Reduzindo a temperatura no compartimento do motor

Reduzindo a temperatura no compartimento do motor

Reduzindo a temperatura no compartimento do motor

Uma redu‡Æo de 136 graus Celsius ‚ suficiente para reduzir temperatura, peso e espa‡o em aplica‡äes automotivas modernas, cl ssicas ou mesmo de p¢s-venda – esta ‚ a conclusÆo do pessoal de um dos mais conceituados centros de pesquisas e desenvolvimento ingleses, que em testes descobriu que a temperatura nos coletores de escape pode ser reduzida em at‚ 136 graus Cent¡grados, com uma redu‡Æo de transferˆncia de calor de at‚ 26,7%

A tecnologia, desenvolvida pela Zirotec, de Didcot, Oxford, foi desenvolvida visando reduzir as altas temperaturas observadas em car¡ssimos carros cl ssicos, cuja manuten‡Æo por longos per¡odos de tempo ‚ vital – mas quando os ¢timos resultados foram observados, tornou-se de grande interesse para as pr¢prias montadoras, que hoje tˆm de garantir a sobrevida de componentes sens¡veis ao calor, colocados em espa‡os ex¡guos.

Originalmente a tecnologia foi desenvolvida pela ind£stria de energia nuclear, depois foi utilizada pelos grupos de engenharia de F¢rmula 1, at‚ finalmente ser utilizada em car¡ssimos carros de cole‡Æo. Hoje, a Zirotec j  come‡a a fornecer equipamentos de flambagem a v rias montadoras. Aparentemente, a primeira foi a Koenigsegg sueca, de Magnetetorp, que produz um carro esporte de 1020 hp que marcou 388,87 km/h na pista italiana de Nard¢ (que ‚ considerada ‘curta’ para essas velocidades). O recorde atual para carros ‘de rua’ ‚ de um carro experimental americano que foi multado a 412,233 km/h.

A grande vantagem do revestimento cerƒmico parece ser a de aumentar a temperatura no conversor catal¡tico durante a fase de aquecimento em motores Otto e na manuten‡Æo de altas temperaturas nos filtros de particulados de motores diesel.

Os testes da Zirotec inclu¡ram comparativos com um Range Rover V8
(gasolina), equipado com dois jogos de coletores de escape, um normal e outro revestido com cerƒmica, encapsulados para simular condi‡äes normais de fluxo de ar. Os testes foram conduzidos num dinam“metro, simulando v rias condi‡äes de uso e velocidades.

A Zirotec oferece aos colecionadores de carros topo de linha a possibilidade de enviarem seus coletores diretamente … empresa, que os limpa e prepara para receber o revestimento. Por outro lado, a empresa j  desenvolveu tecnologia para o revestimento de pe‡as em compostos de fibra de carbono.

Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte. –