (6), entre Três Lagoas (MS) e Euclides da Cunha Paulista (SP), e abriu vantagem na liderança do acumulado da categoria. O pentacampeão da prova terminou o dia com o tempo total de 3h06min07s, mais de cinco minutos a frente de seu principal concorrente Ramon Sacilotti, quinto colocado na especial.

Jean Azevedo é o segundo no prólogo, atrás do português Paulo Gonçalves

Jean Azevedo é o segundo no prólogo, atrás do português Paulo Gonçalves

Publicidade

Com esse resultado Jean ganha no acumulado da categoria. Ele havia enfrentado problemas nas últimas duas especiais e ainda tinha visto sua distância na liderança cair para apenas um minuto em relação ao rival. Com esta performance, a diferença para o vice-líder Sacilotti subiu para sete minutos. “Tive contratempos nos dois últimos dias das especiais. Então procurei ficar dentro da prova, da melhor forma possível, sem perder muito tempo. Hoje foi um dia normal, sem problemas. A moto está inteira. Amanhã é manter o ritmo”, afirma Jean, que também é o primeiro na Super Production.

Conservadorismo fez Sacilotti perder preciosos minutos nesta 5ª etapa - foto: Gustavo Epifânio/Foto Arena

Conservadorismo fez Sacilotti perder preciosos minutos nesta 5ª etapa – foto: Gustavo Epifânio/Foto Arena

Sacilotti, quinto colocado do dia, culpou o próprio conservadorismo pela colocação na etapa. “Resolvi poupar o equipamento, então acho que tirei muito a mão e fui muito devagar. Mesmo assim continuo na prova, a moto está 100%. Amanhã é outro dia importante, é a segunda perna da maratona. Vou voltar a acelerar no ritmo que estava andando antes”, relata o segundo colocado na geral, da equipe Sacilotti Rally.

A segunda posição no trecho cronometrado ficou com Tiago Fantozzi. Com o feito, o piloto da X Rally Team assumiu o quarto lugar no acumulado. Outro que voltou a ter bom ritmo de prova foi Adrien Metge. O francês da Equipe Honda Mobil terminou em terceiro e retornou à ponta na categoria Production Aberta. No geral, ele também é o terceiro, 18 minutos atrás do ponteiro. Gregório Caselani foi o quarto, seguido de Ramon Sacilotti em quinto.

Publicidade

Categorias Marathon, CRF 230F e Over 45

Quem venceu a etapa e lidera a categoria Marathon, para estreantes, é Tunico Maciel, da Equipe Honda Mobil. A segunda colocação na chegada em Euclides da Cunha Paulista ficou com Kassiano Burtett, da Brasil Moto Tour, mas a posição na geral é de Rafael Milan, da X Rally Team. Júlio Bissinho Zavatti, da Vendramini Rally, segue firme em primeiro lugar na CRF 230F. Por fim, na Over 45, Norton Lopes, da Brasil Moto Tour, terminou o dia na frente, seguido de Luis Arena, da Bike Box, mesmas posições que ocupam na classificação da categoria.

Como foi a 5ª etapa – 06/08:
Percurso: Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Descrição da 5ª etapa: Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continuou sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova ficou sinuosa e rápida e seguiu em um piso arenoso até o final da especial.

Publicidade

Resultado da quinta etapa:
1º – Jean Azevedo #1 3h06min07s
2º – Tiago Fantozzi #21 +2min11s
3º – Adrien Metge #9 +2min11s
4º – Gregório Caselani #6 +3min10s
5º – Ramon Sacilotti #2 +5min27s

Na reta final, o Rally dos Sertões entra nesta sexta-feira (7) no quarto e último estado da edição de 2015. Os competidores terminam a segunda parte da etapa maratona no Paraná. O percurso entre Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR) terá 316,12 km, sendo 199,32 de trechos cronometrados.

Acumulado das motos após cinco etapas:
1º – Jean Azevedo #1 12h35min26s
2º – Ramon Sacilotti #2 +7min04s
Logo_Sertoes_200x1503º – Adrien Metge #9 +18min12s
4º – Tiago Fantozzi #21 +24min28s
5º – Guilherme Cascaes #7 +27min03s

Etapas restantes do Rally dos Sertões 2015:

6ª etapa – 07/08
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Descrição da 6ª etapa: Após uma travessia de balsa, o rali entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa. A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Descrição da 7ª e última etapa: Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

RallySertoes_roteiro_09_04

Confira o resumo das etapas anteriores:
– 1/8 –
Prólogo
– 2/8 – Primeira etapa

– 3/8 – Segunda etapa
– 4/8 – Terceira etapa
– 5/8 – Quarta etapa

Separador_motos