Publicidade

Rio- Niterói completa 34 anos

Nesta ter‡a-feira, 4 de mar‡o, a Ponte Rio – Niter¢i completa 34 anos. Modernizada com sistemas de controle de tr fego de £ltima gera‡Æo, e revitalizada com programas de conserva‡Æo e manuten‡Æo que sÆo referˆncia no Brasil e no exterior, hoje a ponte est  entre as rodovias mais modernas e seguras do pa¡s.

A Ponte Rio – Niter¢i ainda ‚ uma das maiores do mundo e mant‚m alguns recordes nÆo superados: a maior ponte do hemisf‚rio sul, a maior estrutura protendida das Am‚ricas e o maior vÆo em viga reta constru¡do pelo homem.

Com 13 quil“metros de extensÆo e mais 12 km da malha de acessos, a Ponte Rio – Niter¢i ‚ a principal liga‡Æo da capital fluminense com Niter¢i, SÆo Gon‡alo e o interior do estado, sobretudo o p¢lo tur¡stico da RegiÆo dos Lagos. SÆo 135 mil ve¡culos, em m‚dia, por dia, transportando mais de 300 mil pessoas. Diariamente, as equipes do SOS Usu rio – m‚dico e mecƒnico – realizam, em m‚dia, 140 atendimentos.

Publicidade

Para manter a sa£de estrutural e melhorar as condi‡äes operacionais da Ponte Rio – Niter¢i, a Concession ria Ponte SA vem agregando novas contribui‡äes da engenharia ao monumento. Recentemente foram inauguradas as novas bases operacionais suspensas, localizadas nas subidas do vÆo central, nos dois sentidos de dire‡Æo. As bases suspensas contribuem para tornar mais r pidos os atendimentos e a libera‡Æo das pistas pelas equipes do SOS Usu rio 24h, na regiÆo do vÆo central, onde ocorre o maior n£mero de acidentes e avarias de ve¡culos na ponte.

Outra grande obra em andamento ‚ a reforma das defensas junto aos pilares do vÆo central. Os grandes blocos de concreto, chamados Duques dïAlba, ficam … frente dos pilares da regiÆo do vÆo central, por onde passa o canal de navega‡Æo da ba¡a de Guanabara, e servem para proteger a estrutura de um eventual choque de embarca‡Æo. Trata-se de uma obra com toda a log¡stica de acesso …s estruturas e execu‡Æo pelo mar.

Gra‡as …s melhorias que vem recebendo ao longo dos £ltimos anos, a Ponte Rio – Niter¢i completa 34 anos cada vez mais jovem e moderna, pronta para os desafios de trƒnsito e transporte do Rio de Janeiro no s‚culo XXI.