Publicidade

Rossi larga da pole para o 75º Gauloises TT Assen

Valentino Rossi ir  largar da pole position pela quarta vez esta temporada no 75§ anivers rio do Gauloises TT Assen, numa altura em que procura obter a sua sexta vit¢ria em sete provas j  disputadas este ano.

O CampeÆo do Mundo de MotoGP, que lidera a classifica‡Æo com 58 pontos de vantagem sobre Marco Melandri, foi o mais r pido no final de uma sessÆo de qualifica‡Æo recheada de incidentes e realizada sob elevadas temperaturas, com os term“metros que chegaram aos 36§C.
Sete Gibernau, Marco Melandri, Colin Edwards, Nicky Hayden e Loris Capirossi realizaram todos voltas r pidas quando faltavam seis minutos para o t‚rmino da sessÆo. Depois disso, deu-se um momento de bizarra calmaria em que v rios pilotos, incluindo Rossi, esperavam por um oportunidade de pista limpa para lan‡arem as suas £ltimas tentativas. Rossi geriu o tempo da melhor forma, realizando uma volta em 1m58,936s e superando assim o tempo de Gibernau, que havia sido o £nico piloto a amea‡ar o dom¡nio do italiano.
“Tive sorte porque consegui utilizar os meus pneus de qualifica‡Æo a 100%,” disse Rossi ap¢s a sessÆo. “Com o primeiro jogo de pneus fiz 1m59,4s, que j  era uma excelente volta, mas pensei que poderia ir ainda um pouco mais r pido. Tive de esperar um pouco porque haviam muitos pilotos em pista no final. Esperei at‚ ao £ltimo momento e consegui o excelente tempo de 1m58. Estou satisfeito por estar na pole position porque amanhÆ estou certo que ser  uma dura corrida. Temos de esperar para ver como estar  o tempo mas se as temperaturas estiverem como hoje ser  uma corrida muito dif¡cil para pilotos e pneus.”
A temperatura continuou a subir ap¢s o t‚rmino da sessÆo, com Melandri a sofrer um acidente com o seu colega da Honda Max Biaggi na £ltima volta. Melandri acusou depois o seu compatriota de lhe bloquear a passagem. Apesar de nÆo ter podido melhorar o seu melhor tempo at‚ aquela altura, o anterior melhor registro de Melandri foi suficiente para lhe garantir um lugar na primeira fila do grid, juntando-se assim a Rossi e Gibernau.