Publicidade

Rossi pára Stoner para conquistar primeira vitória em Laguna Seca

O líder do Campeonato do Mundo Valentino Rossi colocou um ponto final na sequência de vitórias de Casey Stoner, e no domínio do australiano em Laguna Seca, com a primeira vitória no Red Bull Grande Prémio dos Estados Unidos.

Valentino Rossi juntou Laguna Seca à lista de pistas do actual calendário de MotoGP onde já venceu no que foi um absolutamente emocionante Red Bull Grande Prémio dos Estados Unidos, colocando um ponto final na sequência de vitórias de Casey Stoner e conseguindo importante incremento de cinco pontos na liderança do campeonato antes da paragem de Verão.

Em contraste com os seu comentários após a qualificação de domingo, Rossi não precisou de nenhuma arma, nem partir 30 segundos antes para travar o homem que dominou todas as sessões de treinos. Ao invés disso, o homem da Fiat Yamaha apostou num forte arranque e no que foi o seu melhor ritmo de todo o fim-de-semana para evitar a tentativa de fuga de Stoner, apresentando-se como o único obstáculo entre o australiano e a quarta vitória consecutiva.

Publicidade

Um rápido início, alguns momentos mais tremidos e dois pilotos isolados do resto do pelotão foram a receita para uma corrida emocionante e no final o resultado foi a 33ª vitória de Rossi ao serviço da Yamaha de fábrica – igualando o seu total com a Honda.

O momento decisivo da corrida surgiu na 24ª, quando Stoner e Rossi se preparavam para entrar na recta da meta. Na roda um do outro em quase todas as curvas, o piloto da Ducati Marlboro falhou a travagem, alargou a trajectória e acabou por ir à gravilha. Na tentativa de colocar o pé esquerdo no chão para voltar à pista o australiano acabou por cair. O jovem de 22 levantou de imediato a sua Desmosedici GP8 e voltar à prova, mas já tinha perdido demasiado tempo, ficando sem qualquer hipótese de ir além do segundo posto na corrida.

Enquanto isso, o segundo classificado de 2007 em Laguna Seca, Chris Vermeulen, fechou o pódio. O australiano fez uso do mesmo ritmo com que rodou nos treinos e, vindo de oitavo da grelha, envolveu-se ainda em animado despique com Nicky Hayden e Andrea Dovizioso, pilotos dos quais se isolou após os ter passado. Um resultado que só não foi melhor para o piloto da Rizla Suzuki porque a vantagem de Stoner era tal que não foi possível tirar partido da queda do compatriota.

Mais atrás, Hayden acabou por ceder o quarto posto a Dovizioso. O italiano do JiR Team Scot, que se estreou em Laguna Seca, foi o melhor piloto Michelin e o melhor Honda, enquanto o homem da Repsol Honda teve de se contentar com o quinto posto e o facto de ter sido o melhor da casa.

Publicidade

O gaulês Randy de Puniet, LCR Honda, também esteve em bom plano, terminando em sexto, enquanto Toni Elias, do Alice Team, o wild card da Rizla Suzuki Ben Spies, o também piloto da casa James Toseland, da Tech3 Yamaha, e o nipónico da San Carlo Honda Gresini, Shinya Nakano, fecharam o Top 10.

Muito má foi a estreia de Jorge Lorenzo em Laguna Seca. O piloto da Fiat Yamaha sofreu aparatosa queda na primeira curva, sendo cuspido da sua M1 e terminando na gravilha e fracturou o terceiro metatarso do dedo grande do pé esquerdo, uma lesão que não afectará a sua participação em Brno quando o Campeonato do Mundo regressar de férias.

Rossi lidera o Mundial com 25 pontos de vantagem sobre Stoner que subiu para segundo na classificação. Dani Pedrosa, que não alinhou em Laguna Seca, desceu para o terceiro posto.