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Foto: Wikipedia

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Boa tarde, gostaria de saber como é que funciona a refrigeração a ar em motos e a taxa de compressão no que isso influencia? Uma taxa de 10:1 tem vantagem no que? valeuu!! Juliano, 22, Pinhais, PR

R: Juliano, a refrigeração a ar funciona porque o ar retira calor quando passa pelo motor. Ele é construído de forma que sua superfície de contato com o ar seja bem grande, utilizando-se de aletas e o ar passando por elas retira o calor gerado pela combustão. Deve-se calcular a quantidade de calor que o motor gera e verificar se o ar pode retirar essa caloria com eficácia nas piores condições de uso possíveis. O tipo de material utilizado na construção do motor, folga entre as peças, lubrificação e direcionamento do vento para as aletas do motor influem no resultado final.
Quanto à taxa de compressão, o número isolado não quer dizer muita coisa, ela influi na qualidade e potência da combustão. Porém há um limite em que se perde o controle dela e excesso de calor e detonação (batida de pinos) acontecem. A taxa de compressão é estudada pelo projetista do motor levando-se em consideração o combustível a ser utilizado (octanas), cilindrada, relação entre diâmetro e curso do pistão, forma de refrigeração, tempos de abertura e permanência de válvulas etc. No projeto ele tem que balancear todo sistema de forma que o seu funcionamento seja o melhor possível dentro das limitações encontradas. Não se deve alterar a taxa de compressão sem verificar outras condições que determinam seu bom funcionamento sob pena de o motor se auto-destruir. Abraços.

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

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Meu amigo Bitenca, o baguio ta loco, como diz a mulecada por ai,localizei um dos que alargaram a roda traseira da CBR.o cara chama Fabio e tem uma oficina de motopeças, é quarentão tambem e fissurado em modificar motos, já fez duas cbs, todas registradas como prototipos, pois o cara parece ser 100% correto.comecei a fazer amizade com o mesmo, pois como eu, curtimos demais uma motoca, apezar de não sermos mais mulecões.o cara comprou uma CBR 450 moida e voce vai no ele a transformou, um motoca muito animal.cara informou que já deu uns rolês com a moto e que ficou muito boa de curvas e esta aprovada sua dirigibilidade, opinião dele, o pai da criança.o motor ele mexeu e passou para 500cc, colocou carburação da CB500, alargou a balança,colocou espaçadores na coroa e no pinhão, e tambem deslocou o motor para a esquerda alguns mm. Como te disse anteriormente, os custos não ficaram grandes porque tirando a roda que ficou r$500,00, o resto foi quase tudo feito por ele, e a documentação com todas as notas fiscais possiveis já seguiram para sua documentação. como te disse estou em fase amizade, pois quero ter o prazer de pilotar a bichona, estou enviando umas fotos para voce dar um look,e acho que tambem um pouco admirado, no mais um abração. Ps. A outra cbr é a minha. Paulo, 45 Londrina-PR.

R: Interessante essa modificação Paulo, só achei meio estranho deslocar o motor inteiro para a esquerda. Para alinhar a transmissão talvez pudesse fazer uma adaptação no pinhão apenas, acho problemático para o equilíbrio da moto, mesmo que seja alguns milímetros. Apenas uma impressão de quem está vendo de longe, no geral uma boa idéia.

Oi pessoal, gostaria de parabenizá-los pelo site. Eu acesso todos os dias. Gostaria de saber se as motos da SUZUKI (Intruder, Yes e GS 500) já estão adequadas a PROMOT 3, porque meu amigo foi a concessionária para comprar uma Yes e só estão vendendo a 2008.Quando acabar o estoque eles vão tirar essas motos de linha? Anderson, 37, Rio de Janeiro, RJ.

R:Anderson, essas motos não poderão ser vendidas como modelos 2009 e o prazo dado pelo Ibama prorrogando o Promot 2 era até 31 de março. Essas motos já estão fora de linha de produção, Pode haver ainda um estoque nas lojas. Abraços.

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Olá Estou querendo comprar minha primeira moto(usada),uma ybr 125 2001 Porem ela ficou uns 3 anos parada sem motivo,que cuidados devo ter ao adquiri La Oque devo trocar, corrente,óleo e etc… Desde de já grato. Carlos, 20, Rio Negro PR

R: Carlos, o principal é fazer uma boa limpeza no carburador. Verificar a bateria e trocar se necessário, trocar o óleo e a gasolina do tanque também. Se possível coloque um filtro de papel na tubulação que liga o tanque ao carburador. Isso evita que resíduos de sujeira prejudique o seu funcionamento. Faça uma boa revisão da parte elétrica e mecânica, verifique a condição das borrachas e mangueiras e troque todas as vencidas. Verifique o estado da relação de transmissão e troque se necessário. Boa sorte.