Publicidade

A partir desta sexta-feira, 18, empresas ligadas … ind£stria automotiva poderÆo aderir ao Programa, que tem como objetivo o aprimoramento tecnol¢gico do setor

SÆo Paulo, 18 de maio de 2007 – A partir desta sexta-feira (18) estÆo abertas as adesäes de empresas para a primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva SAE BRASIL-UNICAMP-ITA (strico sensu), que tem como principal objetivo o aprimoramento tecnol¢gico do setor, por meio da especializa‡Æo profissional dos engenheiros brasileiros que atuam na ind£stria automotiva.

Criado para atender …s necessidades da ind£stria, o Programa de Mestrado da SAE BRASIL-UNICAMP-ITA possui concep‡Æo inovadora, ao adotar o formato -multicampi- em que as aulas sÆo ministradas em diferentes institui‡äes de ensino, de acordo com a  rea de concentra‡Æo escolhida. EstarÆo dispon¡veis quatro  reas das sete previstas no Programa: Materiais, Motores, Dinƒmica e Eletr“nica, sendo que as demais (Estrutura, Projetos e Manufatura) deverÆo ser iniciadas a partir de 2008.

Para Jos‚ Luiz Albertin, diretor de P¢s-Gradua‡Æo da SAE BRASIL, o Mestrado Profissional ser  um catalisador entre a necessidade da ind£stria e a excelˆncia das universidades, visando a inova‡Æo tecnol¢gica. “Um dos pr‚-requisitos do curso ‚ a necessidade do aluno estar atuando no setor automotivo e contar com o apoio da empresa onde trabalha, uma vez que a proposta ‚ o desenvolvimento de um projeto de interesse corporativo”, explica Albertin.

Publicidade

Al‚m disso, para participar do Mestrado, os candidatos devem ter diploma de curso de Engenharia ou curso superior ligado a Ciˆncias Tecnol¢gicas, como F¡sica, Tecnologia, Qu¡mica entre outros. A sele‡Æo ser  efetuada por uma comissÆo pedag¢gica que analisar  a pertinˆncia do tema descrito na proposta inicial e o curr¡culo do candidato.

Maturidade – Uma das propostas do Programa de Mestrado da SAE BRASIL-UNICAMP-ITA ‚ reduzir consideravelmente o per¡odo de matura‡Æo profissional que, no atual modelo de forma‡Æo do engenheiro, demanda oito anos, entre a gradua‡Æo e o exerc¡cio da atividade plena como especialista em  reas tecnol¢gicas de ve¡culos. “O profissional que cursar nosso Mestrado poder  alcan‡ar a maturidade t‚cnica e profissional em quatro anos”, afirma Albertin.

As aulas serÆo ministradas por docentes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e do ITA (Instituto Tecnol¢gico de Aeron utica), semanalmente, …s sextas-feiras e s bados. O curso, que oferece at‚ 25 vagas, por  rea de concentra‡Æo, ter  dura‡Æo de, no m¡nimo, quatro semestres e, no m ximo, cinco semestres, com carga hor ria total de aulas de 360 horas. Informa‡äes e adesäes podem ser obtidas no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br – ou pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 9.

“Temos um grande desafio pela frente que ‚ balancear a equa‡Æo, forma‡Æo acadˆmica versus a necessidade da ind£stria. Com o Programa de Mestrado Profissional da SAE BRASIL-UNICAMP-ITA, damos um importante passo para enfrentar esse desafio”, afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Segundo Vilmar Fistarol, com o Programa de Mestrado da SAE BRASIL, a engenharia brasileira dar  um salto de qualidade, rumo … especializa‡Æo necess ria para manter o Pa¡s na vanguarda da tecnologia da mobilidade.

Publicidade