Publicidade

NVH 2010 começa neste dia 17 (domingo); com experts mundiais em tendências e avanços na indústria da mobilidade; haverá também curso e mostra tecnológica

As tendências mundiais em vibrações e acústica (NVH) e as últimas tecnologias relacionadas à área e aplicadas ao setor da mobilidade serão os temas em debate no II SAE BRASIL Noise and Vibration Congress – NVH 2010, que será realizado pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL de 17 a 19 de outubro, em Florianópolis, SC (Hotel Praia Tur, av. Dom João Becker, 222, Praia dos Ingleses).

O NVH 2010 reunirá especialistas nacionais e internacionais em cinco palestras, terá apresentação de 34 trabalhos técnicos (papers) e mostra de engenharia, com a participação das principais empresas do segmento nas indústrias automotiva e aeroespacial, como Brüel & Kjaer Sound and Vibratiom, GROM, LMS North América, PRA Global- Wolverine, 01db e Daltomare. Faz parte da programação curso sobre Tecnologia de Silenciadores, ministrado pelo expert egípcio Tamer Elnad Biancchi, nos dias 16 (sábado, das 8h30 às 18h) e 17 (domingo, das 9h ao meio-dia).

De acordo com Samir Gerges, chairman do NVH 2010, o encontro é uma oportunidade para discutir as últimas tecnologias relacionadas à engenharia de NHV, equipamentos de medição, instrumentos de previsão, materiais de controle, normas e ensaios. “Hoje se busca, cada vez mais, reduzir ou controlar as emissões de ruído dos produtos automotivos e o assunto será parte das discussões”, ressalta.

Publicidade

Para Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os encontros técnicos avançados da instituição permitem à comunidade de engenharia acompanhar as transformações do setor em diversas áreas da mobilidade. “A SAE BRASIL cumpre o seu papel ao promover em 10 pólos tecnológicos do País debates profundos de assuntos relacionados a suspensões, freios, implementos rodoviários, ruídos e vibrações, motores, tração e powertrain, entre outros. Estes encontros apontam o rumo que o setor irá seguir nos próximos anos”, diz o executivo.

DEBATES – No primeiro dia de NVH 2010, Micael Gianini Valle do Carmo, engenheiro de Ruídos e Vibrações da Embraer, falará sobre o programa brasileiro para desenvolvimento de aeronaves mais silenciosas, na palestra “Brazilian Silent Aircraft Program: a research in aeroacoustics” (Programa Brasileiro de Aeronaves Silenciosas: uma pesquisa em aeroacústica).

O programa, que é uma iniciativa de seis universidades brasileiras e institutos (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/USP, Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de Brasília e Instituto de Aeronáutica e Espaço), em parceria com a Embraer, visa o desenvolvimento de metodologias e soluções para o problema do ruído externo de aeronaves. A palestra irá mostrar os desafios técnicos que o programa precisa vencer e dar uma visão geral dos resultados que foram apontados.

No dia 18, Julien Manera, engenheiro de Aplicação Senior da belga Free Field Technologies, falará sobre “Applications of acoustic FEA to the automotive and aircraft industry” (Aplicações elementos finitos acústicos para a indústria automotiva e aeroespacial). Manera, que é mestre em Engenharia Mecânica pela Université de Technologie de Compiègne, na França, e atuou como engenheiro acústico na Airbus, fará revisão dos mais novos problemas acústicos enfrentados pelas indústrias automotiva e aeroespacial. “A apresentação mostrará como as atuais técnicas FEA (elementos finitos acústicos) são adequadas para responder a vários problemas, o que inclui ruídos emitidos por motores de avião, sistemas de ar condicionado, aerodinâmica, entre outros”, diz Samir Gerges.

Publicidade

Também no dia 18, Pieter Sijtsma, cientista senior da NLR (Bélgica), ministrará a palestra “Phased array beamforming applied to wind tunnel and fly-over tests” (Formação de feixes matriciais aplicados na medição de túnel de vento e aproximação de aeronaves), que abordará tecnologia de identificação de fontes de ruído em sistemas complexos (aeronaves e carros), aplicada pela Boeing.

Já o prof. dr. Klaus Genuit, da alemã HEAD acoustics GmbH, discorrerá sobre as tecnologias de medição NVH no estado da arte, além de falar sobre soluções, desafios, perspectivas futuras e desenvolvimentos no campo. Genuit é fundador e um dos principais colaboradores nas áreas de qualidade de som, processamento de sinais binaural e análise, auralização de ambientes virtuais, análise de NVH, e as medidas de telecomunicações.

No dia 19, Ricardo Musafir, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, encerrará a programação de palestras, e revisará os conceitos básicos de modelagem, com ênfase na física da dinâmica de fluidos e processos acústica. Musafir também falará sobre o que é uma analogia acústica e suas limitações, entre outros assuntos.

PAPERS -34 trabalhos técnicos nacionais e internacionais serão apresentados, nas áreas de motor, transmissão, tração; controle ativo/passivo de NHV; subsistemas do veículo; técnicas de medição de NVH; exterior e interior do veículo NVH; métodos numéricos; pneu e estrada; modelagem de sistemas de exaustão e testes; técnicas para a identificação da fonte; ruído e vibração internos e externos da aeronave; ruído do aeroporto; ruído comunidade; efeitos do ruído e vibração no homem; qualidade do som; auralização; acústica aero; instalações e equipamentos de NVH; regulamentos e normas; análise custo-benefício; vibração e acústica.

Publicidade

Apresentações – Em paralelo serão realizadas as palestras sobre ‘Silent Aircraft’ (Aeronaves Silenciosas), com Delia Dimitriu e Dominique Collin, especialistas internacionais membros do grupo europeu X-Noise, que coleta pesquisas e tecnologias. Ambos apresentarão os conceitos mais avançados de aeroportos para restrições de ruído, e critérios ambientais. Informações, inscrições e a programação podem ser obtidas no site http://www.saebrasil.org.br/eventos/secao_parana_sc/nvh2010/site/ .