Publicidade

Recorde de autonomia para carro elétrico

Na competição Global Green Challenge australiana, desafio global verde, caiu mais um recorde de autonomia: 501 km entre recargas, conseguido por um roadster Tesla americano de produção durante a travessia Darwin a Adelaide. A velocidade média do roadster Tesla foi de 54,878 km/h, na rodovia Stuart Highway, no trecho entre as icônicas cidades de Alice Springs, no Território Norte, e Marla, no sul do país. O recorde anterior de autonomia, estabelecido nos Estados Unidos, era de 402,335 km.

Já o vencedor global da prova foi o Challenger da Universidade japonesa de Tokai, que cobriu a distância de 3.140 km em quatro dias terrivelmente quentes e cruzou a linha de chegada às 15 h e 39 minutos locais. A performance do Tokai Challenger foi magnífica, com apenas um pneu furado no caminho – e sua vitória quebrou uma série ininterrupta de quatro vitórias do time holandês Nuon.

Concorreram nada menos de 32 veículos solares, de 16 países. O Tokai Challenger, coberto por 6 m² de painéis solares, esteve em quarto lugar nas provas de classificação, a uma velocidade de 81,86 km/h, mas logo no inicio tomou a dianteira e não mais a largou até o fim da prova. A vitória é a primeira de um grupo japonês desde 1987, quando o Honda Dream II venceu esta competição; posteriormente, em 1990, a Honda também havia saído vencedora da prova.

Publicidade

Este ano, houve categorias separadas para veículos de energia alternativa híbrida, elétrica e de outros tipos. Devido a essa divisão, definir um -líder- está ficando cada vez mais difícil.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.