Recorde de autonomia para carro elétrico

Recorde de autonomia para carro elétrico

Recorde de autonomia para carro elétrico

Na competição Global Green Challenge australiana, desafio global verde, caiu mais um recorde de autonomia: 501 km entre recargas, conseguido por um roadster Tesla americano de produção durante a travessia Darwin a Adelaide. A velocidade média do roadster Tesla foi de 54,878 km/h, na rodovia Stuart Highway, no trecho entre as icônicas cidades de Alice Springs, no Território Norte, e Marla, no sul do país. O recorde anterior de autonomia, estabelecido nos Estados Unidos, era de 402,335 km.

Já o vencedor global da prova foi o Challenger da Universidade japonesa de Tokai, que cobriu a distância de 3.140 km em quatro dias terrivelmente quentes e cruzou a linha de chegada às 15 h e 39 minutos locais. A performance do Tokai Challenger foi magnífica, com apenas um pneu furado no caminho – e sua vitória quebrou uma série ininterrupta de quatro vitórias do time holandês Nuon.

Concorreram nada menos de 32 veículos solares, de 16 países. O Tokai Challenger, coberto por 6 m² de painéis solares, esteve em quarto lugar nas provas de classificação, a uma velocidade de 81,86 km/h, mas logo no inicio tomou a dianteira e não mais a largou até o fim da prova. A vitória é a primeira de um grupo japonês desde 1987, quando o Honda Dream II venceu esta competição; posteriormente, em 1990, a Honda também havia saído vencedora da prova.

Este ano, houve categorias separadas para veículos de energia alternativa híbrida, elétrica e de outros tipos. Devido a essa divisão, definir um -líder- está ficando cada vez mais difícil.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.