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Caro tio Tite, parab‚ns pela mat‚ria sobre as rota‡äes. A cada dia que passa, n¢s motonliners aprendemos mais e mais com nosso guru do motociclismo. Quando vier aqui nos grandes encontros de nossa regiÆo (Ub , Barbacena, etc.), iremos comer aquele belo tutu … mineira e tomar uma cerva hiper gelada.
Tiago – Vi‡osa, MG
E a¡ Tite, lendo a mat‚ria As Rota‡äes vi que quando se ultrapassa o limite de rota‡äes de potˆncia m xima, a potˆncia diminui devido a flutua‡Æo das v lvulas. H  alguma vantagem em alterar, aumentando o limite de rota‡äes do CDI?
Diogo – Belo Horizonte- MG
Bacana a reportagem sobre RPM,mas gostaria de saber se a YBR tem corte de igni‡Æo no CDI ou se o motor dela gira ate onde pode?
EstevÆo – cascavel-pr
Ol  tite como todos aqui leio o site sempre e entÆo me surgiu uma d£vida, na mat‚ria das rota‡äes nÆo ‚ poss¡vel uma moto (ou carro) ter quatro v lvulas por cilindro, s¢ que a cada ciclo completo usar duas alternando hora um conjunto hora outro conjunto visando altas rota‡äes e evitando a flutua‡Æo visto que a velocidade das v lvulas desse comando seria a metade do obtido nos comandos normais? C entendeu o pensamento? Vocˆ sabe se um motor assim existe?
klebiano – po‡os de caldas
Tiago, nÆo esque‡a a ambrosia de sobremesa! Diogo, sim, isso se chama “veneno eletr“nico”, mas saiba que tem limite, d  pra “deslocar” as faixas de torque e potˆncia de forma a deixar a moto mais esperta em baixa ou em alta rota‡Æo, mas o ganho de potˆncia ‚ pequeno porque a margem de seguran‡a ‚ menos de 500 rpm. EstevÆo, essa pergunta vc precisa fazer para o SAC da Yamaha. Klebiano, nÆo entendi direito, mas j  existem motores de comandos vari veis h  mais de 10 anos, usado pela Honda no Civic VTi. Recentemente a Valeo desenvolveu um comando de v lvulas eletr“nico, mas isso ‚ tema para a pr¢xima mat‚ria t‚cnica.

RD
Tite meu bruxo! Quanto tu acha que eu vou pagar pra comprar uma RD 350 “marlboro” xarope! Obs.: Xarope no Gauchˆs quer dizer em bom estado!
Alexandre – Porto Alegre
Bah, se tu achar uma xaropeta, manda bala, mas pelo amor de tua cuia de mate, coloque um amortecedor de dire‡Æo na motoca senÆo vc vai sentir na pele os efeitos do kick-back.

Banco
NÆo acredito q o Leo ficou tentando raspar as pedaleiras da Tornado! Tirem suas pedaleiras da frente desse cara! Ah, toda moto nova “queima” as juntas do escape? isso p ra quando? E avisa o Mineirim pra me mandar um e-mail que eu j  montei uma lista de itens pra fazer uma cirurgia no banco da Toni (hehe) assim q pegar ela da concession ria.
Mauricio – Jundiai SP
Essa queima e o cheiro dura cerca de dois dias.

CB 400
A CB400Super Four hoj‚ ‚ vendida no mercado Japonˆs e tem alguns itens parecidos aos da jur ssica CB, tais como as suspensäes traseiras, por‚m na CB400Four sÆo a g s. Diz ae Tite? SuspensÆo a g s ou monochoque? E ser  que a CB400SuperFour vem ao Brasil?
GABRIEL – NOVO HAMBURGO RS
Tio Tite, lendo suas cartas de leitores procurando pela minha carta sobre a MT-03 eu li algo sobre “boatos fortes de uma CB 400 four”. Eu j  tinha lhe perguntado isso a um tempÆo atr s e vocˆ tinha me dito que provavelmente nÆo viria pro Brasil. Ser  que vem agora? Destrinche mais sobre o boato por favor, sou apaixonado pela CB super four japonesa.
Franz – Bras¡lia, DF
O amortecedor duplo a g s funciona muito bem, tanto que algumas f bricas estÆo voltando para ele. A boataria est  muito forte, mesmo assim nÆo creio numa 400 Four no Brasil, nÆo com a cultura de lisarbianos que querem potˆncia de 1000 a pre‡o de 125.

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CB 500
Tite, sobre a CB 500, ainda, na minha opiniÆo a Honda deveria relan‡ -la sim, mas nÆo como essa s‚rie especial de nÆo sei quanta unidades, mas sim remodelada, com uma rabeta tipo da CG sport, novo tanque e aquelas aletas laterais, p ra-lama dianteiro e um painel semelhante da twister. Da¡ ir¡amos ver se nÆo iria vender!!!
Cezar – Itapeva – SP

Velocidade
Cara, andei em uma hornet de um amigo meu e para surpresa minha ela nÆo passa dos 240, tem limitador, por‚m sobra motor a fu. Como vocˆ nÆo divulgou a velocidade final dela eu fiquei curioso. Obviamente para uma 600 desse porte, ela anda bem mais, mas pq limitar em 240? cair a 220 ou a 260 nÆo vai fazer muita diferen‡a. Devem ser regras de f brica como sempre. Por‚m o ventÆo nos peitos ‚ cruel, mas muito satisfat¢rio.
Jonathan – Novo Hamburgo – rs
Johnny deve ser o limitador de rota‡äes que corta na faixa vermelha. Leia a mat‚ria sobre rota‡äes, por favor!

CBX 200
gostaria de receber algum teste e informa‡äes sobre a cbx 200 strada, pois acabei de adquirir uma.
Tarcisio – Rio de Janeior – RJ
Basta escrever para [email protected] e solicitar a revista com o teste completo.

Kits
Gostaria de saber a sua opiniÆo sobre aqueles kits de aumento de potˆncia para motos pequenas 125, 150, 250, vocˆ deve saber do que falo . Qualquer mecƒnico consegue instalar , digo ‚ s¢ instalar o kit ? ou tem que fazer mais alguma modifica‡Æo no motor ? E quanto a problemas? vida £til ? e coisas deste tipo.
ivan – teresina – PI
Nunca testei esses kits e eu prefiro nÆo comentar sobre equipamentos que nÆo testei. Com certeza nÆo basta instalar o kit, mas ‚ preciso alterar parƒmetros de alimenta‡Æo e igni‡Æo.

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Tamanho
tenho uma CB 500 tava pensando em pegar uma CBR 600 ser  que vou ter muitos poblemas com minha altura de 1,85m ou ‚ s¢ andar um pouco para atr s do banco?
Bruno – SÆo JoÆo da Boa Vista-SP
Sim, vai ter problemas, mas nada que um esfor‡o nÆo compense. Tente fazer um teste em alguma moto emprestada.

Mirage
Gostaria de saber sua opiniÆo sobre a Mirage 250, bem como uma compara‡Æo entre a nova Mirage 650 com a Shadow 750.
Rodrigo – Gramado – RS
N¢s ainda nÆo avaliamos a Mirage 250 e a versÆo 650 ainda nÆo est  dispon¡vel no mercado.