Publicidade
Foto: Cyril Despres disputa o Rally Internacional dos Sertões entre as motos

Foto: Cyril Despres disputa o Rally Internacional dos Sertões entre as motos

Francês venceu a etapa desta quarta-feira e está a apenas dois minutos do líder brasileiro entre as motos

Crateús (CE) – Cyril Despres (KTM) começou o dia a seis minutos do líder das motos, o brasileiro José Hélio (Honda). Depois da oitava etapa do Rally Internacional dos Sertões, realizada nesta quarta-feira entre Floriano (PI) e Crateús (CE), o francês levou a melhor e conseguiu diminuir a vantagem para apenas dois minutos. Os próximos dois dias, que fecham a 16a edição do maior rali das Américas, prometem ser eletrizantes. A caravana passa ainda por Mossoró, nesta quin ta-feira, antes da chegada em Natal, Rio Grande do Norte, marcada para sexta.

Entre os carros, a dobradinha da equipe Volkswagen foi interrompida pela primeira vez. O Nissan dos poloneses Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin ficou em segundo lugar na oitava etapa, entre os vencedores e líderes Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha); e Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul) – os dois últimos confirmaram a terceira colocação. “A felicidade se compara com uma vitória”, comemorou Krzysztof Holowczyc.

Publicidade

Nos quadris, o êxito de hoje foi de Cristiano Batista, seguido pelo líder Robert Nahas. Os caminhões ainda não concluíram a especial. Vale lembrar que todos os resultados são extra-oficiais.

A oitava etapa teve 279 quilômetros de es pecial (trecho cronometrado que vale para a classificação geral), exigindo bastante técnica e navegação. O início foi travado e José Hélio estava mais rápido que o rival.

“No km 160 da especial, houve um abastecimento e eu estava 1min27seg mais rápido que o Despres. Nos quilômetros restantes, passamos por uma longa reta e a potência da moto fez diferença”, analisou o brasileiro, que anda de 450cc. Despres compete com uma 700cc. “Fiquei chateado, pois toda a técnica e pilotagem que eu mostrei até aqui perderam para a potência do motor dele. Mas não vou desistir”, avisou José Hélio.

Nona etapa – A penúltima etapa do Rally Internacional dos Sertões vai de Crateús (CE) a Mossoró (RN) nesta quinta-feira. Serão percorridos 518 quilômetros, sendo 134 de deslocamento inicial, 166 de trecho cronometrado e mais 218 de deslocamento final . Nesta etapa, o ritmo do rali passa a “desacelerar”. O piso será escorregadio e de piçarras e haverá zonas de radar em função dos vilarejos.

Publicidade

O Rally Internacional dos Sertões “estréia” nesta temporada como etapa do Campeonato Mundial para carros – algo que já ocorre entre motos e quadriciclos desde 2005. Evento bateu recorde de estrangeiros com 36 competidores vindos de 13 países. A chegada da prova está marcada para o dia 27 de junho, em Natal (RN), após 4.734 quilômetros de disputas.

Confira abaixo a programação do Rally dos Sertões:
25/06 – 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)
26/06 – 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)
27/06 – 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 – Festa de premiação