Publicidade

Como é de conhecimento da maioria dos motociclistas de São Paulo, o tráfego de motos na pista expressa da Marginal Tietê está proibido. Na última sexta feira, 6 de agosto, eu tive a minha primeira experiência usando a regra nova e gostaria de compartilhá-la com vocês, e quem sabe, conhecer as experiências dos colegas.

A proibição de motos na faixa expressa da Marginal foi estabelecida pela Prefeitura sob a alegação de que a maioria dos acidentes ocorria na pista expressa. Nessa pista expressa, os motociclistas usavam um corredor que se formava entre a primeira e segunda pistas a partir da esquerda. Como os caminhões não podiam usar as pistas da esquerda, circulávamos entre os carros, longe dos caminhões.

Na sexta feira, usei a pista “do meio”. Francamente, não me senti mais seguro, porque:
1. O corredor não é formado exclusivamente por carros, mas por caminhões também. Além de ficar mais estreito, ficou clara a percepção de que um acidente envolvendo caminhão pode ter conseqüências muito maiores que o mesmo acidente com um carro, porque existe uma tendência para se cair SOB o caminhão.
2. A pista “do meio” tem inúmeras agulhas de entrada e de saída e isso significa que os carros e caminhões trocam muito mais de pista do que na pista expressa, aumentando o risco de acidentes com motos.

Por conta do corredor estreito a velocidade média na pista do meio cai muito. Cheguei a parar algumas vezes, mas nem por isso achei que o trajeto foi mais seguro, já que levei umas espremidas de caminhões que não aconteceriam caso estivesse na pista expressa. Na minha opinião a proibição de motos sob alegação de segurança foi um erro técnico ou uma desculpa esfarrapada da Prefeitura para dar vazão à síndrome proibitiva do prefeito.

Publicidade

Paulo,
Suas considerações são pertinentes, mas é preciso levar em consideração que o objetivo da Prefeitura ao fazer uma intervenção deste porte na Marginal Tietê foi dar mais fluidez ao trânsito, principalmente dos caminhões e automóveis. A restrição de circulação de motocicletas na pista expressa é nova, assim como as próprias pistas da Marginal Tietê. Acreditamos que seja uma questão de tempo para que todos os usuários das vias, com ou sem restrição, adaptem-se às novas regras. Considere que ter uma pilotagem defensiva em qualquer pista é a melhor maneira de assegurar seu direito de ir e vir….de motocicleta. (Sidney Levy)