Publicidade

Rossi soma a 11ª vitória em Phillip Island

Valentino Rossi obteve a sua 11¦ vit¢ria da temporada hoje numa animada Polini Australian Grand Prix.

Com isto, o italiano ampliou o seu recorde de vit¢rias em Phillip Island para cinco consecutivas. Rossi Foi pressionado durante toda a corrida por um determinado Nicky Hayden, que liderou nas primeiras voltas depois de largar da pole position at‚ Rossi assumir o comando. A lideran‡a inicial do italiano durou at‚ meio da prova, e ap¢s algumas tentativas para quebrar a resistˆncia de Hayden, Rossi permitiu que o americano reassumisse a dianteira. Contudo, a oito voltas do final, Rossi reassume a lideran‡a abrindo uma vantagem de um segundo sobre o segundo classificado, vantagem essa que manteve at‚ final. Com isto, Rossi obteve igualmente o t¡tulo de construtores para a Yamaha, que soma de pontos para equipes e piloto.

“Tem sido uma temporada fant stica e hoje de termos ganho o t¡tulo de construtores num ano em que a Yamaha celebra o seu 50§ anivers rio ‚ uma sensa‡Æo muito boa. Quero dar os parab‚ns a todos,” disse Rossi. “Onze vit¢rias este ano j  ‚ um feito not vel e consegui-lo em Phillip Island ‚ muito especial. J  venci muitas corridas aqui, algumas deles muito importantes, e ‚ sem d£vida uma pista m gica para mim – Adoro-a. Hoje foi complicado, o Nicky Hayden foi dif¡cil de bater e julgo ter sido uma corrida bonita de se ver.”

Publicidade

O esfor‡o de Hayden para se manter na cola de Rossi foi um pouco ofuscado pelo desempenho do seu colega da Honda, Marco Melandri, que largou de oitavo na grid para lutar pelo segundo lugar a meio da corrida. Na altura em que Hayden j  havia conseguido libertar-se da pressÆo do italiano j  era tarde demais para ir buscar Rossi, nÆo obstante o americano realizou tempos idˆnticos ao l¡der da corrida nas voltas finais.
Um derradeiro esfor‡o de Carlos Checa fez com que o homem da Ducati subisse ao p¢dio, numa corrida onde nÆo teve a companhia do seu colega de equipe, Loris Capirossi. Checa acabaria por roubar o terceiro lugar a Melandri numa audaciosa ultrapassagem sobre a linha de chegada. Com Capirossi a nÆo participar na corrida de hoje e Max Biaggi sofrer uma queda na volta inaugural, o quarto lugar de Melandri coloca-o em segundo lugar no campeonato, em igualdade pontual com Hayden, numa altura em que faltam duas corridas.

Enquanto isso, Sete Gibernau relegava Colin Edwards para o sexto lugar ao lograr a ultrapassar a apenas quatro voltas do final, sendo que o americano conseguiu passar para a frente de Capirossi e Biaggi na tabela classificativa, ocupando agora o quarto lugar, a oito pontos de Hayden e Melandri. Alex Barros est  completamente fora da corrida pelo segundo lugar depois de sofrer uma queda na corrida de hoje a cinco voltas do final e com isso cair para oitavo no campeonato. Contudo, o seu colega de equipe nesta corrida, Chris Vermeulen, dever  estar satisfeito com o seu desempenho ao ter sido 11§ na sua estreia em MotoGP e na sequˆncia de uma interessante batalha em pista com John Hopkins.