Publicidade
Cubra sua moto quando não for usar por algum tempo

Cubra sua moto quando não for usar por algum tempo

Olá! Há cerca de um ano, enviei mensagem a seção Cartas, pedindo ajuda sobre como fazer a desativação da minha moto, uma Sundown Hunter 100cc. Fiz tudo como orientado. Agora, escrevo para saber como reativá-la. Em tempo: vou substituir os pneus e câmaras e colocar uma nova bateria. E a moto foi desativada com óleo no motor e com a vela original no cilindro. Todos os serviços e mão de obra serão executados em uma oficina multimarcas de minha cidade. Que outras peças e produtos deverei comprar, ou colocar na ordem de serviço a ser passada para a oficina? É recomendável um alinhamento/balanceamento de rodas/direção e chassi? Desde já, muito obrigado. Daniel.

 

R: Olá Daniel, Estimo que ela tenha ficado perto de um ano parada, correto? Bem, como primeira medida é aconselhável retirar a vela e espirrar dentro do cilindro um pouco de spray lubrificante. Depois de alguns minutos vire o motor devagar, sem ligar a ignição. Se foi seco o tanque de gasolina, é conveniente verificar se tem residuo de oxidação interna. Se houver, proceder a limpeza retirando o tanque e enchendo-o com alguns litros de gasolina e peças como porcas e parafusos (limpos) dentro, de forma que ao balançar essas peças retirem a oxidação da parede do tanque e fique em suspensão na gasolina. Ao retirar essa gasolina com sujeira e parafusos, reinstale o tanque e encha com gasolina boa para uso. Retire tudo pelo bocal da tampa de gasolina para não contaminar o filtro da torneira. Convem colocar um filtro de linha na mangueira da gasolina para garantir. O filtro da torneira deve ser limpo também nesse momento e suas borrachas verificadas se não houve ressecamento, troque se necessário. Se o carburador tiver sido esvaziado apenas ligue a torneira e dê a partida no motor. Depois de funcionar por alguns minutos troque o óleo novamente para entrar em uso normal. Os pneus devem ser verificados se não ressecaram, se positivo troque-os como disse e não é necessário verificar alinhamento ou balanceamento para sua moto.

Publicidade

Abraços e boa sorte,

Bitenca

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.