Publicidade

Rossi garante última pole de MotoGP em Donington

A estrela italiana vai partir para o Grande Prémio de Inglaterra da primeira posição da grelha de MotoGP, uma estreia desde 2005.

Valentino Rossi assinou a quarta pole da época de 2009 na tarde de sábado ao garantir o melhor tempo da qualificação de MotoGP em Donington Park. O piloto da Fiat Yamaha parou o cronómetro em 1m28,116s, o bastante para conquistar a sua primeira pole em terras de Sua Majestade de 2005 – precisamente a última vez que também ganhou no traçado.

Rossi tem agora o dobro de poles que conquistou em toda a temporada de 2008 e, após a pole da semana passada em Sachsenring, lidera a tabela de tempos da qualificação na segunda corrida consecutiva, o que também acontece pela primeira vez para o italiano desde o início de 2007. A sua volta rápida surgiu no final da emocionante sessão, batendo Dani Pedrosa, o mais rápido dos Livres, por menos de um décimo de segundo.

Publicidade

O companheiro de equipa e rival ao título Jorge Lorenzo também ficou próximo do italiano ao terminar em terceiro e dando continuidade ao recorde de 100% de largadas da primeira linha da grelha na presente campanha. Ele relegou Casey Stoner, da Ducati Marlboro, para quarto por apenas 0,044s. O australiano sofreu uma segunda queda durante esta tarde, desta feita em Macleans.

Andrea Dovizioso e Colin Edwards juntam-se a Stoner na segunda linha da grelha. O companheiro de equipa de Edwards e único britânico na categoria rainha, James Toseland, igualou a sua melhor qualificação do ano ao garantir o nono posto.

Além da queda de Stoner, registou-se ainda um incidente com Gabor Talmacsi, que também caiu da sua Scot Racing.