Publicidade

A Equipe Honda de Rally começa para valer a temporada. Entre os dias 10 e 13 de abril, os cinco pilotos que formam o time – Dário Júlio, Jean Azevedo e Ike Klaumann, na categoria Super Production, e Nielsen Bueno e Guto Klaumann, na Production Aberta – e que utilizam a Honda CRF 450X disputam a 16ª edição do Rally RN 1500. A tradicional prova marca o início do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2013.

Equipe Honda Mobil de Rally 2013

Equipe Honda Mobil de Rally 2013

E a expectativa para enfrentar os mais de mil quilômetros de percurso, sendo 540 quilômetros de trechos especiais (cronometrados), no Rio Grande do Norte, é enorme. Campeão no ano passado, Dário Júlio é o piloto a ser batido. “Por ser o atual campeão a pressão é maior. Todos estão de olho em mim. Mas estou tranquilo e focado. A Honda possui uma equipe muito forte e todos vão brigar por títulos em suas categorias. Temos tudo para conquistar bons resultados”, coloca o mineiro.

Uma das novidades na equipe é Jean Azevedo, 39 anos. Com carreira consagrada – melhor brasileiro em toda a história do Rally Dakar com um quinto lugar na classificação geral de 2003, hexacampeão Brasileiro de Rally Cross Country, pentacampeão do Rally dos Sertões e tetra do Rally RN 1500 -, o paulista de São José dos Campos espera começar com o pé direito. “Fiz testes durante a semana na moto e gostei. A expectativa é grande e estou muito empolgado, apesar de não disputar o RN nas motos desde 2007. Tudo está sendo novidade”, coloca o piloto, que revela simpatia pela prova. “Gosto de correr o RN, pois traz ao piloto uma diversidade de terrenos, como areia, regiões de serras, piso duro, pedras e piçarras, em um curto espaço”, comenta.

Publicidade
A Honda está investindo fortemente no esporte nacional

A Honda está investindo fortemente no esporte nacional

Também estreante como piloto oficial Honda, Nielsen Bueno revela certa ansiedade. Neste ano, a prova potiguar terá o mesmo peso (pontuação) do Rally do Sertões, competição considerada a mais importante do circuito nacional. “Estou um pouco nervoso para essa estreia. É o meu primeiro ano como piloto oficial de rali em uma equipe nova. Será um grande desafio. A prova terá quatro dias e valerá 100 pontos em jogo pelo Brasileiro. Meu objetivo é andar bem e garantir um bom início”, afirma o mineiro de Bueno Brandão.

Além de superar o forte calor e as dunas, os pilotos têm outros obstáculos que exigem habilidade e resistência. Trechos pelo litoral, pedras, rios secos, pisos escorregadios e sinuosos, subidas e descidas, entre outros, fazem parte do RN 1500.

Para os irmãos catarinenses Ike e Guto Klaumann, que estão em fase de adaptação com a Honda CRF 450X, a competição será um ótimo teste. “Durante os treinos percebemos que a moto é excelente. Eu e o Ike temos conversado com o Dário, que tem um bom tempo de Honda, para deixar o equipamento 100%. O trabalho em equipe é fundamental”, revela Guto.

Publicidade

“O RN 1500 é a segunda prova mais importante de ralLY do país. Por isso, precisamos estar preparados. Tenho me adaptado ao equipamento e o resultado no RN é consequência. Esta prova também será boa para testar logo no início da temporada a resistência dos pilotos”, destaca Ike.

Fonte: VipComm – foto de Luiz Pires

JEAN AZEVEDO INICIA TEMPORADA DE RALLY 2013 EM NOVA EQUIPE
Piloto irá competir com a motocicleta CRF 450 X

Publicidade

Jean Azevedo, hexacampeão brasileiro na categoria Motos, participará da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally da categoria entre os dias 09 e 13 de abril no Rally RN 1500. A prova, que está em sua 16ª edição, terá cerca de mil quilômetros e passará pelas cidades de Parnamirim, Currais Novos, Mossoró, São Miguel dos Gostoso e Natal, no Rio Grande do Norte.

Jean Azevedo agora é piloto oficial da Equipe Honda Racing

Jean Azevedo agora é piloto oficial da Equipe Honda Racing

Anunciado em fevereiro na Equipe Honda Racing, Jean competirá pela primeira vez com a motocicleta CRF 450 X. “Será minha primeira participação na nova equipe. Estou ansioso por dois motivos: pela estreia na Honda e por retornar ao campeonato, já que a última vez que o fiz completo foi no ano de 2006”, contou o piloto.

O RN é uma das competições preferidas do paulista de São José dos Campos, que já a venceu quatro vezes. “Além de ser bem organizada, a prova sempre se destaca para quem curte rali, pois alterna variados tipos de terrenos, testando piloto e máquina o tempo inteiro”, explica. A última participação de Jean no RN1500 foi na categoria Carros, no ano de 2010. “De 2008 até 2011 tive a experiência de trocar o guidão da moto pelo volante de um carro. Foi muito importante para minha carreira, mas agora estou focado em duas rodas novamente”, acrescentou.

O piloto, com a Equipe Honda Racing, participará de todas as provas do Campeonato Brasileiro de Rally em duas rodas.

Fonte: Assessoria de imprensa do piloto – foto de divulgação

Confira abaixo a programação do Rally RN 1500:

09/04/13
Vistorias

10/04/13 – 1ª Etapa
9h – largada Praia de Pirangi – Currais Novos
Deslocamento Inicial – 90 km
Prova Especial – 130km
Deslocamento final – 39 km
20h. – Briefing

11/04/13 – 2ª Etapa
8h30. – largada – Currais Novos – Mossoró
Deslocamento Inicial – 25 km
Prova Especial – 155 km
Deslocamento final – 108 km
20h. – Briefing

12/04/13 – 3ª Etapa
08h30. – largada – Mossoró – São Miguel do Gostoso
Deslocamento Inicial – 88 km
Prova Especial – 201km
Deslocamento final – 15 km
20h. – Briefing

13/04/13 – 4ª Etapa
8h30 – largada São Miguel do Gostoso – Natal
Deslocamento Inicial – km
Prova Especial 110 km

O piloto Jean Azevedo faz parte da Equipe Honda Racing e tem o patrocínio da CCR Nova Dutra, Prefeitura de São José dos Campos, Fazenda Real, Avante, Pirelli, Bieffe e Inmarsat.