Publicidade

Ao pensar em turismo no Rio de Janeiro a grande maioria das pessoas, inclusive moradores da cidade, acaba sendo remetido apenas aos tradicionais símbolos que aparecem na mídia mundial, como a estátua do Cristo Redentor ou os arcos da Lapa. Mas mal sabem o que estão perdendo, pois o Rio tem muito mais a oferecer. Que tal aproveitar as manhãs, antes de ir ao Salão Bike Show 2014, maior evento de motos do Rio de Janeiro, para passear na cidade e conhecer algumas das maravilhas ocultas? Aqui vão diversas opções para quem quiser desbravar este outro lado da “Cidade Maravilhosa”.

O Rio de Janeiro tem muitas atrações desconhecidas dos turistas

O Rio de Janeiro tem muitas atrações desconhecidas dos turistas

Cachoeira do Horto: uma opção bastante desconhecida e ideal para quem quer fugir das praias e desfrutar da natureza. Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca e acessada por trilha bastante fácil, saindo da rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico.

Publicidade

Comunidades: sempre foram alvo de muita curiosidade, especialmente por parte de turistas estrangeiros, mas agora, após a pacificação, os passeios pelas favelas cariocas se tornaram uns dos mais requisitados, permitindo conhecer de perto as ruelas, casas amontoadas, simplicidade do povo e as belas vistas do alto dos morros. Com destaque para a da Rocinha, que é a maior favela do país.

Igreja de Nossa Senhora da Penha: Construída em 1728 no ponto mais alto do bairro da Penha, no subúrbio carioca, a popularmente conhecida Igreja da Penha é famosa pelos 365 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis católicos pagam promessas, subindo de joelhos ou a pé.

Ilhas Cagarras: a apenas 5 quilômetros ao sul da praia de Ipanema, o Arquipélago das Cagarras, conhecido como Ilhas Cagarras, uma área de preservação ambiental composta por sete ilhas e rochedos. Por sua beleza e riqueza em fauna marinha, se tornou um paraíso para os mergulhadores. Existem diversas operadoras de passeios de barco para o arquipélago, tornando fácil o acesso.

Jardim Botânico: uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, exemplo da diversidade da flora nacional e estrangeira. Onde podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), ao ar livre e em estufas, distribuídas em área de 54 hectares. Contempla ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca especializada em botânica do país, com mais de 32.000 volumes. Localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona Sul.

Publicidade

Jardim Zoológico: com acervo de mais de 350 espécies em um terreno de mais 138 mil metros quadrados, o RIOZOO é uma instituição que tem como um dos principais objetivos desenvolver atividades de educação ambiental, tendo como base os animais do acervo, com foco nos peixes, répteis, aves e mamíferos. Localizado dentro da Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão.

Mirante do Dona Marta: com 362 metros de altitude, no ponto mais alto do Morro Dona Marta, um dos palcos usados nas gravações do filme Tropa de Elite, o local permite uma vista deslumbrante da zona sul da cidade.

Mosteiro de São Bento: é um histórico mosteiro e um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país. Impressiona pelo riquíssimo interior, totalmente forrado com talha dourada que vai do estilo barroco de fins do século XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII. Localizado no Morro de São Bento, no Centro.

Museu Aeroespacial: inaugurado em 1976, é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. Em seu acervo há 80 aeronaves, inclusive uma réplica exata do 14 Bis de Santos Dumont, motores, documentos, armas e objetos vinculados à história da Aeronáutica e da aviação brasileira. Ainda conta com 12 salas expositivas temáticas e um hangar de restauração. Localizado no Campo dos Afonsos.

Publicidade

Museu Histórico Nacional: com grande acervo constituído por mais de 287 mil peças sob a guarda do Ministério da Cultura, que inclui documentos, imagens, moedas, selos, móveis, armas, esculturas, pratarias etc., utilizados fonte de estudo, preservação e divulgação da história do Brasil. Localizado na Praça Marechal Âncora, ao lado da Praça XV, no centro histórico da cidade.

