Publicidade

Rossi sagra-se penta-Campeão em Sepang na vitória de Capirossi

O circuito de Sepang foi hoje o palco de uma emocionante jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP onde Loris Capirossi mostrou o excelente momento de forma que a Ducati est  a viver com as primeiras duas vit¢rias consecutivas desde que entrou para a categoria principal, bem como a melhor sequˆncia de resultados da Ducati desde que se estreou no MotoGP.

Largando a pole o italiano de imediato se destacou no topo da classifica‡Æo, gerindo muito bem a corrida, depois de muita pressÆo e de chegar a rodar em segundo atr s de Rossi, repetir o resultado da semana passada e oferecer … marca italiana o terceiro triunfo na categoria. Contudo, a tarefa de Capirossi nÆo foi f cil pois teve como principal advers rio ao longo das 21 voltas Valentino Rossi que, mesmo sem ter a necessidade de triunfar no GP da Mal sia para conquistar o quinto cetro da categoria, rodou de forma impressionante e tudo fez para coroar a conquista de mais um t¡tulo mundial com uma vit¢ria.

Depois de v rias dificuldades de afina‡Æo da sua Yamaha, tal como j  havia acontecido h  uma semana em Motegi, “Il Doctore” nÆo deixou os seus cr‚ditos por mÆos alheias e aproveitou na totalidade a segunda possibilidade que teve de fechar as contas do campeonato. Largando do s‚timo posto do grid, o piloto da Gauloises Yamaha j  rodava em terceiro ao cabo de cinco voltas. Rossi continuou a apresentar forte ritmo, acabando eventualmente por bater Nicky Hayden na luta pelo segundo posto e, j  perto do final, defender-se dos ataques levados a cabo pelo espanhol Carlos Checa que conseguiu o seu melhor resultados da temporada ao concluir a prova no terceiro posto e escassos 0,070 segundos de Rossi.

Publicidade

Enquanto isso, e enquanto Rossi mostrava porque ‚ que ‚ visto como um dos melhores pilotos de todos os tempos ao conquistar o s‚timo Campeonato do Mundo da sua carreira, Hayden apresentava-se como o melhor representante da Honda ao terminar em quarto … frente de Marco Melandri que levou a cabo magn¡fica prova apesar de ainda lesionado em resultado do incidente em que se viu envolvido com Valentino Rossi no JapÆo. Max Biaggi acabou por nÆo conseguir oferecer qualquer oposi‡Æo a Rossi, terminando a prova no sexto posto e tendo agora como objectivo a luta pelo vice-campeonato. Kenny Roberts Jr. foi o melhor homem da Suzuki com o s‚timo lugar, deixando a Alex Barros, John Hopkins e Colin Edwards a possibilidade de encerrarem o Top 10.

Quem continuou a apresentar o mesmo azar do resto da temporada foi Sete Gibernau que, ao tentar passar Shinya Nakano por dentro, acabou por cair quando o nip¢nico, sem se aperceber da presen‡a do espanhol, fechou a porta.