Publicidade
Largada promocional do Rally Piocerá 2015 - foto de Haroldo Nogueira

Largada promocional do Rally Piocerá 2015 – foto de Haroldo Nogueira

Depois da largada promocional ocorrida na noite de ontem, segunda-feira (26), na arena montada na área externa do Teresina Shopping, quando todos os participantes subiram a rampa de apresentação e foram saudados pelo grande público, a caravana do Rally Piocerá 2015 partiu na manhã desta terça-feira (27) de Teresina, capital do Piauí, para mais de mil quilômetros de aventura até Beberibe, no Ceará. Esta é a 28ª edição da principal prova off-road de regularidade das Américas, que passará também por Pedro II (PI), Altos (PI), Crateús (CE), Quixadá (CE) e Quixeramobim (CE). Ao todo, 495 competidores de 22 estados, mais o Distrito Federal, além de representantes de outros países, vão desbravar as trilhas do sertão nordestino.

Flagrante do Piocerá 2014 - imagem de divulgação

Flagrante do Piocerá 2014 – imagem de divulgação

Um dos pontos marcantes na noite de segunda-feira foi a apresentação da Equipe Ipiranga de FMX que realizou show de manobras radicais. Estiveram em ação o campeão mundial da categoria Best Wip, Marcelo Simões; Fred Kyrillos, campeão brasileiro e terceiro colocado nos campeonatos mundiais do México e Nova Zelândia, além de Jeff Campacci. A apresentação durou meia hora e foi encerrada com um salto surpresa que tirou o fôlego da plateia.

Publicidade

Neste primeiro dia de disputas, carros, motos, quadriciclos e UTVs sairam da Ponte Estaiada, cartão postal da cidade, a partir das 7h, e seguiram em direção a Pedro II (PI). As bikes largaram do mesmo local, mas seguem para Altos (PI).

Uma das surpresas desta edição foi o expressivo número de participantes nas bicicletas. A organização recebeu 155 inscrições. Do local de partida, o grupo segue em comboio por 13 km, até iniciar a disputa propriamente dita. Serão 62 km de trecho cronometrado, com três pontos de apoio técnico – onde os competidores poderão receber auxílio – além de três locais para hidratação.

Nas motos, os 154 pilotos vão percorrer 292 km no primeiro dia e, no início da disputa, encontrarão trechos de vegetação nativa, trilhas fechadas e subidas com cascalho, até a chegada no primeiro neutralizado, que são diversos pontos no decorrer da prova onde acontecem paradas programadas, geralmente em uma cidade ou vila, quando os competidores podem descansar alguns minutos ou até mesmo pernoitar – é chamado neutralizado pelo fato de que, durante este tempo, os participantes não perdem pontos. Na sequência do dia, passarão por estradas de areia e vão terminar a jornada com uma trilha de média dificuldade.

Roteiro do Rally Piocerá 2015

Roteiro do Rally Piocerá 2015

Publicidade

Programação do Rally Piocerá 2015:

Primeiro dia (27/01)
Locais: Teresina (PI) a Pedro II (PI)
Motos: 292 km
Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: 301 km

Segundo dia (28/01)
Locais: Pedro II (PI) a Crateús (CE)
Motos: 171 km
Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: 235 km

Terceiro dia (29/01)
Locais: Crateús (CE) a Quixadá (CE)
Motos: 319 km
Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: 302 km

Publicidade

Quarto e último dia (30/01)
Locais: Quixadá (CE) a Beberibe (CE)
Motos: 251 km
Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: 220 km

Faixa_Piocera2015