Retífica, qual, Twister, aditivo, 250, jaqueira, farol, pneu, amaciamento, Buell

A partir de que km ‚ preciso estar preocupado com uma 750 Indy? Dizem que o motor ‚ bagual, claro que depende do dono, mas normalmente ‚ motor pra que km sem ret¡fica ou algo parecido? Se vier pro sul, vem comer uma ponta de peito virada em granito de um novilho confinado, lasqueado … mÆo e faca com uma boa loira gelada, que tal? O convite t  feito.
Diego – Santa Maria, RS
Bah, tu me deixa mais encabulado do que china nova em quermesse! Seguinte, eu j  tive o prazer sexual de mandar um motor de 600 pro espa‡o em apenas 2.200 km de pau puro. Em compensa‡Æo minha v‚ia CB 400Four rodou mais de 100.000 km sem abrir uma tampinha sequer. Tudo depende do man‚ que pilotava a motoca antes de chegar …s suas mÆos. Se o dono era um bagual vegetariano de cal‡a jeans mais justa que madre Teresa de Calcut , corra! Mas se era um fronteiri‡o de bombacha, cuia e bigode, pode sossegar que a moto ‚ mais macia que china depois de surra. Segura a costela que estou chegando!

Qual
Faz 2 meses que venho acompanhando o site, parabenizo pelo sucesso. Tenho uma Intruder 125, moto bastante criticada no site, por‚m estou muito satisfeito, uso ela diariamente para me deslocar at‚ a faculdade e eventualmente viajo com ela. O motor ‚ um pouco fraco mas compensa a posi‡Æo de pilotagem, o conforto e o visual diferenciado. Como sou apaixonado por motos custom, estou pensando em trocar por uma Intruder 250 ou Virago 250. Qual voces sugerem? Desde j  muito obrigado.
Andr‚ – Porto Alegre RS
Bah, mas isso tem mais ga£cho que um CTG! Andr‚, pode escolher qualquer uma, porque as duas sÆo muito boas op‡äes. A Intruder ‚ mais econ“mica, mas a Viraquinho tem um estilo bem mais bonito.

Twister?
H  alguns dias, vocˆ me respondeu a respeito de um cons¢rcio de twister. Bom, o lance ‚ que posso pegar uma carta de cr‚dito, at‚ ai tudo bem, s¢ que quando eu disse que gostaria de pegar uma moto maior no futuro, era pelo fato de eu nÆo ter experiˆncia, e no caso a twister seria minha cobaia! Bom, sendo assim, vc acha que t  bom uma twister pra come‡ar ou h  melhores op‡äes na casa dos 10 mil!?
F bio – Po‡os de Caldas, MG

Aditivo
Gostaria que vc desse sua opinÆo sobre esses aditivos pra gasolina, se faz alguma coisa de bom, ou se ‚ uma engana‡Æo,
espero sua resposta !
William – Piracicaba, SP
Os aditivos de boa procedˆncia funcionam, mas tem muita picaretagem neste meio.  preciso ficar esperto.

250
Caro Tite, eu sei que h  grande polˆmica na categoria das 250cc, mas nÆo seria vi vel a honda VTR 250 de motor V2 como um poss¡vel upgrade da Twister?
Franz – Bras¡lia, DF
NÆo precisa nem mandar a foto: o custo de uma 250 V2 seria cerca de 50% maior do que o de uma monocilindro. Algu‚m pagaria R$ 15.000 numa 250?

Jaqueira
Grande Geraldo. Tamb‚m adoro “jacas”, comprendes? Obrigado pela mensagem e feliz natal pra vocˆs tamb‚m.
sergio – colatina-es
S‚rgiÆo, minha linda e querida esposa faz um doce de jaca de matar qq um! Feliz Natal pro 6 tamb‚m!

Farol
Caro Tite, eu possuo uma Twister 2003 e tamb‚m achava a “lamparina” de 35w rid¡cula! A solu‡Æo foi substituir por uma lƒmpada 12v – 60/55w, que melhorou bastante a luminosidade do farol, porem ‚ necess rio a instala‡Æo de dois rel‚s para farol de milha (os mesmos utilizados em carro) sÆo pequenos e podem ser instalados dentro do bojo do farol. Caso contr rio o facho de luz nÆo se mant‚m e pode descarregar a bateria. Fiz a adapta‡Æo a um ano e nÆo tive problema algum.
C‚sar – Belo Horizonte – MG
Muito boa dica, mas cortei o nome do fabricante pq ele anuncia s¢ em revistas! Quem nÆo acredita no Motonline fica no anonimato.

Pneu
 o Ninho de novo! EntÆo o tamanho original j  ‚ o melhor,n‚? Mas o pneu ‚ tipo esportivo ,¤ ‚ isso? Qual me aconselha?Precisa mudar alguma coisa mais na motoca pra ela ser uma supermotard? Tem que mecher no motor? SuspensÆo?
Rodrigo – Bras¡lia- DF
Gostaria de pedir alguns conselhos, comprei uma NXR 150 Bros dessas novas e quero transform -la em supermotard aproveitando a roda traseira, entÆo as perguntas sÆo: Que pneu eu posso colocar atr s e que roda e pneu posso colocar na frente (levando em considera‡Æo que a minha ‚ a KS)? A moto nÆo vai ficar muito inclinada para frente? O que muda na pilotagem, consumo, desempenho, etc?
Rodrigo – SÆo Paulo, SP
Rodrigos, escrevam pros manos da Pana‚s: www.panades.com.br que sÆo especializados em Supermotard

Amaciamento
Fala a¡ professor Tite, nÆo vou te chamar de tio porque tamb‚m j  passei dos 40.Te escrevo pela primeira vez para elogiar o motonline. Procurei feito condenado um mat‚ria sobre amaciamento de motores em toda a internet e nÆo achei nada e o manual da moto mais complica do que explica. Com certeza essa mat‚ria sobre amaciamento vai acabar com a dor de cabe‡a de muitos motociclistas, inclusive eu.
Jos‚ – SÆo Jos‚ dos Campos-SP
Valeu, Jos‚!

Buell
Tite como funciona o equil¡brio de peso em motos com tanque de gasolina no quadro como as BUELL. A gasolina ‚ distribu¡da nos dois lados? Um lado pode ficar vazio e o outro cheio? Se isso acontecer nÆo atrapalha a cicl¡stica , j  que sÆo motos de desempenho esportivo?
Lincoln – sp -sp
NÆo fa‡o a mais vaga id‚ia, mas certamente a bomba de gasolina puxa pelo ponto mais baixo, quando as duas traves se encontram, ou seja, os dois tanques esvaziam de forma equilibrada. Nas grandes trail do Dakar os tanques tb funcionam assim, sem liga‡Æo, e nÆo desequilibram o conjunto. No fundo nenhuma moto ‚ 100% sim‚trica, porque isso nÆo atrapalha tanto assim. O que provoca maior desequil¡brio ‚ o movimento da gasolina dentro do tanque nas frenagens e acelera‡äes. Por isso as motos de GP tˆm espumas dentro do tanque para evitar este deslocamento de massa. Dizem que o acidente que vitimou Fabrizio Meoni no £ltimo Dakar foi motivado por este deslocamento com o tanque cheio.