Publicidade

A terceira etapa do Mundial de MotoGP foi realizada pela primeira vez neste domingo, 1§ maio, no circuito de Shangai, na China, debaixo de chuva e a pista bastante encharcada. Desde os primeiros treinos livres as equipes previam que esta seria uma prova dif¡cil pela incerteza com pista seca e a possibilidade de chuva.

O vencedor da corrida, Valentino Rossi (Yamaha) largou na sexta posi‡Æo, fechou a primeira volta em segundo somente atr s de Kenny Roberts que lideraria a prova por 4 voltas e depois pararia por problemas com sua Suzuki. Rossi agora tem 70 pontos e lidera o campeonato de pilotos, bem como a Yamaha que agora passa … frente da Honda no campeonato de construtores.

O destaque da corrida foi o francˆs Olivier Jacque (Kawasaki), correndo no lugar de Alex Hoffman que quebrou a mÆo em uma exibi‡Æo em Portugal 15 dias atr s. Jacque largou em 15o lugar, fez uma excelente corrida de recupera‡Æo e terminou na segunda coloca‡Æo, somando 20 pontos no campeonato.

O brasileiro Alex Barros (Honda), largou na 11a posi‡Æo e ficou preso atr s de um grupo confuso antes de poder se desvencilhar deles e partir para recuperar posi‡äes, mas a puni‡Æo por haver queimado a largada mudou tudo para Barros. Na s‚tima volta Barros cumpriu sua puni‡Æo com uma passagem pelos boxes e caiu para a 17a e £ltima posi‡Æo. Faltando pouco mais da metade da prova Barros ultrapassou 6 pilotos e terminou en 11§. Somou 5 importantes pontos e agora est  em terceiro no campeonato com 43 pontos, 2 atr s de Marco Melandri o segundo posto.

Publicidade

“A puni‡Æo mudou minha corrida e tive de recuperar as posi‡äes perdidas. Tamb‚m tive um problema s‚rio com a minha viseira que ficava emba‡ando muito. Eu nÆo percebi que queimei a largada, e achei que a moto se moveu imperceptivelmente. Tamb‚m nÆo larguei bem e fiquei preso em um grupo de pilotos que estavam cometendo muitos erros. Foi dif¡cil passar por eles porque andavam em tra‡ados muito variados. Quando consegui passar j  estava em 7§ lugar logo atr s do Melandri e foi a¡ que recebi a placa da puni‡Æo.  uma pena porque poderia ter diminu¡do minha desvantagem de pontos em rela‡Æo ao Rossi mas nÆo tive chance. NÆo vou mais pensar sobre isso e vou me concentrar no meu pr¢ximo objetivo, Lˆ Mans, em duas semana”, desabafou Barros.

O pole position, Sete Gibernau (Honda) terminou a corrida em 4ø lugar, com Max Biaggi (Honda) em quinto e Jurgen vd Goorbergh (Honda) em uma ¢tima 6ø coloca‡Æo.

A quarta etapa do Mundial de MotoGP ser  dia 15 de maio em Le Mans, na Fran‡a.

Classifica‡Æo do GP da China:

Publicidade

1. Valentino Rossi (ITA) Yamaha

2. Olivier Jacque (FRA) Kawasaki

3. Marco Melandri (ITA) Honda

4. Sete Gibernau (ESP) Honda

Publicidade

11. Alex Barros (BRA) Camel Honda

Classifica‡Æo geral do Campeonato Mundial de MotoGP:

1. Valentino Rossi (ITA) Yamaha – 70 pontos

2. Marco Melandri (ITA) Honda – 45

3. Alex Barros (BRA) Camel Honda – 43