Wesley Macedo

Rally Piocerá 2015: primeiro dia

Piauiense Wesley Macedo vence primeira batalha no Rally Piocerá 2015 nas motos em etapa que teve 292 quilômetros entre Teresina e Pedro II, no Estado do Piauí

Wesley Macedo

Wesley Macedo se dá melhor no primeiro dia do Piocerá 2015 –  foto de Haroldo Nogueira

O Rally Piocerá 2015 começou intenso para as motos. Nesta terça-feira (27), os pilotos encararam o trecho de Teresina até Pedro II, no Piauí, com 282 quilômetros em mais de sete horas de prova, válida também pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade de CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). A vitória no dia ficou com o piauiense Wesley Macedo, que veio para esta edição em busca do título da categoria Master.

Quanto pior, melhor

Quanto pior, melhor – foto de Haroldo Nogueira

“A primeira parte da batalha foi cumprida. O dia teve muitas pegadinhas, média alta, pedras soltas e navegação complicada. Toda atenção foi fundamental para evitar os erros. É só o início dessa disputa, tem muito mais para vir”, diz Wesley.

A segunda colocação ficou com o atual campeão brasileiro de enduro de regularidade, o capixaba Jomar Grecco, seguido do catarinense Daniel Crema. Helaindo Onofre e Emerson Loth, o Bombadinho terminaram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Ao longo do percurso, os participantes encontraram trilhas de vários níveis, com cascalhos, areia, pedras e muita navegação. Além disso, o intenso calor foi um forte adversário.

Na categoria Sênior, vitória de Pedro Henrique Lage, de Timóteo (MG). Domínio mineiro também na Executivo, com Claudio Ribeiro; na Over 55, com Villegaignon Oliveira e na Júnior, com Mateus Souza. Quem levou na Over 40 foi o capixaba Sandro Hoffmann. Piloto de Rio Negrinho (SC), Eduardo Dranka ficou com a primeira posição na Over 50 e o paulista Giovanni Galzerano, na Novato.

Nesta quarta-feira (28), a caravana do Rally Piocerá 2015 parte deixa o Estado do Piauí rumo ao Ceará, na cidade de Crateús. A categoria Motos percorrerá 171 quilômetros. A largada será a partir às 8h da Praça Domingos Mourão Filho, em Pedro II.

Resultados do primeiro dia:

Piocerá 2015 - Resultados do primeiro dia

Piocerá 2015 – Resultados do primeiro dia

Programação Rally Piocerá 2015:

Segundo dia (28/01)
Locais: Pedro II (PI) a Crateús (CE)
Motos: 171 km
Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: 235 km

Terceiro dia (29/01)
Locais: Crateús (CE) a Quixadá (CE)
Motos: 319 km
Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: 302 km

Quarto e último dia (30/01)
Locais: Quixadá (CE) a Beberibe (CE)
Motos: 251 km
Carros 4×4, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: 220 km

Roteiro do Rally Piocerá 2015

Roteiro do Rally Piocerá 2015

Para que o leitor leigo entenda melhor: o Rally Piocerá é uma prova de regularidade onde, diferente dos ralis de velocidade (como o Rally dos Sertões), não é necessariamente o mais rápido que vence e sim o mais regular no cumprimento dos tempos préestabelecidos na planilha do roteiro da prova – chegar antes ou depois aos locais de marcação significa perder pontos. Neste tipo de prova o equipamento não é tão exigido como nas provas de velocidade valorizando o piloto, a estratégia e a capacidade de navegação. Por ter custos menores, as provas de regularidade muito contribuem para a democratização do esporte.

O Rally Piocerá 2015 tem patrocínio da Caixa Econômica e Postos Ipiranga; co-patrocínio Honda, Consórcio Nacional Honda, Houston, Governo do Estado do Piauí e Governo do Estado do Ceará; apoio da Prefeitura de Teresina, Michelin, Revista da Moto e Revista Speedway; colaboração do Teresina Shopping, Sebrae (PI), Prefeitura de Pedro II, Prefeitura de Crateús, Prefeitura de Quixadá, Prefeitura de Beberibe, Prefeitura de Poranga, Prefeitura de Independência, Polícia Rodoviária Federal, 25º BC e 40º BI – Exército Brasileiro; parceria das ações sociais com a Óptica Jockey, APAE, ADI Produções e Rallyteca; supervisão de FMP – FMC / CBM, FCA / CBA e FCP – FCC / CBC.

Faixa_Piocera2015