SAE BRASIL realiza seminário sobre biocombustíveis em São José dos Campos,SP

Dia 24 de novembro, personalidades da indústria, governo e pesquisa discutirão os desafios, tendências e sustentabilidade nos setores da mobilidade e energia

–Biocombustíveis e a Indústria da Mobilidade– é o tema do 1º Seminário SAE BRASIL
Mobilidade, Meio Ambiente e Fontes Renováveis de Energia, que será realizado no dia 24 de novembro, em São José dos Campos. No encontro, importantes personalidades da indústria, governo e instituições de pesquisa, ligadas aos setores da mobilidade e energia, farão debates sobre os desafios, tendências e a sustentabilidade de programas em implantação. Iniciativa da Seção São José dos Campos da SAE BRASIL, o seminário ocorrerá no Parque Tecnológico (rodovia Pres. Dutra, km 137, bairro Eugênio de Melo).

O programa terá seis palestras e dois painéis, que mostrarão como a indústria da mobilidade, especialmente nos segmentos automotivo e aeroespacial, está empenhada no desenvolvimento de combustíveis renováveis, capazes de substituir os derivados de petróleo com eficiência e menor impacto ambiental.

Weber Amaral, fundador do Pólo Nacional de Biocombustíveis, abrirá o debate sobre os desafios globais para os biocombustíveis. Na seqüência, Vicente Pimenta, gerente de Projetos Especiais da Delphi, falará sobre os desafios e oportunidades para os biocombustíveis na matriz energética.

Francisco Emilio Baccaro Nigro, assessor da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, abordará os incentivos e as oportunidades geradas pelos parques tecnológicos para pesquisa e desenvolvimento em fontes alternativas de energia para a indústria da mobilidade.

Os impactos ambientais globais e a contribuição potencial dos biocombustíveis na redução dos gases de efeito estufa serão foco de Carlos Affonso Nobre, presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme, programa mundial que reúne cientistas na pesquisa interdisciplinar sobre as mudanças ambientais do planeta.

Outro destaque será a apresentação de Satoshi Yokota, vice-presidente executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, sobre os desenvolvimentos atuais de biocombustíveis na indústria aeronáutica.

Na área automobilística, representantes da GM Powertrain, FTP Powertrain Technologies e Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, darão sua visão sobre a nova geração do flex, o domínio do ciclo do etanol, as novas gerações de biocombustíveis, desafios e oportunidades para a indústria brasileira.

O seminário é dirigido a todos os profissionais da indústria e academia com atuação voltada ao desenvolvimento e aplicação de fontes alternativas de energia que possam contribuir para a redução do aquecimento global e a dependência em relação aos combustíveis fósseis.

Segundo Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, seminários assim ajudam na disseminação do conhecimento tecnológico entre a comunidade de engenharia. “São oportunidades de conhecer o pensamento e a opinião dos principais executivos da indústria da mobilidade, sobre as inovações e tendências tecnológicas, e também acerca do mercado e do papel do engenheiro brasileiro no cenário mundial”, diz.

8h30 – Abertura
8h40 – BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DA MOBILIDADE – O papel da engenharia da
mobilidade, com a diretoria da SAE BRASIL.
8h50 – palestra O DESAFIO GLOBAL PARA OS BIOCOMBUSTÍVEIS, com Weber Amaral, fundador
do Pólo Nacional de Biocombustíveis.
9h35 – palestra O PROGRAMA BRASILEIRO DE BIOCOMBUSTÍVEIS, com Vicente Pimenta,
gerente de Projetos Especiais da Delphi.
10h50 – palestra INVESTIGAÇÃO DE FORMAS ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA – VISÃO
VSE, com James Pessoa, presidente da VSE – Vale Soluções em Energia.
11h35 – palestra A CONTRIBUIÇÃO DOS PARQUES TECNOLÓGICOS EM PESQUISAS E
DESENVOLVIMENTO DE BIOCOMBUSTÍVEIS, com Francisco Emilio Baccaro Nigro, assessor
especial da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Apresentação:
Toshihiro Yosida, secretário do Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos.
13h45 – OS BIOCOMBUSTÍVEIS E O CLIMA TERRESTRE, com Carlos Affonso Nobre, presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme.
14h30 – painel BIOCOMBUSTÍVEIS: SUSTENTABILIDADE EM ENERGIA VEICULAR, com Expedito
Parente, presidente da Tecbio, João Guilherme Herrmann, COO da Berpar, e Maurício
Penteado, especialista em Biocombustíveis e engenheiro de Performance & Emissões na
MWM International Motores..
16h00 – OS BIOCOMBUSTÍVEIS NA INDÚSTRIA AERONÁUTICA, com Satoshi Yokota,
vice-presidente executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico
da Embraer.
16h45 – painel INDÚSTRIA AUTOMOTIVA E BIOCOMBUSTÍVEIS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS
TECNOLÓGICOS, com Henrique Pereira, gerente de Engenharia de Produtos da GM
Powertrain; Flávio Flish, Engenharia de Aplicação da FPT Powertrain Technologies; e
Rodrigo Chaves, gerente de Engenharia de Powertrain da VW Caminhões e Ônibus.

Local: Parque Tecnológico (rodovia Pres. Dutra, km 137, bairro Eugênio de Melo)