♫ ♪ ... O Rio de Janeiro continua lindo ... ♪ ♫

♫ ♪ ... O Rio de Janeiro continua lindo ... ♪ ♫

Museu Nacional: é um dos mais importantes museus brasileiros, sendo a primeira instituição científica do país e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Localizado dentro da Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão.

Parque Estadual da Pedra Branca e Floresta da Tijuca: são consideradas as duas maiores florestas urbanas (floresta ou fragmento situado dentro de uma zona urbana) do mundo. Ambas são gigantescas áreas de preservação ambiental, com um cenário deslumbrante de muito verde, cachoeiras, trilhas, animais, vegetação exótica e muito mais. A natureza pura  com acesso fácil e rápido para os visitantes. Localizadas, respectivamente, na zona Oeste, com diversas entradas, e zona Norte, com entrada pelo Alto da Boa Vista, na Tijuca.

Parque da Catacumba: um belo museu ao ar livre, dentro de uma pequena reserva ambiental, que exibe 32 esculturas de artistas diversos, integradas em plena harmonia com a natureza do parque, em ambiente ideal para caminhadas. Os mais aventureiros poderão ter acesso à prática de trilha, arborismo, tirolesa, rapel e escaladas. Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona Sul.

Parque Lage: é um parque público que tem uma área com mais de 52 hectares e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1957, como patrimônio histórico e cultural da cidade. Oferece aos visitantes a bela floresta, palmeiras imperiais, jardins construídos nos moldes europeus, chafariz, pontes, quiosques e gruta, por exemplo. Localizado aos pés do morro do Corcovado, na rua Jardim Botânico.

Pista Cláudio Coutinho: ao visitar o tradicional bondinho do Pão de Açúcar, não deixe de conhecer a Pista Cláudio Coutinho, que leva o nome em homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol. Uma caminhada de mais ou menos 2,5 quilômetros, ida e volta, beirando o mar, contemplando linda vista, cercada de rica fauna e flora, aos pés do Pão de Açúcar. Muito utilizada por aventureiros da escalada de montanhas com acesso às formações rochosas do entorno. Localizada na Praia Vermelha, no bairro da Urca, na zona Sul.

Praia do Abricó: que o Rio é repleto de belas praias todos sabem, mas que existe uma em especial destinada ao naturismo, prática regulamentada de nudismo, poucos imaginam. Localizada dentro do Parque Municipal de Grumari, depois da praia de Grumari, na Barra da Tijuca, zona Oeste.

Quinta da Boa Vista: no passado foi residência da família imperial brasileira e hoje é um belíssimo e grandioso parque municipal, cercado de muito verde e paisagismo de grande valor histórico. Abriga o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia e o Jardim Zoológico. Localizado no bairro de São Cristóvão, zona Norte.

Teleférico do complexo do Alemão: após a pacificação das comunidades e com a construção do teleférico do alemão, ligando os vários morros do complexo, o transporte sobre cabos, com 3,5 quilômetros de extensão, se tornou uma grande atração para turistas, permitindo um passeio aéreo por uma das maiores favelas do planeta.

Claro que, especialmente para quem não conhece, vale uma visita aos pontos turísticos tradicionais, permitindo admirar as belas vistas do alto do Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor, ou do Pão de Açúcar, se deslumbrar com a arquitetura dos arcos da Lapa, curtir as famosas praias e muito mais.

A ida ao Salão Bike Show 2014 possibilita uma oportunidade e tanto aos visitantes para aproveitarem o melhor do motociclismo nacional como os cenários mais lindos e paradisíacos do mundo, tudo em um só lugar.

Algumas atrações já confirmadas para o Bike Show 2014:
– Exposição de motocicletas
– Presença do maior triciclo do Brasil  – Rumo ao Guinness Book
– Lounge para apresentação de bandas
– Show de Freestyle com equipe Jorge Negretti
– Espaço Mulher Motociclista
– Encontro com pilotos veteranos
– Eleição Musa do Salão Bike Show
– Leilão de motocicletas
-Bike Show Center ( serviços para motocicletas)
E muito mais…