Publicidade

A segunda edi‡Æo do Rally Rota Sul, que ser  disputada entre os dias 8 a 10 de abril no Rio Grande do Sul, bateu o recorde de inscritos e ter  128 ve¡culos participantes em todas as categorias.

SerÆo 57 motos e quadriciclos, 40 carros, oito caminhäes, 18 na regularidade (10 graduados e oito na turismo) e cinco carros na expedition. Em 2003 foram 127. O Rota Sul, considerado o segundo rali mais importante no cen rio nacional, atr s apenas do Rally dos Sertäes, vai abrir o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e a Ta‡a Brasil de Rally.

Motos, carros, caminhäes e quadriciclos percorrerÆo 934 quil“metros de estradas e trilhas com areia, lama, pedras e outros tipos de terrenos pelo interior ga£cho. Nos dias 7 e 8 os ve¡culos passarÆo por inspe‡äes t‚cnicas e farÆo o pr¢logo (tomada de tempo) no dia 8 em Torres. No dia 9 os competidores partirÆo da cidade para a Praia do Cassino, em Rio Grande, e chegarÆo a Bag‚ no dia 10 de abril. Os principais pilotos do pa¡s estarÆo acelerando forte em busca de pontos no campeonato.

Briga acirrada entre as motos
A briga mais acirrada no Rally Rota Sul dever  acontecer entre as motos, j  que os dois maiores pilotos do Brasil se enfrentarÆo pela segunda vez na competi‡Æo. Jean Azevedo e Juca Bala, que tamb‚m j  participaram do Paris-Dakar, prometem disputar cada peda‡o de trilha nas terras ga£chas. “Este ano estou com uma moto mais competitiva e acredito que terei mais chance de conseguir uma vit¢ria”, avisou Juca Bala.

Publicidade

O piloto espera que os terrenos por onde passar  o Rally Rota Sul nÆo estejam tÆo “encharcados” como no ano passado. “Ultimamente nÆo estou nem podendo ver  gua na minha frente. Se estiver mais seco ficar  mais f cil para o piloto mostrar toda a sua t‚cnica”, disse Juca, que no ano passado perdeu o Rally dos Sertäes no £ltimo dia depois de ficar atolado em um rio. Em 2003, Jean Azevedo foi o campeÆo do Rally Rota Sul entre as motos e ficou … frente de Juca Bala por uma diferen‡a de apenas 1 minuto e 28 segundos.

Entre os caminhäes, a dupla Carlos Salvini e Fernando Chwaigert reinou absoluto no Rota Sul do ano passado e tentar  repetir o feito neste ano. “Entraremos forte para conseguir a vit¢ria e a primeira etapa ‚ que vai decidir a prova. Quem andar bem logo no come‡o j  abrir  uma diferen‡a que ser  dif¡cil de tirar. Para n¢s o percurso mais complicado serÆo as dunas”, explicou Carlos Salvini. A dupla campeÆ de 2003 nos caminhäes sabe que nÆo ter  moleza em rela‡Æo aos concorrentes. “O Andr‚ Azevedo est  se preparando e vir  forte para a competi‡Æo”, alertou Salvini.

Andr‚ Azevedo e Robson de Oliveira nÆo querem repetir a performance do ano passado e esperam dar muito trabalho aos atuais campeäes. Em 2003, eles nÆo fizeram uma boa prova e ficaram apenas com a quinta coloca‡Æo.