Publicidade

Ótima novidade cinematográfica para os mais “experientes”, aqueles que na infância ou na adolescência puderam acompanhar a série CHiPS (California Highway Patrol) na televisão. Já está oficialmente em processo de filmagem pela Warner Bros o remake das adoráveis aventuras de  Frank “Ponch” Poncherello e Jon Baker patrulhando as estradas californianas, montados em garbosa motocicletas, ajudando pessoas, combatendo o crime e prendendo bandidos, mas desta vez, fugindo da idéia original, quando pilotavam motocicletas Kawasaki Police, eles vão pilotar motos BMW R 1200 RT Police.

Ponch e Jon Baker estão de volta com o remake de CHiPs, em breve nas telonas - crédito: Tical/JFXimages/Wenn.com

Ponch e Jon Baker estão de volta com o remake de CHiPs, agora com BMW Police – crédito: Tical/JFXimages

No remake o astro principal é o policial Jon Baker (Dax Shepard) e como coadjuvante o policial Frank “Ponch” Poncherello (Michael Pena). A série original, que foi exibida entre 1977 e 1983,  foi estrelada nos papéis principais por Larry Wilcox como Poncherello e Erik Estrada como Jon Baker.

A história de CHiPs

Publicidade

Na década de 70 a TV brasileira, praticamente debutava na criação de programação própria, e com raras excessões (Vigilante Rodoviário), dava ênfase às novelas e programas de auditório. A programação que “salvava” a nossa TV vinha de fora, principalmente dos Estados Unidos, onde eram produzidas séries de melhor qualidade, que cativavam a garotada com ótimos títulos como Bonanza, Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, Batman e Robin, Super Homem, A Feiticeira, Flipper, Rin tin tin, Viagem ao Fundo do Mar, Kung Fu e Missão Impossível, e muitas outras.

Esses seriados eram exibidos como novelas semanais, ou seja, toda semana no mesmo dia e horário passava um novo episódio que era continuação do da semana anterior. Acompanhava-se as séries como se acompanham as novelas nos dias de hoje. Nada era mais importante que o novo episódio semanal da série e toda a família se reunia em torno do único aparelho de televisão (geralmente em P&B) da casa para assistir. No dia seguinte, na escola, não se falava de outro assunto e trocavam-se figurinhas dos álbuns relativos às séries.

Em 1977 outra excelente série começou a ser exibida: CHiPs

Protagonizada pelos patrulheiros da California Highway Patrol (CHiPs), Frank “Ponch” Poncherello (Erik Estrada) e Jon Baker (Larry Wilcox), CHiPs mostrava dois policiais que montados em suas Kawasaki Police, patrulhavam as estradas californianas.

Publicidade
Chips_10

Erik Strada e Larry Wilcox atores principais da série original de CHiPs

O sucesso da série foi estrondoso e rapidamente Ponch e Baker viraram febre no mundo todo, tornando-se heróis de jovens de 10 a 90 anos de idade. CHiPs também ajudou a melhorar a imagem dos policiais em todo o mundo, pois mostrava patrulheiros corajosos, solícitos e competentes, sempre atentos ao que ocorria de errado nas estradas. Além disso, havia o lado sem a farda: Ponch e Baker eram amigos fora do trabalho, e sempre se divertiam juntos. A série mostrava que, apesar da vida de policial, eles viviam um mundo bem igual ao da grande maioria das pessoas, o que ajudou no sucesso.

Durante a série, o ator Erik Estrada sofreu um grave acidente de moto (agosto de 1979), ficando em coma por cinco dias, quase vindo a falecer. Este acontecimento ajudou a trazer mais fãs para o programa, pois todos queriam conhecer o ator que quase perdera a vida. O acidente foi introduzido na história de Ponch, mostrando cenas dele no hospital e a sua recuperação com ajuda de uma bengala (obrigado Wikipédia!).

A série foi exibida inicialmente no Brasil na Rede Tupi, de 1977 até o final da emissora em junho de 1980, depois foi para a Rede Record de junho de 1980 até o fim do ano de 1983. Depois foi exibida na Rede Bandeirantes, onde foi exibido de 1984 até 1988. A extinta Rede Manchete exibiu os episódios, de 1988 até 1993. Foi exibida pelo canal de TV a cabo TCM da SKY em 2005.

Publicidade
Patrulhando as estradas californianas a bordo de motocicletas Kawasaki Police

Patrulhando as estradas californianas a bordo de motocicletas Kawasaki Police

Nossos heróis apareciam em todos os episódios acompanhados de suas magníficas Kawasaki Police, motocicletas especialmente desenvolvidas para o uso policial – até bem pouco tempo a Polícia Rodoviária brasileira patrulhava nossas estradas com elas – motos robustas e duráveis em função da fabricação especial dos seus componentes, com a finalidade de resistir ao uso em condições sacrificantes a que as motos de patrulhamento são submetidas, tanto na parte mecânica como na parte elétrica, preparadas para o uso de sirenes, luzes especiais e rádio de comunicação. CHiPs e as Kawasaki Police tornaram-se inseparáveis, com suas imagens associadas.

No quinto ano da série, começaram alguns desentendimentos entre Érik e Wilcox, que culminaram com a saída de Wilcox do programa. A ausência do Patrulheiro Jon Baker foi sentida pelo público que aos poucos deixou de assistir CHiPs. Depois de várias e infrutíferas tentativas de substituição do personagem por outro de mesmo carisma a série parou de ser filmada, deixando uma grande vazio no coração dos milhões de fãs que agora estão ansiosos com a chegada do remake às telonas.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.