Foto: Bitenca no salão

Rodão, Carter não tão seco, Motor quente, raio cromado

Foto: Bitenca no salão

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Gostaria de saber se vcs poderiam me informar se é possivel colocar a roda traseira da Bandit 1200 cujo a tala (largura) da roda é 5,5″ com pneu 180/55 17″, na Bandit 650. E só para confirmar a tala (largura) da roda traseira da Bandit 650 ano 2005 é 4,5″ ou 5,0″? Há alguma diferença na tala (lagura)da roda traseira da Bandit 600, 650 e a nova 650 injetada? Obrigado! Esta revista é show! Marcio (29) Itumbira – GO
R: Obrigado Márcio, mas vamos direto ao assunto. Cada pneu é feito para uma faixa de largura de aros. Quando os fabricantes selecionam os aros/pneus a utilizar numa moto, eles levam em conta toda geometria aplicada na ciclística e escolhem os aros e pneus que melhor se adaptem ao restante das características geométricas da moto. Por exemplo, se o ângulo de caster (rake) medidas de trail e distancia entre eixos favorecerem rapidez nas curvas eles podem escolher um aro mais largo para um mesmo pneu, sempre trabalhando aos pares dianteiro e traseiro. Com isso eles compensam essa tendência com um jogo de pneus de curvatura mais amena (menos ovalado) e aproveitam mais a tração que essa combinação oferece. Em contrapartida o consumo, aceleração e velocidade final ficam limitadas pelo adicional de atrito que a escolha proporciona. A troca que você pretende vai para o outro lado dessa proposta utilizada nas motos modernas e ultrapassa a especificação das medidas dos aros compatíveis aos pneus em questão, veja: O pneu da 650 é 160/60 ZR17M/C e pode utilizar aros entre 4.00 e 5.00 ” e o 180/55 ZR17 da 1200 pode utilizar aros entre 5.25 e 5.75 “. Dessa forma torna-se incompatível essa troca porque o pneu 180/55 ZR 17 da 1200 é próprio para aros a partir de 5.25 ” porém o pneu da 650 é especificado para rodas apenas até 5.00″, então mesmo sem sabermos a medida do aro da 650 podemos dizer qual seria a conseqüência: A roda traseira teria a curvatura do pneu xcessivamente ovalada desbalanceando todo conjunto, isso vai prejudicar a maneabilidade nas curvas e não seria recomendável para sua segurança.
Negócio de troca de rodas aros e pneus que está em moda hoje em dia é uma coisa mais complicada do que parece, há que se levar em conta muitas variáveis aplicadas na construção de uma motocicleta. Sem conhecer toda a implicação que essas mudanças provocam o melhor é deixar como o fabricante fez, siga a especificação dele.
Em relação à mudança das rodas da nova Bandit os pneus permanecem os mesmos, portanto provavelmente as rodas também pois devem seguir aquela especificação explicada acima.
abraços,

Foto: Bitencca no Salão

Foto: Bitencca no Salão

Olá, gostaria de saber qual a diferença como funciona o carter seco na lubrificação das motos e quando se deve fazer a leitura do nível do mesmo, com o motor quente ou frio, local plano com a moto reta ou no descanso mesmo? Obrigado e continuem com o ótimo trabalho. Thiago (28) Brasilia – DF
Thiago, O carter seco na verdade não é seco, apenas não comporta o volume total do óleo do motor, uma boa parte dele fica armazenado no tanque e circula pelo motor por meio de bomba. Pode-se fazer a leitura do nível normalmente com a moto nivelada (não no descanso) mas não quando muito quente porque pode lhe queimar a mão com o óleo, cuidado. Abraços

Olá. Acabo de comprar uma Fazer 600N e estou muito satisfeito com ela. A única coisa que anda me incomodando é o calor que vem do motor, que chega e incomodar na canela. Será que com o tempo isso melhora? Obrigado e abraços Adriano (36) Belo Horizonte, MG
R: Adriano, esse é um problema característico das motos multicilíndricas tipo naked como a sua. A refrigeração líquida troca calor entre a grade do radiador e o ar que eventualmente chega até você. Com uma boa proteção (uma calça jeans pelo menos e botas) você se isola um pouco das ondas de calor quando a moto fica muito tempo parada no trânsito, mas fora isso não há muito o que fazer, não melhora com o tempo não. Ah, sim a melhor coisa é pegar bastante vento de frente que refresca.
Abraços,

Gostaria de saber se posso cromar os raios das rodas da minha Shadow 600 sem ter nenhum tipo de consequência que comprometa a segurança? Obrigado. Jonir (49) Rio de Janeiro RJ
R: Jonir, Não há problema algum em cromar os raios da sua moto. O único cuidado é com a mão de obra de desmontar e montar. Procure um bom profissional para fazer o serviço e depois de pronto ande alguns dias para depois reapertar os
raios para conferir o alinhamento. Boa sorte,