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A estratégia realizada no Prólogo, na qual preferiu se poupar e largar no pelotão intermediário da especial de abertura surtiu efeito para o piloto Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil. O pentacampeão do Rally dos Sertões saiu na frente a corrida pelo título da categoria motos ao vencer neste domingo (2) a primeira etapa da prova, que contou com 361,14 quilômetros de percurso, sendo 205,74 km de trechos cronometrados, entre as cidades de Goiânia (GO) e Rio Verde (GO). Ele alcançou o primeiro lugar com o tempo total de 2h13min52s, pouco mais de dois minutos de vantagem para o vice-líder Gregório Caselani, da equipe Bike Box, seguido de Adrien Metge também da Equipe Honda Mobil.

“Foi um dia legal, com uma quilometragem boa, trechos travados no começo e depois mais rápidos. Havia muitas lombas, como a organização disse no briefing, e muita poeira. Como larguei mais para trás, peguei um pouco, mas consegui fazer uma boa etapa”, afirmou Jean Azevedo.

Jean Azevedo confirma o favoritismo e vence a primeira etapa - foto: Marcelo Machado

Jean Azevedo confirma o favoritismo e vence a primeira etapa – foto: Marcelo Machado

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Durante o trecho, os 38 competidores das motos passaram por estradas em fazendas com muitas lombas e mata-burros, com cascalho e piçarra como pisos predominantes. Segundo colocado na especial, Gregório Caselani comentou o trecho. “A etapa começou extremamente travada, mas depois do km 30 ela abriu, que foi quando eu me perdi rapidamente, em torno de 40 segundos”,  relata o piloto, que preferiu não se arriscar neste início de Sertões. “Depois de tantos conselhos, vim suave, administrando até o final. Optei por conservar a moto para os outros dias de competição”, complementa.

Gregório Caselani foi o segundo colocado na primeira etapa - foto: Marcelo Machado

Gregório Caselani foi o segundo colocado na primeira etapa – foto: Marcelo Machado

Quem surpreendeu com boa performance foi o estreante Adrien Metge. O francês da Equipe Honda Mobil assegurou o terceiro lugar, 4min05s atrás do ponteiro. “Eu gostei muito do começo da especial, estava confiante. Até o 150 km estava muito bem, mas tive um problema. Mesmo assim, foi um bom resultado para esta estreia”, contou o europeu.

Outro novato, o mineiro Tunico Maciel aprovou o oitavo lugar, mesmo após uma queda no início da prova. “Eu priorizei não cometer muitos erros, mas no começo tomei um tombo. Não foi nada demais e logo segui em frente. Fora isso, andei bem, fui consciente, tranquilo”, afirma.

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Dário Júlio, que teve a missão de abrir a especial, sofreu com problemas no GPS para imprimir um ritmo forte e ficou apenas na nona colocação. “Hoje não fui muito bem. Tive um problema com o GPS e com o hodômetro e perdi bastante tempo. Mas é só o começo de prova, agora é arrumar a planilha, ajustar e seguir em frente”, completa.

Nesta segunda-feira (3), os pilotos deixam Rio Verde (GO) rumo a Itumbiara (GO). Serão 334,97 quilômetros, sendo 156,73 de trechos cronometrados (especiais).

2ª etapa – 03/08
Percurso: Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km

Descrição: A prova entra em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso conta com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova fica bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltam para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, haverá descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continua sendo de cascalho, piçarra e poucas pedras.

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Resultado da primeira etapa
1º Jean Azevedo #1 2h13min52s
2º Gregório Caselani #6 +2min21s
3º Adrien Metge #9 +4min05s
4º Ramon Sacilotti #2 +4min39s
5º Ricardo Martins #3 +4min49s

Etapas restantes do Rally dos Sertões 2015:

2ª etapa – 03/08
Percurso: Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km

A prova entra em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso conta com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova fica bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltam para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, haverá descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continua sendo de cascalho, piçarra e poucas pedras.

3ª etapa – 04/08
Percurso: Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km

Esta etapa começa subindo uma serra muito estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas e lombadas de todos os tamanhos. A prova fica travada e sinuosa com pequenos trechos de Trial e volta para uma área agrícola onde a velocidade aumenta relativamente. Serão contornadas grandes lavouras de cana-de-açúcar com um piso misto de piçarra e areia. A especial segue em estradas menores de cascalho até o final.

4ª etapa – 05/08
Percurso: São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

5ª etapa – 06/08
Percurso: Maratona – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.

6ª etapa – 07/08
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Após uma travessia de balsa, o rali entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa. A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

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Confira como foi o prólogo dia 1º/8 (sábado):  clique aquiSeparador_motos