Publicidade

Texto de Maicon Ribeiro de Santana

Lorenzo dominou a prova no circuito de Losail

Lorenzo dominou a prova no circuito de Losail

A temporada 2013 da MotoGP começou com a corrida noturna do Catar. O espanhol Jorge Lorenzo largou na pole e mostrou que será o piloto a ser batido. Regular como sempre, liderou de ponta a ponta e não teve sua liderança ameaçada durante toda a prova. A briga ficou no segundo pelotão. Para a alegria dos Rossimaníacos o italiano mostrou ainda ter folêgo para brigar pelo título mundial. Largou em sétimo, conseguiu pular para o quinto lugar na segunda curva, mas tomou um “chega pra lá” de Pedrosa na segunda volta e caiu para o oitavo. Após passar a Ducati de Andrea Dovizioso o Doutor ficou engarrafado atrás do alemão Stefan Bradl. Mesmo sendo mais rápido só conseguiu ultrapassá-lo na oitava volta, conquistando a sexta colocação.

A ultrapassagem era questão de tempo, mas Crutchlow facilitou a vida de Rossi passando reto na curva 1. Vale agradeceu e foi em busca de Pedrosa, que estava lento na pista e cedeu o terceiro lugar. Começava a melhor disputa da prova. O estreante na categoria, Marc Marquez de 20 anos, contra Valentino Rossi, 34 anos e 9 títulos mundias. Apesar desta desigualdade, Marc provou que a Honda não estava errada quando apostou nele. Arrojado e corajoso, freava no último segundo nas curvas e segurou Valentino por 3 voltas. Mesmo após ser ultrapassado ficou na cola do doutor e deu troco na volta seguinte, mas o italiano estava determinado a conquistar o segundo lugar e ultrapassou Marc novamente, desta vez de forma definitiva.

Publicidade
Marquez (#93) mostrou personalidade em sua estréia, terminando a frente de seu companheiro, Dani Pedrosa

Marquez (#93) mostrou personalidade em sua estréia, terminando a frente de seu companheiro, Dani Pedrosa

Marc Marquez mostrou todo seu potencial e mesmo disputando sua primeira prova na MotoGP ultrapassou seu companheiro de equipe – Dani Pedrosa –  e conseguiu o terceiro degrau do pódio, deixando o inconstante espanhol na quarta posição. O britânico Cal Crutchlow assistiu a disputa entre as duas Honda durante toda a prova até ter a companhia de Rossi. Mas na bandeirada final, o britânico Crutchlow ficou com a quinta posição.

Moto2

Pol Espargaro é candidato ao título na Moto2

Pol Espargaro é candidato ao título na Moto2

Publicidade

O japonês Takaaki Nakagami largou bem e tirou a primeira posição de Pol Espargaro e abriu grande vantagem, mas com o desgaste precoce dos pneus foi ultrapassado pelo britânico Scott Redding. Espargaro fez uma corrida de recuperação e também ultrapassou o japonês, ficando na cola de Redding. E com uma bela ultrapassagem garantiu a vitória.

Moto3, Brasil na pista

Havia grande expectativa para a estréia do brasileiro Eric Granado, mas já na volta de apresentação teve problemas para ligar a moto, mas conseguiu resolver antes da largada. Com 32 motos no grid com rendimentos muito parecidos, a disputa é sempre emocionante do inicio ao fim, com aquela fila de várias motos no mesmo pelotão e virando no mesmo segundo a cada volta.

Eric Granado fez estreia discreta, mas mostrou que pode melhorar muito

Eric Granado fez estreia discreta, mas mostrou que pode melhorar muito

Publicidade

Os quatro primeiros, Alex Rins, Luis Salom, Alex Marquez e Maverick Vinãles, alternaram-se na liderança durante toda a prova. O espanhol Luis Salom cruzou a linha em primeiro e o surpreendente Vinãles, que perdeu parte do dedo em um acidente nos treinos em Jerez, terminou em segundo. O companheiro de equipe de Granado, Jonas Folger, terminou em quinto lugar, mostrando que há grande potencial para que o brasileiro cresça na equipe. Eric manteve o 25º lugar e, levando em conta os problemas no final de semana, foi um bom resultado para sua estreia na categoria. Fica a expectativa positiva para sua melhora a partir da 3ª etapa, em Jerez (Espanha), pois Eric conhece bem os circuitos europeus.

Para saber os resultados completos das três categorias, clique aqui. A próxima etapa da MotoGP será em Austin, nos EUA, no dia 21 de Abril.