Foto: Benelli - Bitenca

Rosca espanada, Bau, Quanto dura um pneu.

Foto: Benelli - Bitenca

Foto: Benelli - Bitenca

Bitenca, como não poderia deixar de fazer, antes de mais nada quero parabenizar a equipe do Motonline pelo maravilhoso trabalho que fez, faz e com certeza ainda vai fazer. Cada dia gosto mais deste site. Buenas… mandei fazer a revisão da minha CG 150 Sport com 25.730km (revisão dos 24.000km) em uma concessionaria autorizada de Porto Alegre. Eles me ligaram dizendo que teriam que verificar as valvulas e em função disso seria necessário refazer a rosca que segura o parafuso… Preço R$42,00… estranhei muito por que TODAS as minhas revisões foram com eles e nunca haviam me dito que a rosca estava ruim… Pra resumir, como sei que minhas valvulas vão “muito bem, obrigado” pedi que não mexessem nisso. Fica a dúvida, sempre que forem regular vão refazer a rosca? ou será que esses caras na revisão anterior não puseram muito torque e estragaram a rosca do parafuso? Desde já te agradeço pela consulta. Abraços, Juliano, 23, Esteio, RS.

R: Pois é Luciano. Não precisa ter bola de cristal para imaginar o que deve ter ocorrido. Para a regulagem das válvulas tem-se que ajustar a folga com o parafuso e porca meio soltos prevendo o quanto vai aproximar a rosca da lâmina (folha de aço com a espessura da folga correta) para o aperto final. Ou ainda, depois de verificada a medida correta virando com suavidade, apertar a contra-porca segurando o parafuso com a ferramenta adequada para que ele não vire e aperte demais ou fique solto. Porém, infelizmente há quem faça a regulagem virando e forçando a porca juntamente com o parafuso até chagar na folga correta mas corre-se esse risco, o de apertar demasiadamente o conjunto estragando a rosca do balancim. Se o ajuste anterior foi feito dessa forma incorreta e o mecânico sentiu a rosca ceder já deve estar prevendo que vai ter que refazê-la porque sabe da situação. O pior é que você vai ter que consertar a rosca sim, apenas não acho justo ter que pagar por isso, se for confirmada mesmo essa situação. Copio sua carta para o Dr. André, nosso consultor jurídico que pode lhe indicar a melhor maneira de compensar o seu prejuízo. Mas não fique triste, já vi pior. Uma moto saindo da primeira revisão vazando óleo no chão da garagem de uma cliente porque o “mecânico” da autorizada colocou o bujão com a rosca atravessada. Tiveram que soldar a carcaça e queriam cobrar o serviço da coitada da moça que não estava entendendo nada. Boa sorte para você.

Foto: Benelli TNT 899 - Bitenca

Foto: Benelli TNT 899 - Bitenca

Juliano, boa tarde! Diante do parecer técnico do Bitenca. Por favor me passe a Concessionária, telefone e contato, para que eu possa tomar providências junto a mesma e a marca. Grande abraço, André Garcia

Senhores, Fui na sexta-feira à tarde na concessionária e as valvulas foram apenas verificadas, não sendo necessário regular. Ficou também acertado que quando necessário fosse, eu iria ter essa regulagem gratuitamente. Como eu tinha que viajar com a moto na mesma noite acabei deixando assim e aí sim, se quando forem regular quiserem me cobrar pelo serviço de refazer a rosca (sem malícia… hehehee), pretendo exercer todos os meus direitos e agora mais do que nunca sei que posso contar com vocês. Agradeço imensamente a presteza em responder e verificar o meu caso. Grande abraço, continuem a fazer este belo trabalho! Att. Juliano

Gostaria de receber o modo de como confeccionar artezanalmente um mono rack para a nx 400 falcon e tambem os baus em alumineo se for possivel ja agradeço um abraço Wilson,41, Divinópolis, MG

R: Wilson, a confecção de um baú para moto pode ser complicado mas existem várias marcas de diferentes qualidades para sua moto no mercado. Quanto aos de alumínio, ou são malas tipo “case” adaptadas para moto ou são das originais BMW. Não conheço fabricante de baú em alumínio sem ser da forma acima, também não temos planos para fabricação artesanal desse tipo de equipamento. Aconselho a procurar um no mercado que satisfaça suas necessidades. Boa sorte.

Ando muito na cidade de São Paulo e tb viajo. MT-03 seria uma boa sugestão? Poderiam informar de quanto em quanto tempo (KM) rocarei o pneus, quanto custa uma revisão (troca de óleo + filtro).Aguardo sua resposta e muito obrigado. Álvaro, 48, São Paulo, SP

R: Álvaro, tanto quanto gasta de gasolina uma moto ou quanto dura uma pastilha de freio dependem de como o piloto usa seu equipamento. Percurso, clima, agressividade na tocada, como freia, etc. Também são inúmeras as variáveis que implicam no desgaste do pneu, mas em uso normal uma boa média de um bom pneu estaria na faixa de uns 10000Km. Não tome como base esse número pois varia por demais. Quanto ao custo de revisão, troca de óleo, etc. sugiro que consulte uma oficina de sua confiança perto de sua casa. Abraços.