Publicidade

Banner_sertões

A Equipe Honda Mobil de Rali começou com a “mão direita” o Rally dos Sertões 2015. Três dos quatro pilotos que compõem o esquadrão vermelho oficial da montadora japonesa na categoria motos ocuparam as três primeiras posições no Prólogo, atividade que definiu neste sábado (01), no Autódromo de Goiânia, a ordem de largada da primeira etapa da competição. Com o tempo de 1min10s7, Dário Júlio foi o mais rápido do dia e agora terá a missão de abrir a especial deste domingo (2), que contará com 205,74 quilômetros, entre Goiânia (GO) e Rio Verde (GO).

Em formato 1×1, os competidores duelaram na corrida contra o relógio, em um percurso inédito, 100% no asfalto. O trajeto de 1.900 metros, no anel interno do circuito, foi a grande novidade deste início da 23ª edição da prova. Surpreso com o resultado, Dário Júlio comemorou o feito. “Foi muito inesperado. Nenhum de nós tem experiência de correr contra o relógio no modo de rali no asfalto. Hoje pela manhã, Tunico e eu fizemos um treinamento no estacionamento do autódromo, fazendo curvas, para tirar a cera do pneu. Dei sorte porque larguei junto com o Tunico, um empurrou o outro. Estou mais feliz ainda porque tivemos três pilotos da Equipe Honda podendo abrir o rali”, destaca o competidor de Lavras (MG).

Equipe Honda Mobil domina o prólogo do Rally dos Sertões 2015 - divulgação

Equipe Honda Mobil domina o prólogo do Rally dos Sertões 2015 – divulgação

Publicidade

Já o estreante Tunico Maciel, segundo colocado com o tempo de 1min11s6, revelou um frio na barriga com a atividade. “Foi um pouco tenso porque não estamos acostumados com o asfalto. Mas foi bem bacana, diferente, procurei não errar. Deu tudo certo. Valeu a experiência”, comenta o mineiro.

Outro novato no Rally dos Sertões 2015, o francês Adrien Metge ficou com o terceiro lugar. “Nunca havia corrido em um formato assim. Tive até certo receio, pois não estou acostumado. Mas procurei largar tranquilo. Consegui uma boa posição e sei que terei na minha frente Dário e Tunico”, diz o europeu da Honda.

Estratégia. Foi assim que o pentacampeão da prova Jean Azevedo, também da Equipe Honda Mobil de Rali, definiu a oitava colocação no Prólogo. Sem forçar, o paulista de São José dos Campos, que completa sua 21ª participação na mais importante competição off-road do país, saiu satisfeito com o resultado. “Esse ano a organização inovou, colocou o Prólogo no asfalto. Procurei não correr riscos, pois o asfalto com esses pneus de rali é bem perigoso. Meu objetivo era ficar entre os 10 primeiros para ter um intervalo de largada de dois em dois minutos. E consegui. Amanhã começa pra valer”, complementa.

Ainda hoje, às 17h15, os 185 competidores do Rally dos Sertões retornaram ao Autódromo de Goiânia para participar da largada promocional. Com entrada franca, o público pode conferir de perto todos os participantes (motos, quadris, carros e UTVs) que vão desbravar o percurso de 2.855,79 quilômetros de prova, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados, em quatro estados (GO, MS, SP e PR), e suas supermáquinas.

Publicidade

Cinco primeiros no Prólogo – motos:
1º #15 D. Julio 00:01:10.7
2º #16 T. Maciel 00:01:11.6
3º #9 A. Metge 00:01:11.7
4º #3 R. Martins00:01:12.0
5º #21 T. Fantozzi 00:01:12.7
6º #6 G. Azevedo 00:01:13.5
7º #5 G. Piva 00:01:14.7
8º #1 J. Azevedo 00:01:14.8
9º #7 G. Cascaes 00:01:15.4
10º #12 M. Pereira 00:01:15.5
11º #2 R. Sacilotti 00:01:15.8
12º #11 M. Finato 00:01:15.8
13º #19 N. Lopes 00:01:15.9
14º #22 D. Crema 00:01:15.9
15º #25 V. Benedictis 00:01:16.9

1ª etapa – 02/08
Percurso: Goiânia (GO) – Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50,84 km
Trecho cronometrado: 205,74 km
Deslocamento final: 104,56 km
Total do dia: 361,14 km

A especial começa em estradas de fazendas com muitas lombas e mata-burros. O trecho é bem sinuoso numa região montanhosa com travessias de pequenos riachos. O piso predominante é o cascalho e a piçarra. Será uma prova de média velocidade com poucas retas longas.

RallySertoes_roteiro_09_04

Publicidade

Separador_motos