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Foto: Luna B. Simäes

Foto: Luna B. Simäes

Prezados, Em rela‡Æo a mat‚ria “29/05/2007 – Abram comenta a RESOLU€ÇO 219/07” informamos que a data de entrada em vigor da Resolu‡Æo 219 ‚ 28/7/2007 e nÆo dia 11 como foi informado.
Assessoria de Imprensa – Denatran – Bras¡lia – DF

Obrigado pela corre‡Æo, a informa‡Æo foi prestada pela assessoria de imprensa da Abram. Ai, ai, essa eu nÆo esperava: o Motonline est  sendo vigiado! Preciso tomar cuidado com essa gente de Bras¡lia! (Tite)
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Cartas T‚cnicas

Los hermanos
MAX BIAGIO, sobre a gasolina sem alcool dos hermanos , para po-la tenho que fazer alguma adapta‡Æo na ,moto , tipo empobrecer a mistura ? se ‚ necess rio , quanto ? como eu fa‡o isso?
Bernahrd Jordan – Campinas SP

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At‚ onde eu conhe‡o, as motocicletas dos “hermanos” sÆo tecnicamente diferentes. Em resumo, existem modifica‡äes no escapamento, cdi e no corpo do carburador. NÆo acredito que uma motocicleta nacionalizada ter  um perfeito funcionamento com este combust¡vel. Mas observe que a rela‡Æo estequiom‚trica de nossa gasolina (com  lcool) ‚ 12,6 e dos hermanos ‚ 14,5. Em outras palavras, nossa mistura A/F (AR+COMBUSTIVEL) trabalha mais rica devido … adi‡Æo do  lcool, portanto para adaptar o sistema a gasolina dos “hermanos” ser  necess rio empobrecer a mistura.

YBR
Tenho uma YBR 2003 No primeiro ano beleza agora dos 17000 Km come‡ou a incomodar na hora de pegar com o motor de partida puxo o afogador e nÆo adianta, limpo o carburador vai uns 15 dias e come‡a tudo de novo, ser  que ‚ por falta de filtro? por antes nÆo fazia assim? quando esta quente nÆo incomoda, podem me ajudar?.
Vilson Antonio Prudˆncio – Caxias do Sul – RS

Antes de qualquer coisa coloque o filtro de ar. A ausˆncia do filtro do ar obriga a enriquecer a mistura para um funcionamento “aceit vel” do motor. Como o projeto da motocicleta nÆo prevˆ este tipo de uso, pois danifica o motor e polui mais, ‚ imprescind¡vel a coloca‡Æo do filtro de ar para um correto ajuste na carbura‡Æo.

Ru¡do
Caro Tite e Biaggio sou leitor assiduo do Motonline, imposs¡vel entrar na net e nÆo passar pelo site, parab‚ns continue assim!! Tenho uma XR Tornado 2006 e costumo utilizar a moto para lazer nos finds e tenho notado ultimamente que depois de dois ou trˆs dias desligada quando ligo a moto ela costuma fazer um ru¡do diferente no motor, alguns me falam que ‚ a famosa “batida de pino”, mas ‚ s¢ quando o motor est  frio. Sempre fa‡o as revisäes recomendadas, ser  algum problema ou ‚ normal isso?
Fernando Silva Carvalho – Arroio dos Ratos – RS

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Verifique o n¡vel de ¢leo. O n¡vel baixo de ¢leo causa ru¡do no motor. Acredito que se fosse batida de pino o barulho seria mais perturbador.

Bomba
Gostaria de saber se ‚ poss¡vel substituir a bomba el‚trica de combustivel por uma pneum tica e se esta mudan‡a, caso seja poss¡vel, poderia acarretar algum prejuizo ao bom funcionamento do motor. A moto ‚ uma Suzuki Intruder 1400 ano 94 com 43.000km e atende pela alcunha de “Xereta”.
Eliel dos Santos Morais – Campo Grande – MS

NÆo conhe‡o nenhuma bomba pneum tica.

