Publicidade
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tenho Heritage custom 2008, coloquei ponteiras esportivas e quando chego em 3ª à 60 km por hora a moto parace que corta combustível ou falha, substitui novamente as ponteiras por outra marca (torbal) e continua acontecendo moto com 6500 km, não percebia isto com as originais. Grato. Cláudio 54, Jaguariuna, SP.

Cláudio, há nitidamente algum problema no mapeamento de sua injeção, Ignição ou algum outro ajuste, se excluirmos questões sobre a qualidade do combustível. Você deve estar procurando gasolina de qualidade para sua moto.
Entre em contato com um representante Izzo Motors da marca Harley para verificar, para isso estou encaminhando sua carta para a Izzo que pode lhe orientar melhor. Abraços, Bitenca

Prezado Sr. Claudio,
Recebemos através do site Motonline o seu e-mail referente ao funcionamento irregular de sua motocicleta. Gostaria de lhe explicar que o sistema de injeção eletrônica de sua motocicleta está configurado de fábrica para o funcionamento com a gasolina Brasileira que contem 25% de álcool. Além disso o sistema conta com o auxílio de dois sensores de oxigênio,conhecidos também por Sonda Lambda, localizados um em cada cano de escapamento e que possuem a função de analizar a quantidade de oxigênio contida nos gases e com isso otimizar o funcionamento do motor , mantendo-o sempre com a quantidade ideal de combustível, a fim de evitar consumo excessivo, emissão de poluentes em excesso, entre outros. Se as sondas detectarem alto índice de oxigênio nos gases , é sinal de que pouco combustível foi utilizado na queima , já se houver o contrário , pouco índice de oxigênio, é sinal de que muito combustível foi injetado e não queimado. Essa condição normalmente acontece quando o filtro de ar está muito sujo e é comum sentir um cheiro forte de gasolina pelo escapamento e fuligem em excesso no escapamento.
Essas sondas conseguem adequar o funcionamento do motor caso ocorram pequenas variações, como por exemplo a variação de uma gasolina comum para uma gasolina Podium , que possui maior octanagem, mas não possuem uma área de atuação grande, para corrigir por exemplo uma alteração no sistema de escapamento ou filtro de ar .
No seu caso em específico , a alteração do sistema de escapamento muda completamente o funcionamento do motor, fazendo com que os gases sejam expelidos com pouca ou nenhuma restrição, o que impede o correto funcionamento das sondas. Atualmente existem no mercado vários tipos de equipamentos que permitem a alteração da quantidade de combustível e também da sensibilidade da sonda lambda, mas são equipamentos não recomendados pelo fabricante do veículo por alterarem as características originais e níveis de emissão de poluentes.
Caso sua motocicleta apresente o mesmo problema relatado com as ponteiras originais , sugiro que procure a concessionária mais próxima para que possa ser feito um diagnóstico mais preciso.
Att, Marcelo A. Peixoto
Gerente de Serviços Grupoizzo

Publicidade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Senhores, Agradeço pelas orientações, amanhã está agendada na loja de Campinas uma revisão no mapeamento da injeção, pois na semana que vem estarei viajando e não quero ter problemas.
SDS Claudio