Foto: Wikipedia

Refrigeração e compressão, Rodão, Modelos 2009, Moto parada,

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Boa tarde, gostaria de saber como é que funciona a refrigeração a ar em motos e a taxa de compressão no que isso influencia? Uma taxa de 10:1 tem vantagem no que? valeuu!! Juliano, 22, Pinhais, PR

R: Juliano, a refrigeração a ar funciona porque o ar retira calor quando passa pelo motor. Ele é construído de forma que sua superfície de contato com o ar seja bem grande, utilizando-se de aletas e o ar passando por elas retira o calor gerado pela combustão. Deve-se calcular a quantidade de calor que o motor gera e verificar se o ar pode retirar essa caloria com eficácia nas piores condições de uso possíveis. O tipo de material utilizado na construção do motor, folga entre as peças, lubrificação e direcionamento do vento para as aletas do motor influem no resultado final.
Quanto à taxa de compressão, o número isolado não quer dizer muita coisa, ela influi na qualidade e potência da combustão. Porém há um limite em que se perde o controle dela e excesso de calor e detonação (batida de pinos) acontecem. A taxa de compressão é estudada pelo projetista do motor levando-se em consideração o combustível a ser utilizado (octanas), cilindrada, relação entre diâmetro e curso do pistão, forma de refrigeração, tempos de abertura e permanência de válvulas etc. No projeto ele tem que balancear todo sistema de forma que o seu funcionamento seja o melhor possível dentro das limitações encontradas. Não se deve alterar a taxa de compressão sem verificar outras condições que determinam seu bom funcionamento sob pena de o motor se auto-destruir. Abraços.

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Meu amigo Bitenca, o baguio ta loco, como diz a mulecada por ai,localizei um dos que alargaram a roda traseira da CBR.o cara chama Fabio e tem uma oficina de motopeças, é quarentão tambem e fissurado em modificar motos, já fez duas cbs, todas registradas como prototipos, pois o cara parece ser 100% correto.comecei a fazer amizade com o mesmo, pois como eu, curtimos demais uma motoca, apezar de não sermos mais mulecões.o cara comprou uma CBR 450 moida e voce vai no ele a transformou, um motoca muito animal.cara informou que já deu uns rolês com a moto e que ficou muito boa de curvas e esta aprovada sua dirigibilidade, opinião dele, o pai da criança.o motor ele mexeu e passou para 500cc, colocou carburação da CB500, alargou a balança,colocou espaçadores na coroa e no pinhão, e tambem deslocou o motor para a esquerda alguns mm. Como te disse anteriormente, os custos não ficaram grandes porque tirando a roda que ficou r$500,00, o resto foi quase tudo feito por ele, e a documentação com todas as notas fiscais possiveis já seguiram para sua documentação. como te disse estou em fase amizade, pois quero ter o prazer de pilotar a bichona, estou enviando umas fotos para voce dar um look,e acho que tambem um pouco admirado, no mais um abração. Ps. A outra cbr é a minha. Paulo, 45 Londrina-PR.

R: Interessante essa modificação Paulo, só achei meio estranho deslocar o motor inteiro para a esquerda. Para alinhar a transmissão talvez pudesse fazer uma adaptação no pinhão apenas, acho problemático para o equilíbrio da moto, mesmo que seja alguns milímetros. Apenas uma impressão de quem está vendo de longe, no geral uma boa idéia.

Oi pessoal, gostaria de parabenizá-los pelo site. Eu acesso todos os dias. Gostaria de saber se as motos da SUZUKI (Intruder, Yes e GS 500) já estão adequadas a PROMOT 3, porque meu amigo foi a concessionária para comprar uma Yes e só estão vendendo a 2008.Quando acabar o estoque eles vão tirar essas motos de linha? Anderson, 37, Rio de Janeiro, RJ.

R:Anderson, essas motos não poderão ser vendidas como modelos 2009 e o prazo dado pelo Ibama prorrogando o Promot 2 era até 31 de março. Essas motos já estão fora de linha de produção, Pode haver ainda um estoque nas lojas. Abraços.

Olá Estou querendo comprar minha primeira moto(usada),uma ybr 125 2001 Porem ela ficou uns 3 anos parada sem motivo,que cuidados devo ter ao adquiri La Oque devo trocar, corrente,óleo e etc… Desde de já grato. Carlos, 20, Rio Negro PR

R: Carlos, o principal é fazer uma boa limpeza no carburador. Verificar a bateria e trocar se necessário, trocar o óleo e a gasolina do tanque também. Se possível coloque um filtro de papel na tubulação que liga o tanque ao carburador. Isso evita que resíduos de sujeira prejudique o seu funcionamento. Faça uma boa revisão da parte elétrica e mecânica, verifique a condição das borrachas e mangueiras e troque todas as vencidas. Verifique o estado da relação de transmissão e troque se necessário. Boa sorte.