Publicidade

Para discutir os impactos que as novas normas de segurança e as tendências no uso de materiais na construção automotiva terão no mercado nacional, a SAE BRASIL realizará no dia 24 de maio o Simpósio SAE BRASIL de Materiais, na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima, MG (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere)

Ed Juarez Mendes Taiss é o chairman do simpósio

Ed Juarez Mendes Taiss é o chairman do simpósio

O encontro é realizado pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL e será o primeiro da regional sobre o tema. “A necessidade de falarmos sobre o assunto foi identificada depois que percebemos que ele vem sendo abordado em vários países. Por isso, vamos colocá-lo em debate e discuti-lo exaustivamente com grandes especialistas do mercado”, aponta Ed Juarez Mendes Taiss, chairman do simpósio.

Segundo o executivo, quando se fala em veículos mais econômicos consequentemente se remete à redução de peso. Entretanto, como deixar um carro mais leve e construir modelos menores, mais econômicos e eficazes, porém seguros? “Essas e outras questões sobre segurança a partir do uso de bons materiais na construção automotiva será o foco do simpósio, que fará uma análise mais profunda sobre esse mercado a fim de provocar o debate sobre em quais condições de competitividade a indústria brasileira se manterá”, explica.

Publicidade

LEGISLAÇÃO – Taiss acrescenta ainda, que o Brasil passa por grande reformulação nas normas de segurança veicular e, por isso, será preciso que a indústria se prepare e encontre materiais adequados para atender à legislação. “O governo decretou diversas leis que entrarão em vigor já este ano, por isso, iremos alertar para as novas exigências de segurança e as novidades do mercado, inclusive internacional, e como está a competitividade. Mostraremos as soluções para atender às exigências”, completa.

Na Europa, Ásia e Estados Unidos os requisitos em segurança veicular crescem sistematicamente e influenciam diretamente os designs dos automóveis, em especial, a estrutura veicular e peças de segurança. “O assunto de segurança viária já foi exaustivamente debatido e resolvido na Europa e vai chegar aqui. Precisamos estar preparados para atender essa demanda”, afirma.

“Os simpósios da SAE BRASIL contribuem para o desenvolvimento de novas soluções no campo de engenharia e atualiza experiências, que são muito importantes para a inovação tecnológica”, avalia Carlos Eugenio Dutra, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.

Programação
8h15 – Abertura – Palavra do diretor da Regional Minas Gerais, Norberto Klein

Publicidade

8h30 – Palestra internacional – “How to conciliate weight reduction and lower
emissions with safety improvements: present trends in body in white materials (BIW)
for light vehicles”, com o prof. dr. Hardy Mohrbacher, diretor gerente da NiobelCon Consultoria, professor associado da Katholieke Universiteit Leuven e professor adjunto da Shangai University.

9h30 – Painel Materiais Metálicos
Palestra: “Estratégias de uso de aços alta resistência no atendimento dos requisitos de segurança veicula”, com Mariana Perez Oliveira, engenheira de desenvolvimento de mercado da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
Palestra: “A resposta do alumínio para a segurança veicular”, com Ayrton Filleti, diretor-técnico e coordenador do Comitê de Mercado de Transportes da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e superintendente do Comitê Brasileiro do Alumínio CB-35/ABNT.
Palestra: “Soluções em aço e processos no atendimento das demandas da segurança veicular”, com Milton Picinini Filho, gerente geral de operações da CSN – Porto Real.
Debate com os palestrantes
11h15 – Painel Materiais não Metálicos
Palestra: “Definição de polímeros na segurança veicular”, com Jorge Braz Fogolin Filho, gerente engenharia de materiais.
Palestra: “Nanotubos de carbono e suas aplicações em nanotecnologia”, dr. Msc. Luiz Orlando Ladeira.
Debate com os palestrantes

13h15 – Palestra Internacional – “Next generation processes in vehicular safety in particular laser welded blanks”, com dr. Marius Spöttl, diretor-gerente da ThyssenKrupp Lasertechnik.

14h15 – Painel Materiais Componentes, Design Estrutural e Processos
Palestra – “Tendência de materiais para tanques e bocais de combustível”, com Dr. Marley de Souza Lemos, superintendente de engenharia de produto da Aethra Automotive.
Palestra – “Contribuição de softwares de simulação no design estrutural”, com Ms. Eng. Luiz Flávio Vieira Brant, surpervisor de cálculo estrutural da Stola do Brasil e professor da PUC-Minas e UNIUBE.
Palestra – “Aplicação do processo de estampagem a quente e aços avançados de alta resistência na concepção de peças de chassis e estruturas”, dr. Camilo Carletti, engenheiro de materiais da Benteler Automotive.
Debate com os palestrantes

Publicidade

16h – Painel Design e Expectativa em relação aos Materiais
Palestra – “Design do futuro: desafio dos materiais em atendimento às tendências de design”, com Paulo Nakamura, Auto Design da Fiat Automóveis America Latina
Palestra – “O papel da Engenharia de Materiais na segurança veicular”, com Paulo Roberto de Carvalho Coelho Filho, gerente de engenharia de materiais da Fiat Chrysler América Latina.
Palestra – “FSV – Future Steel Vehicle. Aços avançados, processos e design estrutural no atendimento da segurança veicular em veículos de propulsão alternativa”, com Ed Juarez Mendes Taiss, engenheiro de produto da Usiminas e membro do Comitê World Auto Steel (World Steel Association).
Debate com os palestrantes

17h30 – Palestra de encerramento: com Norberto Klein, diretor da Regional Minas Gerais.