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O nome do carrinho é difícil: Schluckspetcht E, aparentemente querendo dizer em alemão coloquial ‘beberrão’, referindo-se tanto ao veículo original de 1998 como aos membros do grupo da Universidade de Ciências Aplicadas de Offenberg, Alemanha, que o projetaram, construíram e com ele competiram no Desafio Solar 2010 na África do Sul.

O atual recorde foi estabelecido na pista de testes da Bosch em Boxberg, com o carro cobrindo 1.631,5 km (1.013,76 milhas) sem recarga, eclipsando o recorde anterior estabelecido no ano passado pelo Mira EV do Clube do Veículo Elétrico do Japão, de 1.003 km. Por incrível que possa parecer, usando a atual tecnologia comercial de baterias recarregáveis.

O veículo monoplace pesa 320 kg e é impulsionado por dois motores elétricos instalados nas rodas, recebendo energia de 14 pacotes de baterias de íons de lítio. As eficiências aerodinâmica e de massa são demonstradas pelo fato das baterias terem uma capacidade de apenas 23 kW, comparada aos 50 kW do recordista nipônico. A própria velocidade do carro alemão (média global de 45 km/h) é bem superior à do veículo japonês, de 40 km/h.

O tempo global do recorde foi de 36 horas e 12 minutos, durante o qual os pilotos enfrentaram diversos momentos de chuva.

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