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Retificador / Regulador de voltagem - Bitenca

Retificador / Regulador de voltagem - Bitenca

Comprei kawazaki zx10r zero, 2010, rodei 500km, porque a maior parte do tempo ela tem ficado na loja aquardando a chegada do retificador.
Queimou três retificador, a consessionária faz o conserto sem custo, alega que o problema esta no retificador.
Ela faz medição no alternador e carga da bateria da tudo ok.
medição alternador a 4.000 rpm 42 v, carga da bateria 14,2 v. grato, Beto, 51, Florianópolis, SC.

R: Olá Beto,
A queima recorrente de regulador/retificador, geralmednte está associada a uma limitação da bateria. Ela deve absorver a carga sem que a corrente seja excessiva. Se isso ocorrer o regulador, que na verdade limita a voltagem pelo aumento ou diminuição da corrente quando necessário chega ao seu limite porque a bateria não consegue acumular a energia na corrente normal de carga. Verifique se os conectores se aquecem demasiadamente ou meça a corrente (amperagem) de carga pois se a resistência interna da bateria estiver muito alta, para manter a voltagem o regulador deve dar escape a muita corrente e isso gera calor e eventualmente ele queima. A sua concessionária deveria saber… Para encurtar a história troque a bateria antes que queime o estator também (porque ele sofre), será que consegue em garantia ? Boa sorte,


Boa noite. Tenho uma Honda CBX 200, onde o desgaste do pneu traseiro me intrigou. As laterais estão totalmente uniformes, mas o centro da banda de rodagem está com um desgaste totalmente desuniforme, em uma parte, o sulco central está bem acima da marca do twi, mas em outra parte já passou e está quase liso.
O que poderia estar causando tamanha diferença de desgaste? Recentemente troquei as buchas da balança que estavam com folga, causando vibração excessiva, poderia ser a causa? Ricardo, 32, Toledo, PR

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Desgaste irregular - Bitenca

Desgaste irregular - Bitenca

R: Olá Ricardo,
A não ser que você rode em pista de corrida, com muitas curvas os pneus se desgastam na faixa mais usada de rolamento que é justamente no centro da banda. Porém no seu caso, me parece que o que está acontecendo é que na circunferência do pneu há regiões mais gastas do que outras, correto? – Se for isso verifique a montagem do pneu que pode estar fora de centro. Se estiver montado com câmara de ar, observe a junção do talão do pneu com o aro e veja se em algum ponto o talão se distancia do aro. Para corrigir isso retire todo ar do pneu, levante o talão do aro nesse ponto e recoloque a câmara por baixo do pneu. Outra causa provável é um defeito no freio, que por algum motivo pega mais em algum ponto da volta da roda. Nesse caso você vai ter que trocar o cubo ou roda toda se for de alumínio. Algumas rodas de alumínio vendidas no mercado paralelo, podem vir com o anel de ferro do tambor de freio mal centrado, o que causa esse problema também.
Abraços.