Publicidade

Rossi celebra data histórica em Assen com mais uma vitória

Valentino Rossi provou uma vez mais ser homem para as grandes ocasiäes ao vencer o 75§ anivers rio do Gauloises TT Assen.

A sexta vit¢ria de Rossi em sete corridas j  disputadas em 2005 foi igualmente a sua quinta consecutiva – a mais longa s‚rie de vit¢ria consecutivas obtidas por um piloto da Yamaha na hist¢ria da classe rainha do motociclismo. Com este feito, o italiano estendeu a sua lideran‡a para 63 pontos sobre Marco Melandri em Honda. A duas semanas do seu 50§ anivers rio a ter lugar em Laguna Seca, a Yamaha saiu de Assen muito satisfeita, j  que o colega de equipa de Rossi, Colin Edwards, conseguiu igualmente um p¢dio ao cruzar a meta em terceiro.

“Hoje foi outra enorme batalha, como alias tem sido toda a temporada,” disse Rossi. “O Melandri esteve muito forte e lutou at‚ ao fim. Tive de estar sempre a 100% e muito concentrado, em especial na £ltima volta, onde consegui nÆo cometer erros e realizar a volta mais r pida da corrida. Mal posso crer que sou o primeiro piloto da Yamaha a vencer cinco corridas consecutivas, isto se tivermos em aten‡Æo os Campeäes do Mundo que j  correram com as cores da Yamaha – Agostini, Lawson, Roberts e Rainey!”

Publicidade

Sete Gibernau continua em quarto no campeonato atr s de Max Biaggi, depois de perder o quarto lugar na corrida para Nicky Hayden. Gibernau rodou atr s de Melandri quando este liderava a corrida nos instantes iniciais da mesma. Depois de ter ficado sem o seu chefe de mecƒnicos no primeiro dia do fim-de-semana devido a doen‡a, o espanhol foi incapaz de manter o ritmo na segunda metade da corrida acabando por cair para quinto.

Biaggi lutou bravamente por conseguir cruzar a linha de meta em sexto lugar, depois de ter feito uma m  largada que o fez cair para o 11§ posto logo na primeira volta. O italiano venceu uma  rdua batalha que durou at‚ … £ltima volta com um ex vencedor do Dutch TT, Alex Barros. Shinya Nakano largou muito bem, ocupando por breves momentos o terceiro posto da corrida depois de largar de quarto. O piloto japonˆs conseguiu um merit¢rio oitavo lugar numa Kawasaki que se mostra cada vez mais competitiva, ainda que o seu colega de equipe, Alex Hofmann, nÆo tenha conseguido um resultado tÆo bom dado ter sido obrigado a abandonar ap¢s seis voltas quando seguia em nono.

Os £ltimos lugares do top ten foram para o par da Ducati, Carlos Checa e Loris Capirossi, que mantiveram uma interessante batalha entre si com as motos italianas, enquanto que Troy Bayliss aproveitou o conhecimento do circuito resultante das vit¢rias ali obtidas nas World Superbikes para manter atr s de si Rub‚n Xaus, John Hopkins e Makoto Tamada. David Checa terminou … frente do ex CampeÆo do Mundo, Kenny Roberts, conseguindo assim o £ltimo ponto em disputa naquela que foi apenas a sua terceira participa‡Æo em MotoGP em substitui‡Æo de Toni Elias. O piloto espanhol espera j  poder voltar   a‡Æo no muito aguardado regresso do GP dos EUA que tem lugar em Laguna Seca daqui a duas semanas.