Publicidade
Rota Marcia Prado

Rota Marcia Prado

“É verdade que você vai no passeio de 80 Km, cheio de perigos e assaltantes? Cheio de subidas, apesar de ser uma descida?”
Já são mais de 6.500 inscritos para a descida para Santos na Rota Márcia Prado 2012 que vai acontecer neste domingo. Tem muita gente dizendo que também vai, mesmo ainda não tendo se inscrito. E ainda por cima tem os indecisos, aqueles que acham que não conseguem completar os 85 km e que devem ir de qualquer jeito empurrados pelos amigos. No meio destes há muitos que a única coisa que falta é autoconfiança, por que nos fins de semana já fazem fácil uns 50 km. Quem faz 50 km mantendo a calma faz com facilidade os 85 km.

O segredo é o começo do passeio. Sair com calma, pedalar muito tranquilo, deixar o corpo ir pegando o ritmo bem aos poucos. Controlar a ansiedade numa bicicleta significa muito no gasto de energia, muito mais do que você possa sonhar.

Usar sempre o câmbio, mudando corretamente as marchas, à menor variação de terreno ou vento. Não mude as marchas com os olhos, mas com a necessidade das pernas. Não coloque uma marcha mole antes da subida, o que o fará pedalar muito acelerado até a subida travar a perna, o que é ruim para as pernas, pulmão e ritmo cardíaco. Deixa sua perna ir assumindo a força da subida, e trocando uma marcha por vez¸ vá amolecendo o pedalar aos poucos. Mantenha a faixa de giro correta, como num motor de carro ou moto. Nunca mude duas ou mais marchas por vez.

Publicidade
Passeio será neste domingo

Passeio será neste domingo

É óbvio que a bicicleta tem que estar em perfeita condição de uso, perfeitamente ajustada. E também é óbvio que os pneus têm que estar perfeitamente calibrados (como recomendado na banda lateral). Coloque algo entre a pressão mínima e máxima. Leve no mínimo uma câmara reserva. Duas é melhor.

Garrafa de água, pode ser com isotônico, alguma coisa para comer, de preferência barra de cereal, castanhas, nozes e frutas secas. Dinheiro, celular, chapéu, boné ou capacete. Não saia de casa com tudo que você precisaria para passar as férias. Basta o mínimo necessário; o mínimo dos mínimos. Melhor quase nada que uma tonelada.
Vai parando, tranquilo, sem correrias. Curta a maravilhosa paisagem, as pessoas, a dor na bunda inevitável (Hipoglós aos montes antes de deitar e antes de pedalar).

Estou muito ansioso. Acredito que esta descida de 2012 vai ser marcante. Faço votos para que seja uma divertida demonstração do tamanho que a coisa da bicicleta tomou. Se não chover sonho em ver mais de 10.000 descendo, o que para as autoridades vai ser um caos. Quem manda abrirem a caixa de pandora? Se der confusão foi eles que compraram.

Publicidade

Repito o convite: não deixem de participar. Veremos um fato histórico. É a quarta edição, mas será o primeiro estouro da boiada. Vai ser o máximo. Parabéns a todos garotos que agitaram a parada.
http://www.ciclobr.org.br/noticias/4o-passeio-cicloturistico-rota-marcia-prado