Publicidade

Você acha que é bom piloto, que enfrenta qualquer obstáculo, que é só ter a moto certa e tudo acontece. Nananinanão! Não é bem assim! Milhares tentam e a maioria não consegue “escalar” com as melhores motos off-road do planeta a impressionante “montanha de ferro” de Eisenerz, na Áustria. E dos que conseguem, somente um ganha um pedaço de ferro moldado da montanha que conseguiu dominar!

Red Bull Hare Scramble em 2015 (foto de Mirja Geh - Red Bull Content Pool)

Red Bull Hare Scramble em 2015 (foto de Mirja Geh – Red Bull Content Pool)

É isso mesmo, o prêmio ao vencedor é um pedaço de ferro. Mas isso não é problema, porque o que vale é o desafio. Esta 23ª edição do Red Bull Hare Scramble promete emoção do início ao fim. Serão 1.500 pilotos participando e destes, apenas os top 500 se classificam para o Hare Scramble, que acontece no domingo. Após um prólogo que definirá os melhores nomes da prova, os selecionados testarão todos os seus limites em uma corrida com 4 horas de duração e muitos obstáculos.

Graham Jarvis, campeão de 2016 (foto de Sebastian Marko -  Red Bull Content Pool)

Graham Jarvis, campeão de 2016 (foto de Sebastian Marko – Red Bull Content Pool)

Publicidade

Entre os nomes que tentarão uma vaga, estão pilotos como Jonny Walker (UK), da Red Bull KTM Factory Racing Team, tricampeão do Red Bull Hare Scramble; Alfredo Gomez, vencedor do evento em 2015 e terceiro colocado no ano passado, e Cody Webb, segundo colocado em 2016. Em 2017, mais uma vez, a KTM traz a Erzberg um gostinho do Dakar com Matthias Walkner (AUT), focado na vitória do prólogo Iron Road, que define quem se classifica para competição.

A largada para a "escalada" é um dos momentos mais emocionantes da prova em 2016 (foto de Samo Vidic - Red Bull Content Pool)

A largada para a “escalada” é um dos momentos mais emocionantes da prova em 2016 (foto de Samo Vidic – Red Bull Content Pool)

O britânico Graham Jarvis, que dominou o Red Bull Hare Scramble em cima de sua Husqvarna em 2017, desembarca na Áustria para defender o título. Em sua equipe, uma outra presença ilustre: o bicampeão do FIM Super Enduro, Colton Hakker (EUA), que tenta mais uma vez domar a “gigante de ferro”. Na equipe British Eurotek KTM Team, figuram os pilotos britânicos Paulo Bolton e David Knight, tri-campeão mundial de Enduro e duas vezes vencedor do Red Bull Hare Scramble.

Em 2016, dos 500 competidores que iniciaram a prova, somente 9 conseguiram terminá-la, mesmo com condições climáticas perfeitas. “Cruzar a linha de chegada no Red bull Hare Scramble já é uma grande honra. Se você consegue um lugar no pódio ou uma vitória, pode ter certeza de que é um dos mais completos pilotos de off-road no mundo.”, disse Heinz Kinigadner, um dos organizadores da prova.

Publicidade
Limites? Para quê? Vamos subir e pronto! (foto de Samo Vidic - Red Bull Content Pool)

Limites? Para quê? Vamos subir e pronto! (foto de Samo Vidic – Red Bull Content Pool)

Como funciona o Red Bull Hare Scramble

Misture os seguintes ingredientes: 1 montanha, 500 pilotos e 20 pontos de controle. Solte-os por 4 horas na montanha mais desafiadora do mundo para tentar subir com uma motocicleta. Pronto, receita certa e diversão garantida. São mais 1.500 pilotos inscritos e apenas os 500 mais rápidos se classificam no prólogo. Os competidores começam a prova em grupos de 50, saindo primeiro os que se classificaram com melhor tempo. Após a largada, eles precisam passar por 20 pontos de controle na pista que tem cerca de 23 quilômetros.

PIloto Jonny Walker em 2015 (foto de Philip Platzer - Red Bull Content Pool)

PIloto Jonny Walker em 2015 (foto de Philip Platzer – Red Bull Content Pool)

Passadas as 4 horas de prova, vem a bandeirada final e a definição de quem levou a melhor na prova. São poucos os que conseguem chegar a reta final. A maioria dos pilotos não consegue sequer passar da fase inicial da prova. Como premiação da prova, o primeiro lugar leva um pedaço de ferro moldado da montanha que conseguiu dominar. É uma recompensa por toda garra e determinação que precisou para vencê-la. Para quem quiser acompanhar esse desafio, a Red Bull TV fará a transmissão, a partir das 6:30 de domingo.Separador_2

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.