Publicidade

O Rally dos Sertões inicia neste sábado, dia 23, em Goiânia (GO), sua 22ª edição. A disputa começa com o prólogo, que definirá a ordem de largada para a 1ª etapa no domingo (24). Serão sete etapas e mais de 2,6 mil quilômetros (1.572 km de especiais) rumo a Belo Horizonte (MG), palco da chegada no dia 30.

A lista de inscritos extraoficial já conta com 126 equipes e 198 competidores divididos nas categorias carros (86 competidores), motos (39), quadriciclos (17), UTVs (42) e caminhões (14), reunindo grandes feras do rali nacional e internacional. Além do Brasil, mais nove países terão representantes na competição: África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Nas categorias motos e quads, o Sertões também será válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

A movimentação em Goiânia começa nesta quarta-feira (20), com a abertura de box, no autódromo Ayrton Senna. Na quinta (21) e sexta (22), serão realizadas as vistorias técnicas. No sábado (23), a partir das 9 horas, os competidores saem do autódromo para a disputa do prólogo, que terá 10 km. Às 19h30, também no autódromo, acontecerá a largada promocional, para que o público veja de perto as principais estrelas do rali e suas supermáquinas. A entrada será gratuita.

Publicidade

Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três serão sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições.

A chegada em Belo Horizonte acontecerá no dia 30 na Praça Geralda Damata Pimentel, em frente à Lagoa da Pampulha, a partir das 10 horas, com entrada gratuita. Será montada uma arena para o público acompanhar a chegada dos competidores, além de contar com um agradável ambiente com música e espaço gastronômico. Também será montado um camarote para 300 convidados.

Confira como está a expectativa de alguns dos principais destaques da prova:

Jean Azevedo foi o brasileiro melhor colocado na edição de 2013

Jean Azevedo foi o brasileiro melhor colocado na edição de 2013

Publicidade

Jean Azevedo (Brasil) – pentacampeão do Rally dos Sertões (1995, 2000, 2002, 2004 e 2005) Equipe Honda Mobil de Rally (Honda CRF 450 X) – “A expectativa é boa. Me preparei muito bem nos últimos meses e vou em busca do hexa nas motos. Vai ser uma prova super disputada, com grandes pilotos e equipes. Vou fazer o meu melhor para buscar o título. O ano passado foi muito difícil, uma corrida de superação total. Tinha me preparado muito, mas faltando nove dias do rali, me machuquei e pensei que nem teria condições de competir. Fui para a competição sem saber se conseguiria completar e depois dos 10 dias chegar como o melhor brasileiro foi a recompensa por todo esforço”.

Este ano a prova terá três dias a menos de percurso e trechos cronometrados mais curtos. Com isso esperam-se resultados com menores diferenças de tempos entre os pilotos, tornando a disputa ainda mais acirrada. “O Rally dos Sertões 2014 será decidido nos detalhes”, afirma categoricamente o piloto. Outro importante diferencial, segundo Jean, será a variedade de terrenos. “Embora a prova comece em Goiânia, local conhecido por sediar diversas largadas, iremos em direção à capital de Minas Gerais, passando por trechos inéditos. Isso é o que faz o Rally dos Sertões um evento único e sempre emocionante”, ressalta.

Paulo Gonçalves (Portugal) – campeão do Rally dos Sertões 2013 e atual campeão Mundial de Rally Cross Country da FIM – Equipe Team Honda HRC (Honda CRF 450 Rally) – O Rally dos Sertões foi, pra mim e para toda a equipe, uma prova crucial para a conquista do título do ano passado e espero que este ano seja novamente positivo. Antes desta edição, já estive duas vezes no Sertões. Na primeira, eu não pude terminar, mas na segunda consegui a vitória e foi um passo importante na conquista do título mundial. Este ano, será igualmente importante e espero diminuir minha desvantagem no Mundial. É uma prova que eu gosto e este ano será um pouco menor do que na última edição, então temos de trabalhar bem. A equipe vem fazendo um grande trabalho e minha moto está muito competitiva, então vamos continuar brigando pela vitória”.

Ike Klaumann

Ike Klaumann

Publicidade

Ike e Guto Klaumann (Brasil) – Os irmãos catarinenses estão em contagem regressiva para a largada “O roteiro está mais curto que nos anos anteriores, que tiveram 10 dias de prova, por isso estamos prontos para imprimir forte ritmo desde o início”, comentou Ike Klaumann.
Esta será a sétima participação dos competidores no maior rali do país. “A quilometragem deste ano caiu bastante, o que muda as estratégias para a corrida. O objetivo é ser consistente e agressivo o tempo todo, mas sempre priorizando a segurança”, continuou o piloto da categoria Super Production.

A edição 2014 reserva novas paisagens e desafios para os irmãos, como mostra Guto Klaumann. “Os dois primeiros dias serão em Goiás, em alguns locais conhecidos com muita estrada, serra e trechos de plantação. Depois o rali entra em Minas Gerais, em uma região inédita para nós. Será um desafio totalmente novo e estou muito ansioso”, disse. Ele competirá na Production Aberta.

O cenário da etapa Maratona, que proíbe auxílio mecânico externo, também mudou bastante. Ao invés das areias do Jalapão, no Maranhão, será realizada na Chapada Diamantina, em Minas Gerais, na quinta etapa (dia 28). O dia inclui o percurso mais longo do roteiro, com 718 km. “Os dias mais longos serão os mais decisivos”, observou Ike Klaumann. “Tínhamos uma boa base para competir no Jalapão e certamente a Chapada Diamantina será uma surpresa para todos. Eu prefiro andar na pedra do que na areia, espero conseguir um bom desempenho por lá”, concluiu.

Programação do Rally dos Sertões 2014:

23/08 – Prólogo – Goiânia (GO)

24/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40,5 km
Trecho especial: 155,65 km
Deslocamento final: 20,06 km
Total do dia: 216,21 km

25/08 – 2ª etapa – Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
Deslocamento inicial: 39,54 km
Trecho especial: 202,23 km
Deslocamento final: 18,59 km
Total do dia: 260,36 km

26/08 – 3ª etapa – Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22,20 km
Trecho especial: 209,86 km
Deslocamento final: 128,39 km
Total do dia: 360,45 km

27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135,24 km
Trecho especial: 363,85 km
Deslocamento final: 86,21 km
Total do dia: 585,30 km

28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
Deslocamento inicial: 223,57 km
Trecho especial: 335,98 km
Deslocamento final: 85,89 km
Total do dia: 645,44 km

29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km

Roteiro do Rally dos Sertões 2014

Roteiro do Rally dos Sertões 2014