Publicidade

Um dos estados mais off road do Brasil, com trilhas, serras e paisagens belíssimas vai receber a chegada da 22ª edição do Rally Dos Sertões. A organizadora do evento anunciou nesta segunda-feira (17) a cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, como sede da chegada da prova de 2014.

Atividades do Sertões 2014 começam em 20 de agosto - imagem de divulgação

Atividades do Sertões 2014 começam em 20 de agosto - imagem de divulgação

Sendo assim, o rali começa com o prólogo no dia 23 de agosto em Goiânia (GO) e parte no dia 24 rumo a Belo Horizonte, onde os campeões de mais uma edição serão conhecidos no dia 30. Com uma caravana que movimenta cerca de 2 mil pessoas, mexendo com a economia e o comportamento das cidades por onde passa, o rali será mais uma das atrações da capital mineira em 2014, já que a cidade também será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol em junho e julho.

O Sertões já passou duas vezes por Belo Horizonte: em 1993, quando o evento foi criado, e em 1997. No total, 15 cidades mineiras já foram sedes de etapas do rali. Minas Gerais esteve no percurso em 11 edições: nas 10 primeiras e, em 2010, quando o Sertões teve a sua última passagem pelo estado, na cidade de Unaí.

Publicidade

“Estamos muito felizes em poder anunciar a chegada do rali em Belo Horizonte. Minas Gerais é um estado que é sinônimo de off road, seja por suas trilhas incríveis ou pelos fortes competidores que sempre revelou para o rali. Além de Belo Horizonte, em 1993 e 1997, o Sertões já teve outras 15 cidades dormitórios em Minas Gerais ao longo destes seus 22 anos. Tenho certeza que será uma grande festa para finalizar uma nova edição que promete os mesmos desafios e a mesma adrenalina, que já são marcas do Sertões, além é claro de muitas novidades”, comenta Marcos Moraes, Diretor Presidente da Dunas Race.

Ainda no final deste mês, a equipe técnica iniciará o levantamento aéreo para definir o percurso do Sertões 2014. Em abril, será a vez do levantamento terrestre. “Posso adiantar, pelo que já vimos, que teremos um novo Jalapão neste caminho, um novo desafio, que sem dúvida aumentará a motivação dos competidores”, completa Moraes, mencionando o “temido” deserto localizado no Tocantins, que nos últimos anos provocou um misto de euforia e medo entre os pilotos e navegadores.

Cinco categorias estarão em disputa no Sertões: carros, motos, quadriciclos, UTVs e caminhões. Como no ano passado, as provas de motos e quadriciclos serão válidas pela 5ª etapa do Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). Várias feras nacionais e internacionais estarão na disputa. Assim como nas últimas edições, o rali também manterá suas ações sociais e ambientais, visando ajudar e orientar a população das cidades por onde passa.

Em 2013, por exemplo, a ação socioambiental recolheu mais de 15 toneladas de lixo e 780 kg de resíduos (pneus, fibra, ferro e alumínio dos veículos, papel e plástico) e 32 litros de óleo coletados nas trilhas. Também foram distribuídos mil cinzeiros ecológicos, quatro mil sacos plásticos (100 litros), duas mil sacolas de TNT para carros e 20 kg de absorvente de óleo.

Publicidade
Belo Horizonte será chegada inédita para o Rally dos Sertões 2014 - foto de Vinícius Branca

Belo Horizonte será chegada inédita para o Rally dos Sertões 2014 - foto de Vinícius Branca

Na área social, o instituto S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria no Sertões) foi o responsável pelo trabalho em 2013, com a ação em municípios que receberam o evento. Palestras, cursos, atendimento médico e odontológico foram os serviços oferecidos gratuitamente pelo grupo. Também aconteceram atividades culturais, como música, teatro, cinema e esporte. Ao todo, 1121 pessoas foram atendidas pela área médica e 66% dos atendimentos oftalmológicos geraram prescrições de óculos. O público que acompanhou o Super Prime e a largada em Goiânia também colaborou com a doação de alimentos não perecíveis, que foram entregues para a OVG (Organização das Voluntárias de Goiás).

As inscrições seguem abertas no site do evento.

Pré Agenda – Sertões 2014:
20 e 22 de agosto – vistorias
23 – prólogo e largada promocional
24 a 30 – etapas Sertões
30 de Agosto – chegada e premiação

Publicidade