Publicidade

Dois document rios, um deles em cartaz hoje em SÆo Paulo, abordam uma epop‚ia que ‚ compatilhada por 250 mil motoboys.

H  cerca de 250 mil motoboys ziguezagueando pelo trƒnsito de SÆo Paulo. Em m‚dia, morrem 3 deles por dia. Essa epop‚ia urbana pouco seduziu o mundo art¡stico at‚ hoje, mas parece que a situa‡Æo mudou. O cinema mirou sua lente no retrovisor de uma motoca. Ao mesmo tempo em que estr‚ia hoje, no ciclo Cinesul 2003 – Festival de Cinema e V¡deo Latino, o document rio Na Garupa de Deus, de Rog‚rio Corrˆa, est  sendo produzido outro filme, Motoboys, de Caito Ortiz.

“Levantei rapidinho, nenhum arranhÆo/ Parecia milagre, mas tem explica‡Æo/ Eu t“ com Deus, sou her¢i/ Sem carteira assinada/ ProfissÆo motoboy.” O rap do grupo Fator Surpresa pontua o filme de Rog‚rio Corrˆa, Na Garupa de Deus, que ‚ bastante simp tico … causa do motoboy, apelidado (por eles e pelos outros) de “cachorro louco”, um l£mpen da modernidade que vive no fio da navalha o tempo todo. O diretor vasculha SÆo Paulo e encontra exemplos de toda sorte da saga motoqueira.

“Nossa vida ‚ duas roda (sic), fera! 24 hora, 17 hora, ‚ duas roda!”, diz o guia de cƒmera do document rio, enquanto dirige sua motocicleta pelo meio do que os motoboys chamam de “corredor da morte”, os vÆos entre os carros numa avenida grande como a Paulista ou a Santo Amaro.  questÆo de segundos. “Se o cara abrir a porta do carro ou atravessar a pista, bau bau!!”

Publicidade

Rog‚rio Corrˆa diz que um dos fasc¡nios da motocicleta ‚ a “a adrenalina do vento no rosto e as manobras arriscadas”, entre outras coisas. “A maioria deles est  naquela idade que a pessoa acha que ‚ imortal”, diz. Ele conta que resolveu abordar o tema h  seis anos, quando o n£mero de motoboys come‡ou a aumentar vertiginosamente. “Percebi que era fruto ao mesmo tempo de desemprego formal e da loucura que ‚ o trƒnsito na cidade, constru¡da para os carros em primeiro lugar. Nada mais contemporƒneo em SÆo Paulo do que os motoboys.  uma cidade que tritura carne humana para crescer e eles sÆo a bola da vez.”

“Um idiota em cada carro” – O document rio de Caito Ortiz busca tamb‚m a raiz da questÆo. O document rio segue cinco motoboys em SÆo Paulo e ouve tamb‚m motoristas. Em um depoimento, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha critica o urbanismo voltado inteiramente para o autom¢vel, e para a sociedade que centra seu olhar no volante de um autom¢vel, “um idiota em cada carro”. Caito Ortiz tamb‚m faz algumas revela‡äes surpreendentes, como o fato de que um acidente de moto pode paralisar uma via expressa. “Outra coisa interessante ‚ que os n£meros de mortos no trƒnsito nÆo sÆo separados em carro e moto. Os fabricantes de motocicletas tentam esconder ao m ximo o dado de que motos matam dez vezes mais do que carros.”

Cinesul 2003 – Festival de Cinema e V¡deo Latino. Exibi‡Æo de Na Garupa de Deus, hoje, …s 15 h, na Sala de V¡deo. Gr tis. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua µlvares Penteado, 112, tel. 3113-3651. At‚ domingo.