Twister
Minha tw 2005/06, nÆo faz corte nenhum em altas rota‡äes, nÆo inporta a marcha nem quanto eu acelere (testei ate proximo aos 11.00rpm mas troco de marcha normalmente entre 8 e 9) meu CDI esta danificado? Isso e normal? Outra coisa; ela em dias de chuva ‚ puro sabÆo no paralepipedo, e desliza que e uma beleza no alfalto, ja fiz balanceamento, troquei o pneu por um de composto mais mole, fiz alinhamento dos aros, chequei o freio traseiro, botei um guidao mais baixo (melhorou a dirigibilidade) e nÆo sei mais o que fazer,ela dan‡a nas retas e sai pro lado nas curvas parece um opala ‚ emocionante mais perigoso, o que posso fazer ja ando na chuva 30% mais lento que em dias de sol?Uma vez deslizou a dianteira a a traseira juntas!O centro de gravidade da tw ‚ inferior ‚ pior que das outras motos de media/alta cc.?O que posso fazer?
Leandro Batista – Joinville, SC

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1) O CDI original da Twister limita o giro em 9.500 rpm. Quando o motor atinge esta rota‡Æo, ou superior, ele nÆo gera mais fa¡sca. Talvez o seu CDI nÆo seja original, existem CDI opcionais que nÆo possuem limitador de giro 2) Se esse “deslizamento” for nas frenagens vc precisa frear de forma mais suave. Certamente vc precisa controlar melhor o freio traseiro. Ao colocar guidÆo baixo vc deslocou peso pra frente e deixou a traseira mais leve, por isso o freio trava mais f cil.

Punho r pido
E a¡ Biaggio e Tio Tite!!! Estou … espera da nova cb 400, j  um pouco decepcionado com a not¡cia de que teria o motor da Falcon injetado, afinal ele ‚ desatualizado, gastador e apresenta apenas 25cv no dinam“metro (visto em MOTOCICLISMO). Tenho 1m e 85cm e costumo andar em viagens com garupa, logo as motos que estÆo a¡ no mercado (de 10.000 at‚ 20.000 reais) nÆo me satisfazem. Meu sonho era uma cb400 com dois cilindros e algo em torno de 40-45 cv reais. Vamos a pergunta, se eu fosse louco de comprar a comet 250 da kasinski, para melhorar as retomadas que dizem que ‚ fraca nessa moto, pensei se esse “punho r pido” me ajudaria nisso, pois ela cai como uma luva para mim e acho muito bonita?
Marcelo Rodrigues – Gravata¡ – RS

O “punho r pido” nÆo altera a caracter¡stica de funcionamento de um motor, ele apenas diminui o curso de desenvolvimento da manopla do acelerador.

µlcool
gostaria de saber, se ha possibilidade de colocar uma moto twister, 250 a alcool?, o ano da moto ‚ 2005. e tb se existe a possibilidade de preparar o carburador para o alcool nao corroer o mesmo? e de quto em quanto tempo, ou km troco o oleo do motor? eu acho que a twiste gasta demais , mas ‚ uma moto boa. e com relacao a fazer, da para colocar a alcool? qual o procedimento? quero uma moto de 250 cilindrada, mas com economia.
almir – francisco morato – sp

1) NÆo 2) NÆo 3) A cada 3.000 km 4) NÆo. 5) NÆo d .

Escape
a duvida ‚ a seguinte, tenho uma triumph daytona 955i ano 2006, se eu colocar um escape esportivo,vou ter que reprogramar a inje‡Æo eletronica , ou colocar tambem um power commander?.
marcio – sÆo paulo

Sim, ter  que reprogramar a inje‡Æo, mas esta altera‡Æo nÆo ‚ homologada pela f brica.

Mistura
Eu tenho uma moto ybr 125 k 2006 e est  com 15000 km rodados, minha duvida ‚ a seguinte: eu nÆo sou mecanico por‚m quero entender como que funciona a mistura ar combustivel, se mais ar e menos gasolina faz a moto consumir menos ou mais gasolina e menos ar? porque minha moto come‡ou a beber um pouco levei na oficina olharam tudo disse que tava tudo ok, entao eu resolvi mexer na agulha de ar abri ela com 5 voltas ai tenho duvida qual ‚ a regualgem correta, qual ‚ a regulagem de fabrica, sÆo 2 voltas ou quantas?
RAFAEL – BETIM MG

A economia se faz quando toda parte de gasolina se junta ao oxigˆnio sendo totalmente inflamada, para isto acontecer ‚ necess rio que a mistura ar/combust¡vel seja a ideal, no caso da gasolina tipo A ‚ aproximadamente 14,7 partes de ar para 1 parte de gasolina. O excesso ou a falta de combust¡vel resulta num consumo inadequado. A abertura do parafuso da mistura da YBR ‚ de aproximadamente de 2 voltas e meia.