Publicidade

O catarinense Guilherme Cascaes manteve a liderança das motocicletas do Piocerá nesta quarta-feira após a realização da segunda etapa, de acordo com os resultados extra-oficiais. O piloto está preparado para enfrentar o dia mais longo do percurso, nesta quinta-feira, entre Ubajara e Guaramiranga, no Ceará, com 404 quilômetros.

Guilherme Cascaes mantêm a liderança no segundo dia do Piocerá 2013

Guilherme Cascaes mantêm a liderança no segundo dia do Piocerá 2013

O trajeto desta quarta-feira largou de Pedro II, no Piauí, com 175 quilômetros. “Foi uma prova de poucos pontos e eu levei uma queda leve, mas que acabou fazendo a diferença”, relatou Cascaes. “Eu fiquei em segundo ou em terceiro lugar, vamos confirmar mais tarde no briefing, e mantive a liderança. O piloto Helaindo Onofre deve ter ganhado hoje”, explicou o atual campeão da Master, que venceu a primeira etapa do Piocerá. Como os dois primeiros dias de prova foram válidos ainda como abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, Cascaes sai na frente na luta pelo tricampeonato nacional.

Fonte: Mundo Press – Foto: Josy Camargo

Publicidade

* * * * *

Sol e muita poeira resumem o clima do segundo dia de trilha do Piocerá

Sob o olhar atento da população da Terra da Opala,  Pedro II no Piauí, o segundo dia de trilha do Rally de Enduro e Regularidade Piocerá 2013 começou animado  em direção as cidade de Ubajara, no Ceará.

Publicidade

Sertanejo observa a passagem das motos

Sertanejo observa a passagem das motos

“O ronco do moto é o mais bonito. É difícil a gente ver tantas motos juntas, por isso, encanta. Traz movimentação para a cidade. Além das motos, os carros grandes são muito bonitos. Depois as pessoas ficam animadas e o comércio vende mais. Se eu tivesse um desses eu corria também (risos)”,  depoimento de um sertanejo que assistia à passagem dos competidores.

Publicidade

Na cidade de Alto Alegre, ainda no Piauí, os motociclistas encontraram um cenário diferente do primeiro dia. Se no dia 22 os obstáculos foram  a lama e a trilha fechada por entre as serras, no segundo dia, eles encontraram muita poeira nas estradas de piçarra. Pedras soltas, passagens molhadas, vegetação predominantemente rasteira,  carnaubais e pequenos arbustos completaram a paisagem.

Na área de litígio entre o Piauí e o Ceará, os competidores passaram por uma rede de alta tensão. O local  é mais um trecho inédito do rally em 2013. A prova ganhou dificuldade em trechos onde as curvas eram próximas e fechadas com marcas profundas no solo causadas pela erosão. Logo após, os pilotos tiveram que enfrentar a grande quantidade de areia em uma passagem de um rio que está seco.

O rally é  sempre uma atração para os moradores da região por onde passa. Próximo a cidade de São João da Fronteira, um sertaneja observava atento cada moto que passa. Quando perguntando se ele trocaria seu cavalo por uma moto igual a dos pilotos, ele apenas sorriu. Depois  de pensar um pouco, respondeu que tinha vontade de uma moto, mas que não abandonaria seu animal.

Mais dificuldades durante o percurso

Resgate do piloto Luis Gonçalves, do Espírito Santo

Resgate do piloto Luis Gonçalves, do Espírito Santo

Nesta quarta-feira o dia foi duro durante a competição com alguns contratempos, mas tudo ocorreu bem de acordo com o previsto para ser realizado nas trilhas. Cerca de 10 metros depois de atravessar o rio seco e cheio de areia, Luis Gonçalves Magalhães, da categoria  Over 40, perdeu o controle da motocicleta e caiu. Não só ele, como outros pilotos também não conseguiram ultrapassar a estrada de areia sem cair.  O piloto reclamava dores. A equipe médica do rally foi acionada imediatamente para prestar socorro  e realizar os primeiros procedimentos médicos.

Fonte: Aldeia Com – Fotos: Mary Viana

* * * * *

Programação do Piocerá 2013

24/1 – Quinta-feira – 3ª Etapa
Ubajara – Guaramiranga (CE)
Percurso: 404 Km

25/1 – Sexta-feira – 4ª Etapa
Guaramiranga – Fortaleza (CE)
Percurso: 208 Km
22h – Festa de premiação no Complexo América do Sol, em Fortaleza

O resultado desta quarta-feira ainda não foi divulgado, o que só acontecerá no briefing previsto para esta noite.