Publicidade
Foto: Casey Stoner

Foto: Casey Stoner

O Commercialbank Grande Pr‚mio do Qatar viu a brilhante e segura presta‡Æo de Casey Stoner, da Ducati Marlboro, ser premiada com a primeira vit¢ria da carreira do piloto na categoria rainha. Bem como com o primeiro triunfo da era das 800cc … frente de Valentino Rossi. Mas a verdade que os trˆs pilotos se mostraram contentes com os seus resultados.

Naquela que foi a sua primeira corrida pela Ducati, Casey Stoner reclamou o primeiro triunfo da carreira na categoria rainha com soberba presta‡Æo. A excelente pilotagem do australiano foi claramente crucial para a estr‚ia no mais alto do p¢dio, mas uma outra coisa foi tamb‚m evidente quando Stoner abriu finalmente espa‡o entre si e Rossi: a potˆncia da Desmosedici GP7. “Estou muito surpreso e impressionado com as velocidades que conseguimos atingir nas retas” disse Stoner. “Foi realmente uma grande ajuda para ganhar a corrida, bem como os pneus Bridgestone com que corremos. A potˆncia da moto foi um agrad vel choque”.

Casey Stoner, Ducati Marlboro (vencedor, 43m02,788s) – Foi um fim-de-semana fant stico. Conseguimos boa afina‡Æo e s¢ fizemos algumas pequenas mudan‡as. Principalmente t¡nhamos de fazer a escolha de pneus acertada e como se vˆ foi o que fizemos. Mantive bom ritmo e consistente e tudo correu muito bem. A Ducati esteve perfeita comigo e estou muito contente com a forma como as coisas correram.

Publicidade

Foto: John Hopkins

Foto: John Hopkins

A vit¢ria no Qatar pode muito bem ter escapado a Valentino Rossi devido … fant stica presta‡Æo de Casey Stoner, mas o penta-CampeÆo do Mundo de MotoGP nÆo deixou de come‡ar a ‚poca em excelente forma. Rossi parecia estar a guardar-se para um ataque perto do final, mas a potˆncia da Desmosedici GP7 e atitude de Stoner sob pressÆo fizeram com que o italiano se tivesse de contentar com o segundo posto do p¢dio.

Sempre com boa reac‡Æo …s derrotas, The Doctor prestou tributo ao piloto da Ducati depois da corrida: “O Stoner fez uma corrida fant stica hoje e, apesar de o ter tentado pressionar, ele nÆo cometeu um £nico erro. Fui o £ltimo a deitar a toalha ao chÆo, mas nÆo havia nada mais que pud‚ssemos fazer”, comentou Rossi.

Valentino Rossi, Fiat Yamaha (2ø, 43m05,626s) – Foi uma boa corrida, fizemos boa escolha de pneus e a moto funcionou bem. Estou muito contente porque estamos em muito melhor forma que na primeira prova do ano passado, o que ‚ muito bom para n¢s. Tentei o que pude para passar o Casey, mas ele esteve muito bem e fez uma corrida perfeita. Infelizmente havia muita diferen‡a entre as motos na reta. Ele foi um pouco mais r pido no final da corrida e eu estava a come‡ar a derrapar e perder aderˆncia. Mas ‚ um bom ponto de partida.

Publicidade

Dani Pedrosa, Repsol Honda (3ø, 43m11,318s) – Estou contente com o terceiro posto porque tivemos muitos problemas este fim-de-semana. Tentei seguir os outros, mas tive de manter o meu andamento. A dada altura, perdi ritmo, estava a escorregar muito na fase final da corrida. Conseguir bloquear o Hopkins, por isso estou contente com o terceiro posto.

John Hopkins, da Rizla Suzuki, apresentou excelente presta‡Æo no Qatar no s bado, igualando o seu melhor resultado de sempre no MotoGP. Mais impressionante ainda foi o fato de Hopkins estar com dores devido … leso na mo direita. O quarto posto de Hopkins foi, ao lado do resultado do GP da China do ano passado, o seu melhor no MotoGP, o que deixou o piloto muito contente por come‡ar a ‚poca ao lado dos homens da frente, se bem que ainda no conseguiu o tÆo desejado p¢dio para juntar … magn¡fica primeira pole na categoria rainha granjeada no ano passado.

Paul Denning, Director Desportivo da equipa, estava contente com a presta‡Æo de Hopkins e expressou a sua satisfa‡Æo. “O John fez tudo o quer¡amos dele e ainda mais. Estou certo que ele adoraria ter chegado ao p¢dio. Ele esteve bem na £ltima volta, mas nÆo seria poss¡vel consegui-lo sem correr grandes riscos e foi bom vˆ-lo mostrar maturidade e terminar sem problemas.”

Depois de ver o novo piloto da Ducati Casey Stoner arrebatar o triunfo na estr‚ia com a marca e com as 800cc. Federico Minoli – Director Executivo da Ducati Motor Holding – deu a sua opiniÆo de Perito. Claramente satisfeito com a magn¡fica erformance de Stoner, Minou falou das duas vit¢rias consecutivas da Ducati oficial nos £ltimos dois Grandes Pr‚mios. “Foi um dia maravilhoso para n¢s, estivemos bem durante todo o fim-de-semana e o Casey rodou muito bem. S¢ foi pena o Loris Capirossi nÆo ter conseguido terminar a corrida. As duas £ltimas provas de MotoGP foram ganhas pelo piloto mais velho da Ducati (Troy Bayliss) e pelo mais jovem (Casey Stoner)”. A vit¢ria nÆo ajuda s¢ as possibilidades da equipa, mas tamb‚m deve servir para angariar dinheiro para uma causa justa. O banco de Stoner, devidamente autografado por ele e dedicado a Minoli, vai ser leiloado pela Riders For Health, a institui‡o de caridade oficial do MotoGP”

Publicidade

A pr¢xima etapa do Mundial de MotoGP ser  dia 25 de mar‡o na Espanha.

Texto escrito originalmente em Portuguˆs de Portugal, extra¡do do www.motogp.com

Fotos: www.motogp.com