Publicidade
Foto: A‡äes ambientais sÆo executadas pelo grupo Os Canastras, coordenado por Fl vio Piassi

Foto: A‡äes ambientais sÆo executadas pelo grupo Os Canastras, coordenado por Fl vio Piassi

Prˆmio Latino-Americano de Meio Ambiente ser  oferecido pela Federa‡Æo Internacional de Motociclismo no dia 22 de novembro, na Costa Rica

O pioneirismo e a eficiˆncia do Rally Internacional dos Sertäes nas a‡äes a favor do meio ambiente foram reconhecidos pela Federa‡Æo Internacional de Motociclismo (FIM). O maior rali das Am‚ricas, que ‚ etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quadriciclos, ir  receber no pr¢ximo dia 22 de novembro, na Costa Rica, o Prˆmio Latino-Americano de Meio Ambiente.

A not¡cia foi dada durante a assembl‚ia bienal da FIM, realizada neste mˆs de outubro em Genebra, na Su¡‡a. Simone Palladino, diretora-executiva da Dunas Race, empresa que organiza o Sertäes, esteve no evento e ministrou uma palestra sobre o assunto. Foi dela a id‚ia de implementar as a‡äes ambientais, h  sete anos, no rali que ‚ considerado um dos maiores do mundo.

Publicidade

Atualmente todas as provas que fazem parte do Mundial precisam seguir uma cartilha que dita as regras em respeito ao meio ambiente. “O prˆmio valoriza a preocupa‡Æo do Sertäes neste segmento, j  que nossas a‡äes vÆo muito al‚m do que ‚ exigido pelos padräes internacionais. E elas sÆo executadas por iniciativa pr¢pria, bem antes do cuidado com o meio ambiente ser obrigat¢rio no calend rio internacional da FIM”, ressaltou Simone.

As a‡äes sÆo executadas pelo grupo Os Canastras, respons vel por neutralizar o impacto ambiental por onde o Rally dos Sertäes passa. A equipe entrega a todos os participantes sacos pl sticos de cem litros, sacolinhas para os carros e cinzeiros, para que ningu‚m jogue pontas de cigarro no chÆo, al‚m de uma cartilha sobre a importƒncia das iniciativas.

SÆo indicados ainda onde estarÆ o os coletores de ¢leo, de pilhas e da  rea de concentra‡Æo do lixo. Depois da partida do £ltimo ve¡culo em cada etapa, Os Canastras seguem o percurso da prova, recolhendo qualquer tipo de detrito. Outro destaque ‚ a coleta de ¢leo derramado no solo, que exige uma s‚rie de procedimentos para que nada fique no meio ambiente.

Referˆncia – O Rally dos Sertäes ‚ referˆncia ainda na  rea social, j  que desde 2002 realiza trabalhos volunt rios para melhorar as condi‡äes em que vivem as popula‡äes das cidades que fazem parte do roteiro da prova.

Publicidade

O trabalho social ‚ realizado em trˆs fases, para que as melhorias criem ra¡zes e continuem beneficiando pessoas de todas as idades. Para isso, agentes locais sÆo treinados pelo Instituto Brasil Solid rio (IBS), que executa as a‡äes. Apenas em 2007, ap¢s duas fases, foram realizados 10.908 atendimentos m‚dicos – a £ltima visita est  marcada para novembro.

Os munic¡pios receberam tamb‚m mais de 50 mil livros e revistas, sendo que cerca de oito mil alunos das escolas atendidas receberam kits escolares com cadernos, livros, revistas e material para escova‡Æo dental. Os volunt rios auxiliaram os alunos a plantarem mudas de  rvores nativas da regiÆo e arborizarem, assim, os p tios e o entorno escolar.

Ainda na  rea de meio ambiente, foram criadas nove hortas, doadas ferramentas para sua manuten‡Æo e ministradas palestras sobre como usar o excesso da colheita para gera‡Æo de renda. Foram realizados workshops de reciclagem e oficinas de pintura do material produzido, entre outras a‡äes.